8.7.25

📒 20 ANOS NA ESTRADA


Argh, hoje eu odeio essa capa, colei um monte de bobagens nela ao longo dos anos. Não me lembro mais onde eu costumava catalogar os filmes da coleção quando comecei com os DVDs. Só sei que fiquei sem espaço e resolvi comprar um caderno maior em 2005. É um caderno de dez matérias, então separei os filmes por gênero:

1 Ação e aventura, fantasia e artes marciais 
2 Drama
3 Comédia e Animação Clássica 
4 Romance/Comédia romântica e Animação em CGI 
5 Suspense e Terror
6 Ficção científica 
7 Clássicos (de 1898 até o final dos anos 1960) e Épicos 
8 Variados: Animação stop motion, Musicais, Policiais, Guerra, Western
9 Minissérie, Seriados de tv, DVDs musicais (com clips e shows)
10 Documentários

 

Eu escrevo o ano de produção antes do título do filme, nas estantes todos estão guardados pelo ano de produção. Consigo encontrar qualquer coisa, mais rapidamente, dessa maneira. Para arrumar mais espaço, quando uma franquia vira trilogia eu retiro os três filmes e os guardo em outro lugar, designado para "Coleções". Com o tempo fui ficando sem espaço novamente, agora coloco os repetidos (filmes com mais de uma cópia, dvd ou blu ou 4K) em cima dos outros. 



Mas essa postagem é sobre o meu velho caderno, que eu estou usando até hoje. Ele também ficou sem espaço e a culpa é toda minha. Na época, eu coloquei as animações em 3D no final de uma matéria. Eu pensei: essas animações são caras, a Pixar lança uma a cada dois anos e olha lá, não preciso de muito espaço no caderno. Agora todas as páginas estão ocupadas. Logo terei que seguir na direção contrária até esbarrar no último dos Romances.


Parece que, quando comecei a escrever nesse caderno, muitas séries de tv já estavam completas em dvd em 2005. Oito delas aparecem em sequência com a coleção completa. Depois disso, reina o caos.


Ainda tenho no plástico, na primeira página, uma folha com todos os filmes de James Bond em ordem cronológica. Segundo a quinta página, eu comprei 19 deles em sequência, "O mundo não é o bastante" eu já tinha na coleção. 



Que ideia foi essa de colocar os Épicos com numerais romanos? Em MMVI Zack Snyder lançou o filme CCC, escrevi MMVII por engano, hoje uso o IMDB pra checar todas as datas. 



Lá no final, o total de filmes. Quando comecei a escrever nesse caderno eu tinha 597 filmes. O blog surgiu quando a coleção estava perto dos 900. Hoje tenho 2515, e outros cinco que ainda preciso assistir antes de catalogar e guardar, opa, Sonic virou trilogia.
Na última capa, o Hall of fame (ignorando os filmes em vhs que eu tinha em casa, só anotei DVDs mesmo), os primeiros três discos eu comprei antes de conseguir juntar dinheiro para comprar o meu primeiro player:

1º X-men (2000)
2º Titan A.E. (2000)
3º O passageiro do futuro (1992)
4º e 5º As Panteras, Gladiador (2000)
100º Tomb Raider (2001)
666º A Profecia (1976), (como planejado desde o começo 🙄)
1000º Wall-e (2008)
1500º A mentira (2010)
2000º Vingadores, a Era de Ultron (2015)
2500º Meninas malvadas (2004)

Dá vontade de passar tudo isso pra um caderno novo, mas sinto uma preguiça...

7 comentários:

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

Alessandro Skywalker, profissional!!!

carlos disse...

Muita dedicação e disciplina!!!!

Raul disse...

Realmente muito dedicado e organizado! Mas já pensou em escanear com a função de reconhecimento de texto? Teria um arquivo eletrônico. Ou usar a função ditado no computador ou celular. :-)

Gilberto Abreu disse...

Eu anotava todos os filmes que assistia em uma agenda, depois passei para uma planilha do Excel, bem mais organizado. Hoje tem listas no IMDb, é muito mais fácil e organizado, sem falar que tem mais informações como o diretor, minha nota, entre outras. Mas bem legal seu registro

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Caneta e papel pra sempre. Há 15 anos me recomendaram um programa que serviria para arquivar essas informações online, ele não existe mais.

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

Essa é a melhor escolha, Alessandro! Exercita as sinapses cerebrais (pela psicomotricidade manual), não gasta energia, não polui, mostra um pouco de você pela caligrafia, além, é claro, de ter um sabor de "diário". Você é disciplinado!

Anônimo disse...

Excell. Pronto falei