24.7.25

💿 blu-ray - EM BUSCA DO VALE ENCANTADO


Eu tenho muito carinho por esse filme. Eu estava sempre alugando o vhs, a locadora só tinha uma cópia legendada (por algum motivo). Dirigido por Don Bluth, e produzido por George Lucas e Steven Spielberg, esse filme de 1988 apostou no realismo levando em conta as descobertas mais recentes a respeito dos dinossauros. Logo, pela primeira vez na história do cinema, temos animais que não arrastam a cauda no chão. Alguns deles estão deslocados no tempo e na geografia, mas eu nunca ligay pra isso.
O rei leão ainda não existia, a morte que vemos no filme mexeu comigo muito mais que a morte da mãe do Bambi, que nunca me emocionou por ser super moderada. O filme de 1988 ainda me traz lágrimas aos olhos. E ainda temos uma bela canção de Diana Ross e uma trilha épica de James Horner.


O VHS, O DVD, O BLU-RAY , falta o CD

Quando finalmente vi o filme dublado pela primeira vez, fiquei meio chateado. O "Grande Vale" virou "Vale Encantado" (aff). Eles respeitaram o nome das espécies, mas entre os "Pescoçudos" e os "Voadores", o "Dentes Afiados" virou "Tiranossauro" e isso não faz sentido. E o Littlefoot ainda é Littlefoot, hein?
Spielberg achou o filme tão assustador e violento, para crianças, que acabou obrigando o diretor a cortar muita coisa. E foi muita coisa mesmo, a versão de cinema tem apenas 60 minutos. O blu-ray, fabricado no México, tem região livre e traz a dublagem bê erre. Pena que não há extras no disco.
Esse filme merecia uma versão em CGI para tirar o gosto ruim do "Dinossauro" da Disney, uma cópia descarada e bem inferior lançada em 2000. 




Nenhum comentário: