14.11.21

PÁGINAS DO PASSADO

No final de 2001, a editora Camargo & Moraes lançou uma série de revistas para os fãs de Tolkien, também servia para apresentar o universo da Terra-média para os leigos, faltavam dois meses para a estreia de "O senhor dos anéis, a sociedade do Anel" no Brasil. Não sei se a revista durou até a estreia do segundo filme. Fazendo uma limpeza na casa encontrei os quatro primeiros volumes, acho que só comprei esses, ou, só existem esses (R$ 4,90 era muito caro).


O que eu mais gostava nas revistas eram os desenhos, daqueles caras que eram pintores "oficiais" de Tolkien, os artistas favoritos dos leitores. Muitas dessas pinturas serviram de inspiração para Peter Jackson. As revistas contam a história do escritor, a biografia dos personagens, tudo sobre os povos, as guerras, os mitos, os idiomas, os artefatos de poder ... e, o que sabemos até o momento sobre o filme que tá chegando.


Mini posters no centro de algumas edições.


Cacarecos, o filme ainda não estreou e já tá cheio de merchandising no pedaço. Tem uma réplica do Um Anel feita em ouro (8 quilates) e um aparelho de vídeo cassete, e também um de DVD, com caixa personalizada e mimos lá dentro.


Ficha técnica dos atores que vão estar no filme.


Quer jogar RPG? A revista gastou um monte de páginas com isso, nos volumes 3 e 4, um porre.


O filme finalmente chegou. Na edição número 4, vemos vários erros listados. Até hoje estou procurando pelo tal carro que passa ao fundo quando Frodo e Sam se aproximam do espantalho. Eu acho que teria sido mais legal fazer comparações com o livro, a crítica, na edição anterior, deixou isso de fora (e ofendeu bastante o filme).


Aprendendo a gramática da Terra-média. Ma tulilyë sinome rimbavë?


O que esperar do segundo filme agora que o primeiro foi indicado para 13 Oscars. O DVD do filme chega em agosto, e também a versão do diretor, mas os brasileiros ainda não sabem que vão ficar na mão. Nessas quatro edições temos contos resumidos, a história da Terra-média, fã clubes, sites, brinquedos, animações, é impossível a revista ficar sem assunto, não vejo explicações para gastarem mais de trinta páginas com um RPG. OK, Tolkien é o pai do RPG, mas eu queria ler mais sobre a Terra-média, na época eu só tinha três livros.
 

Nenhum comentário: