Eu não chegay a ver todos os vencedores do Oscar, de 1929 pra cá. Muitos filmes eu nunca encontrei por aí. No espaço entre 1929 e 1989, tenho 27 filmes na coleção. Na década de 90 a coleção está completa, é muito mais fácil encontrar filmes recentes. Mas o que aconteceu na virada do século?
OSCAR 2001
"Uma mente brilhante" é aquele tipo de biografia que varreu todas as sujeiras para debaixo do tapete e aí ficamos com um filme todo educadinho. Além de levar o Oscar principal, o filme também levou o prêmio de roteiro adaptado (??!!??). Ouvi dizer que "Um completo desconhecido" fez a mesma coisa com a história de Bob Dylan. Não comprei o filme, meu favorito naquele ano era "Moulin Rouge".
OSCAR 2008
Eu achei "Quem quer ser um milionário" um filme legal, quase me fez vomitar em um determinado momento, mas foi legal. Nunca senti vontade de rever, meu favorito naquele ano era "O curioso caso de Benjamin Button", era diferentão, meio Forrest Gump, tinha cheiro de Oscar.
OSCAR 2012
Eu gostei do filme do Ben Affleck, mas não achei "Argo" memorável. Entre os indicados, se destacava bastante "Indomável sonhadora", torci por ele, amo esse filme até hoje.
OSCAR 2013
É... "12 anos de escravidão" é puro Oscar, foi bem merecido. Mas acho o filme pesado demais para revê-lo. Curti muito os outros indicados, tenho "Clube de compras Dallas", "Gravidade" e "Ela". Gostei muito de "Philomena", só não revejo porque vou chorar de novo.
OSCAR 2015
A Academia meteu alguns filmes populares na lista para ganhar audiência. Eles nunca dão prêmios para ficção científica ou terror, quais eram as chances reais de filmes como "Mad Max, estrada da fúria" e "Perdido em Marte"? Eles acabaram premiando um filme sério (por falta de opção? "O regresso" tinha mais chances), dramas são os grandes favoritos. "Spotlight" trazia um tema pesado, não foi um filme muito popular e deveria ser visto por mais pessoas. Ele ganhou o Oscar e foi logo esquecido.
OSCAR 2016
Como outros filmes desta lista, "Moonlight" também é um drama leve, e não é um filme revolucionário. Eu não acho que merecia o Oscar principal, mas, entre os indicados daquele ano, eu não tinha nenhum favorito. Talvez "Manchester à beira-mar", sei lá. Fiquei feliz por "La La Land" não ter vencido. Eu gostei de "Moonlight" mas o filme nunca ganhou uma mídia física bê erre.
OSCAR 2018
O grande favorito daquele ano era "Roma". O filme de Alfonso Cuarón ganhou três prêmios, incluindo direção e filme estrangeiro. A Academia se renderia e daria o prêmio máximo para a Netflix? Não. O vencedor foi o apagado "Green book". Apesar de tratar de temas como racismo e homofobia, o filme é insuportavelmente leve, faltou coragem.
OSCAR 2019
"Parasita" ganhou o Oscar de melhor filme e também o de filme estrangeiro. Eu gostei dele, mas não do desfecho sangrento que surgiu sem nenhum aviso. A lista dos indicados tinha ótimos filmes como "Jojo Rabbit" e "Coringa". Meu favorito naquele ano era "1917".
OSCAR 2020
Outro drama bem leve, um filme gostoso de assistir, porém, "Nomadland" não se destacava na lista. "Os sete de Chicago" era quase uma comédia acidental, "O som do silêncio" era uma pequena obra de arte. "Meu pai" e "Minari" também mereciam o prêmio.
OSCAR 2021
Eu achei "No ritmo do coração" emocionante, ainda procuro pelo filme original de 2014 (filme francês ignorado pelo Oscar). Mas se trata de outra sessão da tarde. Eu achei "Belfast" melhorzinho. "Ataque dos cães" era o favorito com 12 indicações, eu gostei muito do filme, mas ele levou apenas o prêmio de melhor diretora. Nada de Melhor filme, nem mesmo uma estatueta para o Benedict Cumberbatch (Will Smith? A Academia se arrepende disso até hoje).
OSCAR 2023
Eu detestei "Oppenheimer", um filme com um ritmo muito lento, cheio de cenas inúteis, e com uma montagem exaustiva que trazia tomadas que não duravam nem 30 segundos. Entre os indicados, um filme que se destacou para mim foi "Ficção americana". "Pobres criaturas" pode ser salvo se você cortar toda a putaria (tenho pena de quem assistiu ao lado da mãe), "Zona de interesse" também valeu a pena.
OSCAR 2024
Dos indicados para melhor filme deste ano, me faltam 3, mas eu já disse aqui que eu acho difícil acreditar que eles vão conseguir superar "O Brutalista". Até o momento é o meu filme favorito na disputa. Mas não é um filme que você vai querer rever tão cedo. No que diz respeito à mídia física entre os indicados, eu pretendo procurar apenas por "Wicked" e "A Substância".
Nenhum comentário:
Postar um comentário