6.8.20

DISNEY ANIMATION STUDIOS - PERÍODO DE GUERRA (1942-1949)

Chegou a Segunda Guerra Mundial. O estúdio foi recrutado pelo governo para criar animações patrióticas, surgiram muitos curtas que usaram a guerra como tema. Na tela grande pintaram seis filmes que na verdade são coletâneas de curtas animados. Esses filmes atrasaram as produções de longas animados como Peter Pan e Alice. Em tempos de guerra, contos de fadas não seriam bem vindos. Os filmes desta década sombria não foram um sucesso de bilheteria. No Brasil eles foram desmembrados e exibidos na tv aberta.


ALÔ, AMIGOS (1942)
Temos o Pato Donald na América latina. Ele encontra o Zé Carioca e aí vemos um musical muito legal ao som de ''Aquarela do Brasil''. Em outro curta o Pateta está nos pampas vivendo como um gaúcho.


VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? (1944)
Donald, Zé Carioca e o galo Panchito são os 3 caballeros. E a capital da ''Baia'' é ''São Salvador'', tá certo isso? Vemos cenas em live action com Carmen Molina (espera, quem?), o que o México tá fazendo aqui?

 

MÚSICA, MAESTRO! (1946)
Esse filme segue o estilo de ''Fantasia''. Muitas histórias, uma bela animação e muita música ao fundo. Pedro e o lobo, a baleia cantora, instrumentos musicais que dançam, tem de tudo.


COMO É BOM SE DIVERTIR (1947)
São apenas dois curtas desta vez. No primeiro temos o urso Bongo, um urso que passou a vida toda no circo. Quando ele vai parar no meio da natureza, não sabe como se comportar como um urso de verdade. Rapaz, isso envelheceu mal. Para conquistar uma companheira, um urso precisar dar um tapa na cara dela. O outro curta se tornou memorável, é quase um filme. Mickey, Donald e Pateta sobem no pé de feijão e enfrentam um gigante para salvar a harpa mágica. Faltou um final melhor.
 


MELODIA (1948)
Donald e Zé Carioca se encontram novamente e temos cenas em live action com a cantora Ethel Smith. Meu curta favorito é o do cowboy que consegue laçar qualquer coisa. Mas ele não consegue salvar sua namorada no final e ela acaba indo parar na Lua, clássicão.


AS AVENTURAS DE ICHABOD E SR SAPO (1949)
Dois mini filmes com belas animações, o melhor filme da safra. Tem uma adaptação do livro ''O vento nos salgueiros'' com animais falantes e o conto do cavaleiro sem cabeça. Esse último tem um final em aberto, o que aconteceu com o personagem principal? Ele morreu? Pobre Ichabod.


Continua.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo "Os quindim de Iaiá" hahah

Kayo Ewing disse...

Nossa passei tanta raiva tentando achar esses pra baixar na net, quase desisti da maratona rs