7.1.24

📽 em cartaz - WISH


A sala tava lotada, eu não esperava por isso. Quem é que leva criança pra uma sessão noturna? Na saída uma garotinha espirrou no meu pescoço (grrrr). Filme da Disney que celebra os cem anos do estúdio, chegando ao Brasil com um certo atraso, ele já se tornou uma das piores bilheterias da Disney em 2023. Ele lembra bastante "A princesa e o sapo" porque tenta resgatar antigas fórmulas de sucesso forçadamente. Ele não tem canções memoráveis, muitas delas foram encaixadas no filme em momentos nada a ver, atrapalhando o ritmo ao invés de ajudar na trama. E temos os easter eggs, Branca de neve, Cinderela, A bela adormecida, A pequena sereia, você encontra de tudo. Mas essa homenagem foi um tiro no pé. Como o filme não tem uma boa história, só nos resta um festival de clichês. 
 


Asha vive no reino de Rosas, fundado pelo rei Magnifico. O cara pega os desejos das pessoas, coloca todos eles numa torre e, de tempos em tempos, ele escolhe um e o realiza numa cerimônia pública. A garota é sua nova aprendiz. E ela descobre que o rei não é um bom sujeito. "Acidentalmente", ela faz um pedido para uma estrela e ... é sério, o filme deixa de explicar muita coisa, as regras mágicas são confusas porque acho que elas não existem, é como a Tiana virando um sapo ou a canção de rejuvenescimento de mãe Gothel. Há muitos furos. O vilão tem um passado trágico, que é pouco explorado, e sem uma redenção aquilo fica sem sentido. O filme perdeu uma boa chance aqui, ele deveria ter assumido (abertamente) que se trata de um filme de origem de uma personagem clássica da Disney. Isso mudaria sua cara completamente.
Nos créditos finais, vemos todas as animações do estúdio, de "Branca de neve" a "Mundo estranho". Bom, quase todas. Filmes no estilo "Como é bom se divertir" e "Você já foi à Bahia" ficaram de fora. E também "A família do futuro" por algum motivo. Pra mim, o imperdoável foi dar pela falta de dois filmes que eu amo, "Bernardo e Bianca" e "O caldeirão mágico". Que raiva.


FICHA TÉCNICA 

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2023
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 35min
DIRETORES: Chris Buck e Fawn Veerasunthorn
ELENCO DE VOZES: Ariana DeBose, Chris Pine, Alan Tudyk, Angelique Cabral, Victor Garber e Evan Peters.
ESTREIA BR: 4 de janeiro de 2024




Um comentário:

Gilberto disse...

2023 não foi um bom ano pra Disney