O PRIMEIRO TERROR
Georges Méliès foi o cara que percebeu que o cinema poderia ser usado para contar histórias, como o teatro, e ele também inventou os efeitos especiais. "A mansão do diabo" é de 1896, sem diálogos ou intertítulos é meio difícil entender a trama, mas vemos um "diabo" atormentando um sujeito. Ele faz coisas aparecerem e desaparecerem, uma linda mulher, um grupo de fantasmas ou algo parecido, e no final o homem o coloca para correr quando encontra uma enorme cruz de madeira.
O PRIMEIRO FAROESTE
"Sequestrado por índios" é um filme britânico de 1899. Um cowboy e uma mulher são cercados por índios que começam a colocar fogo na barraca deles. Todo mundo têm uma arma, a todo momento alguém está atirando em alguém, a curta distância, e ninguém é atingido, nenhum ator vai pro chão. Parecem crianças brincando de bang bang...
A PRIMEIRA COMÉDIA
"O regador regado", de 1895, foi dirigido por Louis Lumière (ele e o irmão são os criadores do cinema). Aqui temos um jardineiro com uma mangueira, um menino pisa nela, o jardineiro coloca o olho dentro da mangueira para ver para onde foi a água e toma um banho. Sim, essa piada tem mais de cem anos. O jardineiro consegue pegar o garoto e lhe dá umas palmadas na bunda.
O PRIMEIRO FILME DE GUERRA
Outro filme de Méliès, de 1898. "Batalha naval na Grécia" parece uma preparação para "Viagem à Lua", porque usa cenários em 2D que são interativos. Um navio de guerra é bombardeado e um dos marinheiros morre. E fim. Hoje chamamos de curta metragem, na época era "Filme", mesmo com dois minutos de duração.
O PRIMEIRO FILME DE FICÇÃO
O filme mais famoso de Méliès. "Viagem à Lua" de 1902 é a mãe do cinema sci-fi. O único filme desta lista que eu tenho em dvd na coleção. Depois que os personagens pisam na Lua, e encontram seus habitantes, o filme fica meio confuso.
"Fantasmagorie" é de 1908, tem um traço bem simplório mas os movimentos são bem suaves. Começa com um homem que não consegue ver um filme, ou peça de teatro, porque tem uma mulher na frente dele usando um enorme chapéu. Depois acompanhamos um palhaço que faz várias coisas malucas no estilo "Dumbo bêbado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário