Minha coleção de HQs da Turma da Mônica chegou a ter centenas de volumes e o espaço disponível no meu quarto se tornou um problema sério. Acabei doando toda a coleção para uma escola... toda não, eu fiquei com algumas edições especiais (caramba, como me arrependo de ter dado embora a sátira da novela Roque Santeiro), OS DOZE TRABALHOS DA MÔNICA (agosto de 1991, Cr$ 400,00 😲) sempre foi uma das minhas HQs favoritas e eu fiquei com ela.
A edição começa apresentando os deuses do Olimpo. Algumas histórias foram amenizadas para o público infantil, outras não muito, alguns assassinatos ainda estão presentes. Incesto e adultério também. Nem a Disney teve essa coragem quando adaptou o Hércules.
Em seguida vem a história dos 12 trabalhos de Hércules. Ele precisa se redimir porque sua madrasta Hera o enfeitiçou e o fez matar a esposa Mégara e os filhos. Sim, isso está na HQ também.
Na trama, Mônica é filha de Hércules (e talvez de Dejanira, sua segunda esposa), ela herdou do pai sua super força... e o temperamento. Ela estava perseguindo o Cebolinha, que a xingou de dentuça, baixinha e gorducha (algo que não acontece mais nas HQs) e aí quando ela atirou o Sansão acabou acertando a cabeça da deusa Hera lá no Olimpo. Furiosa, Hera prometeu o devolver o coelhinho se a Mônica conseguir cumprir 12 trabalhos. Eles são bem parecidos com os trabalhos de Hércules, mas com personagens da Turma da Mônica na história.
Minha HQ está com as páginas beeeeeem amarelas. Só recentemente descobri que a história foi relançada, duas vezes, nas décadas seguintes. A edição de 2008 tem uma capa bonita.





Nenhum comentário:
Postar um comentário