13.7.22

TOP 10 - A FRANÇA NA COLEÇÃO

O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN

Já é cult. Amelie ajuda uma pessoa, se sente bem com isso, e resolve ajudar a todos ao seu redor, sem que ninguém perceba, mas ela quase enlouquece o pai (rs). Ela também sabe quantas pessoas estão tendo um orgasmo neste momento. 

Mais Audrey Tautou na coleção: "Coco antes de Chanel", "Uma doce mentira", "Amar não tem preço". 


AS DIABÓLICAS 

Para se livrar do marido cretino, Christina pede a ajuda de Nicole, a amante dele. O plano dá certo, elas matam o cara, mas parece que ele não morreu de verdade. Tem uma reviravolta absurda antes do final, e o final também vai mexer com você. Parece Hitchcock mas não é. 

Outros clássicos na coleção: "Jules e Jim", "Viagem à lua", "Paixão selvagem", "A bela da tarde".



LONGAS ANIMADOS DO ASTERIX

Meu herói de HQ favorito. É uma pena que meus dois filmes favoritos ("A surpresa de César" e "Entre os bretões") não ganharam dvd br, ainda estou com os VHSs. Também não tenho o longa mais recente ("o segredo da poção mágica"), não é uma aventura memorável mas eu gostaria de encontrar o dvd pra fechar a coleção. 

Outras animações: "Um gato em Paris", "Planeta fantástico".


AS BICICLETAS DE BELLEVILLE

Indicado para dois Oscars, canção e filme animado (perdeu para Procurando Nemo), aqui vemos uma mãe que faz tudo pelo filho ciclista. Ela o ajuda durante o Tour da França e depois, quando o rapaz é sequestrado, ela atravessa o mar atrás dele. Diálogos? Nem precisa. 

Outro filme silencioso: "A guerra do fogo". 


IMENSIDÃO AZUL

Dois amigos de infância se reencontram na vida adulta e disputam para ver quem é o melhor mergulhador. É do diretor Luc Besson, antes do cara ser comprado por Hollywood. 

Outro filme gostoso de assistir: "Minhas tardes com Margueritte".



MINHA VIDA EM COR DE ROSA

Ludo tem sete anos e se vê como uma menina. Seus pais não entendem, mas sua amiga imaginária (uma boneca tipo Barbie) está sempre lhe dando apoio e amor. Filme de 1997 muito à frente de seu tempo.

Outros temáticos franceses na coleção: "O tempo que resta", "Tomboy", "As amizades particulares", "Um estranho no lago", "Babylove", "O closet".



O MÁGICO 

Do mesmo estúdio das bicicletas de Belleville. Nenhum diálogo, uma bela história de amizade. Foi indicado para um Oscar, perdeu para Toy Story 3 (ah, colé?).



PERSÉPOLIS 

O filme é legal, a HQ, baseada numa história real, é incrível. Outra animação memorável que perdeu um Oscar pra Disney barra Pixar. Um ratinho cozinheiro é bonitinho, mas caramba ...



QUE MAL FIZ EU A DEUS?

Um casal católico enlouquece sempre que uma das filhas se casa. Eles têm agora um genro judeu, um muçulmano e um chinês. A filha mais nova vai se casar com um homem negro, e a família dele está vindo da África. O pai do rapaz é tão rabugento quanto o pai das moças, mas todo mundo aprende uma valiosa lição no final. Foi um sucesso tremendo de bilheteria no país. 

Proibido no Brasil: "Je vous salve, Marie".


A TRILOGIA DAS CORES

E fechamos com "A liberdade é azul", "A igualdade é branca" e "A fraternidade é vermelha". Três filmes com histórias diferentes e com atores diferentes, mas todos se cruzam de uma maneira sensacional no final do último filme.

Procurando desesperadamente por: "A noite devorou o mundo".

2 comentários:

Anônimo disse...


Te indico o filme A Velha Casa Assombrada de
1963 (eu coloquei o link abaixo da versão colorida mas você encontra o filme em preto em branco no youtube também) que é um remake do versão original de 1932 mas sem aquele subtexto gay do James Whale. Eles traduziram aqui no Brasil como "Casa Sinistra" ... 😐 😕🤨🧐🤔😑 Brasil, vai entender


https://m.youtube.com/watch?v=GWRMUCY7xEQ

Raul disse...

A trilogia das cores é fantástica!
E Minha vida em cor de rosa também vi no cinema. Algo muito, mas muito além do seu tempo!
A boneca é o máximo!