O quê? Oki essa coisa tá fazendo aqui? Tirando o lugar de filmes como "Os Fabelmans", "Cavalo de Guerra" e "Munique"? Bom, Hook tem seus méritos. Foi uma produção caríssima, o navio do capitão Gancho foi construído em escala real e custou uma fortuna, temos Dustin Hoffman roubando o filme (e Maggie Smith como Wendy) e nessa época Spielberg ainda sabia como dirigir crianças (em "Guerra dos mundos", 2005, elas são insuportáveis). Apesar de gostar muito do Robin Williams e da Julia Roberts, eles são a pior coisa no filme. Robin, todo depilado, está ridículo como Peter Pan. E Julia como Sininho ganhou os piores diálogos.
JURASSIC PARK E MUNDO PERDIDO (1993-1997)
Filme que tirou o E.T. do topo das bilheterias. Eu tenho parte na culpa, vi o filme 17 vezes quando estreou. Vencedor de três Oscars técnicos, JP trouxe efeitos especiais revolucionários e foi o primeiro a fazer uso da tecnologia DTS. O segundo filme não tem a mesma magia do primeiro, investiu mais na ação (e não decepciona) e está aqui como menção honrosa porque, para alguns, o filme arruinou o personagem de Jeff Goldblum.
Finalmente veio o reconhecimento da Academia. Indicado para 12 Oscars, esse pseudo documentário ganhou 7 prêmios, incluindo Melhor filme e diretor. Dizem que o filme atropela a história real em alguns momentos. Ele chegou a ser banido em alguns países por conta de cenas com nudez e violência, mas também foi banido por ser simpatizante com judeus e por colocar os alemães nazistas como vilões... é sério.
Mais uma vez temos uma dobradinha no mesmo ano, um filme sério e outro com dinossauros. Amistad foi baseado numa história real, escravos se revoltam e tomam um navio, mas são capturados pelos norte-americanos. Aí começa uma batalha no tribunal que vai decidir se essas pessoas deveriam ser propriedade de alguém. O Oscar ignorou o Morgan Freeman e o Djimon Hounsou, apenas Anthony Hopkins ganhou uma indicação.
Ah, o famoso Oscar roubado de 1999. Este filme recebeu 11 indicações, incluindo Melhor filme. Ganhou em 5 categorias, incluindo Melhor diretor. Do mesmo jeito que Cate Blanchett deveria ter levado o Oscar de melhor atriz (treta), "Soldado Ryan" merecia o prêmio de melhor filme. "Shakespeare apaixonado" é bonitinho mas faça-me o favor. "Soldado Ryan" é um filme incrível e tem efeitos especiais (vencedores do Oscar) que você nem sequer enxerga.
Baseado num conto de Philip K. Dick (ah, não tem erro, alguns de seus contos são bem curtinhos e tranquilos, mas os filmes sabem como expandir a trama original), eu acho MR um filme muito divertido, por que nunca fizeram continuações deste universo? Eu gostei do Tom Cruise (no livro seu personagem é gordo e careca) e principalmente da personagem de Samantha Morton. Para diminuir o custo da produção, Steven Spielberg e Tom Cruise toparam receber menos. O filme foi um sucesso de bilheteria (estreou junto com "Lilo & Stitch") e vendeu 4 milhões de cópias nos primeiros meses quando o dvd foi lançado.
Tom Hanks merecia um reconhecimento pelo filme. Seu personagem veio de um país fictício, mas ele fala búlgaro. Outro filme baseado numa história real, sobre um cara que ficou morando num aeroporto de Paris em 1988. Hanks e Spielberg trabalharam juntos no filme anterior do diretor, "Prenda-me se for capaz", também baseado numa história real, mas tem o Leonardo Dicaprio no elenco, aquela versão canastrona dele que eu não gosto.
Técnica de captura de movimentos e bonecos... meio grotescos, leva um tempo pra gente se acostumar com eles. E quando isso acontece a gente consegue curtir mais a história, é um ótimo filme de aventura, se fosse em live action seria um Indiana Jones. Spielberg e Peter Jackson estão prometendo uma continuação desde 2011, há muitas histórias que podem ser adaptadas, parece que "Os prisioneiros do sol" já está em produção e terá Peter Jackson como diretor.
De volta ao Oscar, esse é o tipo de filme que a Academia adora. Foram 12 indicações incluindo Melhor filme e diretor. Ganhou dois prêmios, direção de arte e ator para Daniel Day-Lewis. Se trata da versão clássica do presidente Lincoln, homem heterossexual e fiel à esposa, nenhum namorado aparece para "sujar" a imagem que todos conhecem dos livros de História. Com tomadas bem longas, o filme lembra bastante um teatro filmado.
JOGADOR NÚMERO 1 (2018)
Quem não sentiu vontade de abandonar o diretor após "O bom gigante amigo"? Um filme horrível. Felizmente ele voltou com tudo em 2018. Adaptar o livro de Ernest Cline não foi fácil (boa sorte com o segundo livro), o estúdio foi atrás de algumas licenças e usou material próprio também. Muita coisa ficou de fora mas os easter eggs que foram parar na tela fazem o filme valer a pena. Os efeitos foram indicados ao Oscar.
OUTROS FILMES: Munique, Cavalo de Guerra, Ponte dos espiões, Os Fabelmans, The post.
Um comentário:
Sou defensor ferrenho do filme do tintim!! Que aventura deliciosa de acompanhar!
Postar um comentário