26.2.24

📽 em cartaz - O MENINO E A GARÇA (2023)

Finalmente em cartaz no Brasil. Difícil de acreditar que ainda fazem a maior novela quando um animê pinta na tela grande, é mais fácil quando você mora na capital e rolam até festivais de cinema, mas no interior é sempre complicado. Eu não vejo um Ghibli num cinema desde Ponyo, os filmes seguintes eu só vi após comprar o dvd. E estamos na semana do cinema, ingressos a 12 reais, logo, como acontece todo ano, a Cinépolis aqui jogou todos os filmes da semana na sala vip, deixando apenas os menos procurados na promoção dos 12 mangos. Por sorte, em outro xópim, encontrei o filme na promoção e a sala tava com a lotação máxima. 


SEM PRESSA

Após perder a mãe num incêndio, um menino e seu pai se mudam para uma área rural onde o pai já tem uma esposa grávida esperando por ele (vi que o filme não explica muita coisa, mas caramba). Nos arredores da casa há uma floresta e dentro dela há uma construção abandonada. Seguindo uma garça esquisita, o garoto descobre o local, ele entra e vai parar em outro mundo. Vemos muitas coisas estranhas, o filme não vai explicar todas as regras, já me acostumei com animês desse tipo, mas o maior problema mesmo é o ritmo da história. E sem trilha musical em muitos momentos, o filme fica até sonolento. 
A trama me lembrou um pouco "O pássaro azul" de Shirley Temple, e vi algumas homenagens à Branca de neve da Disney. Não é um dos melhores filmes do estúdio (Oscar? Ainda torço por Nimona), mas os minutos finais salvam a produção (eu tiraria uns trinta minutos do primeiro ato, aí ficaria perfeito).


FICHA TÉCNICA 

TÍTULO ORIGINAL: kimitachi wa dô ikiru ka 
ANO: 2023
PAÍS: japão 
DURAÇÃO: 2h 4min
DIRETOR: Hayao Miyazaki (o castelo animado, a viagem de Chihiro, a princesa Mononoke, meu amigo Totoro).
ELENCO DE VOZES: Soma Santoki, Kô Shibasaki, Aimyon, Masaki Suda e Yoshino Kimura.
ESTREIA BR: 22 de fevereiro de 2024




Nenhum comentário: