Outra coletânea de cartas, anotações e de rascunhos, unidos para contar uma história na ordem correta. Também temos lá no final enxertos e versões alternativas de um trecho dessa história. O livro começa com a criação da ilha de Númenor, a chegada dos homens e a linhagem dos Reis. Abrindo um espaço enorme para capítulos sobre a geografia da ilha, o clima, a flora e a fauna, além dos costumes dos númenórianos (gente, qual a necessidade disso?). A história começa de verdade com os Reis (25 no total), muitos viveram por 400 anos e reinaram por um pouco mais de um século apenas, era costume casar tarde e ter herdeiros, o rei decidia quando queria passar o centro. A grande maioria ganha uma página ou duas no livro, o príncipe Aldarion é o grande destaque, sua saga é bem longa. Apaixonado pelo mar, passou anos navegando, não queria ficar na ilha e ser rei, mas se apaixonou por uma mulher de vida curta, triste história.
Ao mesmo tempo, acompanhamos também os acontecimentos na Terra-Média. Sauron decide conquistar o mundo, forja os anéis de poder, tentar roubar os três anéis dos elfos, luta contra Númenor, surgem os Nazgûl, os espectros do anel.
Em Númenor, o último rei decide lutar contra os deuses e sela o destino da ilha. Mas o livro continua após a queda de Númenor. Vemos o destino dos sobreviventes, a guerra da última aliança, Sauron perdendo o anel, e depois entramos nos fatos mais marcantes da Terceira Era. A chegada dos magos, os regentes de Gondor, Sauron na floresta das trevas e Gollum encontrando o Um Anel, o restante da história você confere em "O hobbit" e em "O senhor dos Anéis". Embora tenha um mapa de Númenor no final do livro (novidade), temos muitas anotações no final de cada capítulo (eu não gosto de interromper a leitura para ir atrás disso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário