25.1.26

✏️💬 (quadrinhos) STAR WARS, UNIÃO


Mais um casamento por aqui, e não será o último. A HQ original é de 1999, a história foi publicada no Brasil em 2005 na revista STAR WARS. Um atraso com muitos problemas...
Vamos começar por Mara Jade, uma das assassinas pessoais do Imperador. Ela migrou dos livros para as HQs, se redimiu e se apaixonou por Luke Skywalker. O casamento dos dois aconteceu em 1999, foram duas cerimônias, uma fechada no templo Jedi e outra que foi um evento público. 
Outra coisa aconteceu em 1999. O início da trilogia prequel nos cinemas. Até então, os quadrinhos tentavam sempre respeitar os filmes, e nessa nova trilogia George Lucas deu um banho de água fria nas HQs: um Jedi não pode se casar.



Tá certo que o Luke não sabe muita coisa sobre a Ordem Jedi, tirando as informações que ele encontrou em alguns livros na casa de Obi-Wan em Tatooine. Mas esse casamento no templo Jedi tem uma cerimônia toda elaborada, com cristais nas mãos dos noivos e cavaleiros Jedi levantando sabres de luz num túnel para o feliz casal. De onde veio tudo isso?
A história foi publicada em três edições da revista (edições 4, 5 e 6). No quarto volume temos o final da saga "Obsessão", que tentou dar um desfecho para Asajj Ventress, outra história que deixou o cânone por conta de futuros filmes e séries de tv. Na verdade, hoje, nenhuma HQ faz parte do cânone.
Uma coisa que sempre me incomodou nas HQs da franquia é que, não importa quem é o desenhista, ele sempre vai tentar desenhar por cima do rosto de Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford. Mara Jade, uma personagem sem atriz, é desenhada do nada e fica toda deformada quando dá um sorriso, porque ela precisa ter o mesmo estilo xerocado dos personagens famosos.




Nenhum comentário: