👉 Não levando em consideração filmes onde o mesmo dia se repete sem parar e filmes onde a viagem no tempo é um spoiler.
Começando pelos clássicos, o filme fez algumas alterações no livro de H.G. Wells. Pra começar, deram um nome para o protagonista. A máquina se tornou icônica, e ela não precisava de locomoção, ela se move apenas no tempo e não no espaço.
O último filme bom do Woody Allen? Owen Wilson passeia por Paris tarde da noite e acaba indo parar nos anos 1920, onde conhece muita gente famosa como Ernest Hemingway e Salvador Dalí. Como o cara é escritor, e roteirista, a viagem é um sonho. Mas, aos poucos, ele vai abandonando seu próprio tempo.
8ª POSIÇÃO: EM ALGUM LUGAR DO PASSADO (1980)
Às vezes, viajar no tempo não é muito complicado, auto hipnose ajuda. O que importa para esse filme é o romance. O personagem de Christopher Reeve vai até 1912 porque ele se apaixonou por uma atriz num antigo retrato. Prepare um lencinho para o final.
7ª POSIÇÃO: PEGGY SUE, SEU PASSADO A ESPERA (1986)
Filme de Francis Ford Coppola. Kathleen Turner recebeu uma indicação ao Oscar. Ela e o marido estão se separando, após desmaiar, ela acorda em 1960, no seu corpo de 18 anos. Agora ela tem uma chance de mudar sua vida. Vale a pena investir no futuro marido agora que ela sabe que o casamento vai terminar em divórcio?
6ª POSIÇÃO: OS DOZE MACACOS (1995)
Em 2035, um condenado é enviado para o passado para tentar conseguir amostras de um vírus que quase acabou com a raça humana. Ele deveria voltar para 1996, no início da pandemia, mas voltou para 1990 e acabou indo parar num hospital psiquiátrico. No final temos aquele tipo de paradoxo que se enrola sobre si mesmo.
5ª POSIÇÃO: TIMECOP (1994)
Tá na lista pela diversão. No ano de 2004 as pessoas já viajam no tempo, mas apenas para o passado porque o futuro não existe. O personagem de Jean Claude Van Dame caça criminosos na linha temporal e segue a importante regra de nunca encontrar o seu EU (porque a mesma matéria não pode ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo). Esse é o filme mais lucrativo do ator.
4ª POSIÇÃO: A GAROTA QUE CONQUISTOU O TEMPO (2006)
Makoto descobre que tem a habilidade de voltar no tempo. No começo ela se diverte, altera o passado para se dar bem, e depois descobre que acabou causando alterações catastróficas no presente. A solução é voltar e tentar de novo, e de novo e de novo, às vezes ela nem consegue descobrir em que ponto tudo começou a dar errado e aí precisa abrir mão de certas alterações egoístas.
3ª POSIÇÃO: O EXTERMINADOR DO FUTURO, O JULGAMENTO FINAL (1991)
O filme original terminou com um paradoxo de doer. Na continuação, James Cameron resolveu amarrar todas as pontas para garantir um bom futuro e fez isso de uma maneira impecável. Ele só não imaginou que roliúdi traria a franquia de volta. Como? Não importa! Eles não ligam para histórias bem escritas ...
2ª POSIÇÃO: DE VOLTA PARA O FUTURO (1985,1989,1990)
Segundo lugar? Meu namorado não vai gostar disso. Essa trilogia é mesmo perfeita, brinca bastante com viagens no tempo, teve um encerramento satisfatório e, acidentalmente, criou paradoxos que não queria criar. Até hoje as pessoas se divertem com eles, tentando explicar tudo. Meu filme favorito é o segundo, foi quando fizeram a maior confusão temporal.
1ª POSIÇÃO: PRIMER (2004)
Mas, no que diz respeito a confusões ... esse filme de baixo orçamento quer acabar com a sua sanidade. A ideia é ficar rico com o mercado de ações e evitar ao máximo alterações na linha temporal. É claro que tudo dá errado e os rapazes perdem o controle da experiência. Voltar no tempo e encarar seu EU do passado, com o conhecimento do futuro, deixa tudo pior ainda. O final dá medo.
Um comentário:
Nunca havia visto o Exterminador do Futuro como um filme de viagem no tempo, mas é.
Não conheço o primeiro colocado, porém, terei que dar razão ao Anselmo! De Volta para o Futuro é insuperável, e o meu favorito também é o segundo.
Postar um comentário