12.6.20

DC COMICS AQUI EM CASA


Eu passei umas duas décadas colecionando HQs da Marvel. A DC Comics eu só conhecia pela TV e pelos filmes. Mas conheci os Super amigos antes dos X-men. Sempre mantive um olho na DC, comprei algumas edições especiais (mundialmente famosas). Quando fiquei sem grana e sem espaço (toda coleção termina assim) 90% das HQs da Marvel foram embora (tudo bem, Grant Morrison tava estragando os x-men mesmo), e eu fiquei com os especiais da Marvel e da DC. Quando juntei as HQs da DC pra fazer esse post, percebi que ... wow, só tenho Batman e Mulher Maravilha? Achei que encontraria mais diversidade.


Ah, o classicão (1986). Já ganhou dois longas animados. HQs deixaram de ser consideradas "coisas de criança" após o Cavaleiro das trevas, de Frank Miller. Minhas edições são recentes (2002), eu ia comprar uma edição encadernada mas a horrível "parte 2" fazia parte do pacote (história idiota, desenhos ruins).


Eu ainda tenho o casamento do Homem Aranha em casa (1987, 1991 no Brasil). O gibi está em ótimas condições. Mas o casamento do Superman ... Papel branco, efeitos metálicos. Vinte e dois anos depois, a capa ficou feia. Me lembro que o casamento foi feito às pressas pela editora. Lois descobriu que Clark era o Superman e terminou o noivado. As vendas da HQ despencaram. Tudo se resolveu em poucas páginas e o casamento aconteceu logo em seguida.


Eu adoro Reino do amanhã e a arte realista do Alex Ross. Tenho uma edição encadernada de 2004. São mais de 200 páginas, com extras no final e muitos easter eggs espalhados. Na época comprei uma Wizard (importada) que revelava a localização de cada segredo.


A bíblia dos quadrinhos. Meu Watchmen é um tijolo com mais de 400 páginas e muitos extras. Foi lançado em 2009 junto com o filme.


A piada mortal, edição especial de luxo, de Alan Moore. Capa dura, poucas páginas. Além da história principal, veio também a primeira aparição do Coringa, publicada em Batman #1 de 1940. Já ganhou um longa animado, mas mudaram algumas coisas (e fizeram a Batgirl seduzir o Batman, eca).


Inimigos publicos ganhou uma animação em 2009, adoro rever o dvd. A história, de 2003, ganhou essa edição luxuosa em 2015 (volume 5 da coleção Graphic Novels). Ao contrário da HQ acima, a versão animada é mais legal que a versão em quadrinhos.


Alex Ross novamente, formato gigante (36x25cm). Mulher Maravilha, o espírito da verdade, e, LJA, liberdade e justiça. Os desenhos são lindos. As histórias ... apenas mé. Pisou na bola, Paul Dini.


Alan Moore novamente. HQ memorável. Também adoro o filme. Edição de 2012, mais de 300 páginas e muitos extras.


Quando o universo DC foi reformulado, George Pérez pegou a Mulher Maravilha em 1987 e criou uma nova história de origem. Começando com a criação das Amazonas, pelas mãos das deusas do Olimpo. Elas foram abusadas por Hércules e seus homens, então, abandonaram a humanidade e passaram a viver numa ilha escondida. Lá, nasceu Diana, do barro. Os desenhos são incríveis, com uma riqueza de detalhes. Teve 4 volumes com mais de 150 páginas cada um, todos lançados em 2017, juntos com o filme.


Encadernação da fase Os Novos 52, com Diana como filha de Zeus (o cara que queria dormir com ela nas HQs acima). Quatro volumes de capa dura. Eu não curti muito os desenhos, mas gostei da interação com os deuses do Olimpo, seus aspectos são estranhos e bem originais. Diana precisa proteger uma humana, engravidada por Zeus, da fúria de Hera. Tenho 4 volumes, não sei se um quinto foi lançado.


Esse é bem recente. Papel especial, bela publicação. Faz uso de um estilo "cinematográfico" que eu vi nascer na Marvel com Alias. Curti os desenhos, os homens estão bonitões. A série fala sobre um lugar secreto onde os heróis fazem terapia, quando a pressão do ofício se torna insuportável. Acontece um massacre no local. O Gladiador Dourado vê a Arlequina matando outros heróis. Mas ela conta que viu o Gladiador fazendo a mesma coisa. A explicação para o mistério envolve viagens no tempo, fica meio confuso lá no final.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Batman vs Superman do Snyder deveria ter sido Inimigos públicos. Teria sido bem mais legal

Anônimo disse...

Eu gosto mundo da HQ do Coringa. Ele está saindo do Arkhan e descobre que Gothan foi tomada pelos outros vilões e ele quer recuperar tudo de volta. Essa é foda