18.7.22

TOP 10 - OS MAIS ANTIGOS DA COLEÇÃO

UMA SESSÃO MÉLIÈS

Uma série de curtas do diretor George Méliès (incluindo "Viagem à Lua", de 1902), ele é o cara que percebeu que os filmes poderiam ser usados para contar histórias. E ele também criou vários efeitos especiais. O curta mais antigo do dvd é de 1898.


COLEÇÃO CHARLIE CHAPLIN 

Uma série de curtas lançados a partir de 1914. Tentei comprar todos os volumes mas nem sempre os dvds apareciam na banca de jornal aqui do bairro.


FESTIVAL O GORDO E O MAGRO

Outra coleção de dvds de banca de jornal. "Grátis" com uma revista de 4 páginas.


NOSFERATU

Filme de 1922. Uma adaptação não autorizada do livro Drácula. Apesar de trazer algumas alterações em relação ao livro, a família do escritor ganhou o processo e as cópias do filme foram destruídas. Que bom que algumas sobreviveram.


O GAROTO

Clássico de 1921, um dos filmes mais comoventes de Charlie Chaplin. O garoto do filme cresceu, virou o tio Chico (ou Fester, se preferir) da família Addams nos anos 60 e faleceu em 1984.


O MUNDO PERDIDO 

Adaptação do livro de Arthur Conan Doyle (o criador de Sherlock Holmes). No filme de 1925, ingleses fazem uma expedição até a misteriosa América Latina e encontram um mundo cheio de dinossauros. Eles levam um deles até Londres, o bicho se solta e causa a maior confusão na cidade.


METRÓPOLIS 

Filme de 1926, já apareceu nessa minha série de postagens, é um filme com um futuro distópico. Alguém se lembra do anime de 2001?


LUZES DA CIDADE

Esse é o meu filme favorito do Chaplin, tem um final absurdamente bonito. No mesmo ano, 1931, tivemos Frankenstein e, finalmente, o verdadeiro Drácula. 


MONSTROS 

É o polêmico Freaks de 1932, um filme sobre aberrações de circo com "aberrações" de verdade.  Na trama, a trapezista e seu amante, o homem fortão, tentam dar o golpe do baú em um anão.  Os "monstros" são os mocinhos do filme. No mesmo ano tivemos a Múmia e Grande Hotel (vixi, é o único filme da Greta Garbo que tenho na coleção ...).


OS TRÊS PATETAS

Outra coletânea de curtas, mas só comprei o volume 1. No mesmo ano, 1933, vimos a resposta norte-americana ao Mundo perdido, eles colocaram um gorila enorme no filme e o chamaram de King Kong (preciso comprar outro dvd ou um blu-ray, as legendas estão uma droga).
 

Um comentário:

Viviane disse...

Ótima postagem!