No ano passado, eu disse que ia trazer o meu boneco do Jack de volta em 2013, olha ele aí. Costumava aparecer em todas as edições desde 2008, em 2012 ele tirou férias. Todo ano pinta esse desafio, fazer uma edição de Halloween diferente das edições anteriores. O assunto é sempre o mesmo, ''filmes de terror'', o desafio é expandir o tema. No começo do ano pensei numa edição com trash movies, mas é complicadíssimo encontrar certos filmes desse gênero, em dvd, no Brasil. Então, nada de Halloween em 2013. Meses depois pintou essa ideia de fazer uma edição com franquias famosas, eu precisaria rever mais de 60 filmes antes do dia das bruxas. E pra quê isso? Na maioria das vezes, o primeiro filme é o melhor de todos, a qualidade começa a cair a cada nova sequência (algumas são legais, é raro mas acontece). Então é isso, que tal uma edição sobre os primeirões?
13 FRANQUIAS DO TERROR
O COMEÇO
Nos anos 1990 eu já era completamente imune aos filmes de terror, nenhum deles conseguia me assustar. ''Pânico'' foi um filme que mudou a cara do terror e que me pegou de surpresa. Começou de uma maneira bem inocente, fez uma rápida referência do filme ''quando um estranho chama'', de 1979, mas eu nem notei isso na época, esse lance de ''a ligação está vindo de dentro da casa'' assusta qualquer um. E no quesito ''susto'' o filme era demais, não havia sustos previsíveis, era tudo novo, a gente espera por uma voz no telefone e o assassino entra pela porta!
PREMONIÇÃO
De todos os filhotes barra clones de ''pânico'', esse filme conseguiu ser o mais original. Não existe um serial killer na trama. A Morte é a vilã do filme e ela nunca aparece. Logo, cada cena de morte precisa ser bem elaborada, ou não, aquela cena do atropelamento foi vapt vupt e pegou todo mundo de surpresa. A trama não muda muito nas continuações, alguém tem uma premonição, salva os amigos e depois ...
A NOITE DOS MORTOS VIVOS
O primeiro filme da saga de George Romero, o pai dos zumbis, não fala como essa epidemia começou. A gente acompanha tudo pelo ponto de vista de pessoas comuns, de repente, num cemitério, pinta um zumbi. Uma sonda contaminada que voltou do planeta Vênus? O inferno está com lotação máxima? Há muitas teorias na franquia, mas a explicação não nos interessa. A mensagem escondida no primeiro filme (tem uma em cada um, pelo menos nos primeiros) é o racismo na América, o filme traz um herói negro e um final trágico.
SEXTA FEIRA 13
Logo no primeiro filme, estava tudo lá (menos o Jason), sexo, nudez e mortes violentas, a fórmula que se tornaria um padrão nas próximas duas décadas. Tinha um clima de ''alien o oitavo passageiro'' e uma trama bem pé no chão. Nada de sobrenatural. E um susto memorável no final (chupado de ''Carrie'').
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA
Ou ''motoserra'' se preferir. É um filme independente que foi um tremendo sucesso quando, de algum lugar, surgiu um boato de que ele era baseado em fatos reais. Custou 150 mil e rendeu 100 milhões. E ele está cheio de cenas perturbadoras. Quase 40 anos e ainda consegue chocar as pessoas.
EVIL DEAD A MORTE DO DEMÔNIO
Outro filme indie que ficou famoso. Pegou carona no efeito Michael Myers (no final da postagem) ''mostrando'' uma misteriosa criatura que corre pela mata e tinha também zumbis espertinhos e irritantes. A ''parte 2'' é na verdade uma nova versão, e é muito mais divertida. Só os atores que não se divertiram, a moça no poster atrás do Bruce Campbell nem sequer está no filme, por conta das péssimas condições na cabana os atores (todos menos o Bruce) voltaram pra casa rapidinho.
O EXORCISTA
O melhor filme de terror de todos os tempos? Fuck yeah. Mas os méritos do filme estão na vida real. Ele tem sua própria mitologia, Baseado em fatos reais? O diabo tentou impedir as filmagens provocando acidentes no estúdio e deixando algumas pessoas doentes? E a maldição? Que maldição? Na minha escola diziam que a fita era maldita, se você ver o filme, você enlouquece. Tremi de medo e tive pesadelos, mas ganhei a fama de corajoso na sala de aula.
A HORA DO PESADELO
A trama é demais, parte realista parte lenda urbana. A franquia já nasceu completa, com todos os elementos e regras que seriam usados nos filmes seguintes. O vilão habita o mundo dos sonhos, então tudo é possível e os filmes abusavam dos efeitos. Você só descobre que um personagem está preso num pesadelo quando é tarde demais, marca registrada da franquia. Foi o primeiro filme do Johnny Depp.
JOGOS MORTAIS
Outro marco do terror, trouxe novidades. Inaugurou a moda dos filmes de ''tortura erótica'' e gerou clones. Bem original, elenco pequeno, um cenário, e nunca fica chato. Revelação chocante no final, obriga você a ver o filme novamente por outro ponto de vista.
HELLRAISER RENASCIDO DO INFERNO
Uma coisa legal nesse primeiro filme é que ele não explica nada pra gente assim de cara. Várias imagens malucas aparecem na tela, inclusive os Cenobites. Aí pinta a história de uma mulher que precisa matar algumas pessoas para que seu cunhado e amante, que voltou dos mortos, possa beber sangue fresco e se regenerar. O filme é de 1987 mas os efeitos ainda são legais, bonecos nojentos na maioria das vezes, um ótima maquiagem também. A cena do cara saindo do chão pela primeira vez é antológica. Os Cenobites ganharam mais espaço nos filmes seguintes. O diretor e roteirista Clive Barker está planejando um remake do filme.
FACES DA MORTE
Uma serie de documentários proibida em mais de 40 países, como dizia a caixa do vhs. Naquela época muitas coisas estranhas entravam no Brasil numa boa. A obra fala sobre a morte, tinha cenas reais e cenas falsas. Um cara que foi atropelado por um trem, outro que caiu de um edifício, entranhas espalhadas por todo canto, era nojento. Uma galinha decapitada, o corpo se debateu durante longos minutos. Os avisos na caixa da fita não estavam lá para despertar sua curiosidade, era coisa séria mesmo.
Outro filme com uma maldição, duas atrizes mortas. Dominique Dunne foi estrangulada pelo ex namorado e Heather O'Rourke sofreu uma estenose pilórica (google-me), poderia ter sido salva por uma cirurgia mas recebeu o diagnóstico errado na época (ela tinha 12 anos). Em 2007 tentaram fazer um quarto filme usando a irmã de Heather, que se parece muito com ela, no papel de Carol Anne, mas o projeto foi abandonado.
HALLOWEEN
Esse foi o filme que abriu caminho para os serial killers da década de 1980. Tinha um pouquinho de ''Tubarão'', Michael Myers raramente era visto no filme, havia apenas uma câmera passeando pelo cenário, mostrando o ponto de vista do maníaco. Esse recurso assustou as plateias em 1978 e Jamie Lee Curtis ganhou o apelido de ''rainha do grito''. Dizem que Ridley Scott usou elementos do filme em ''alien o oitavo passageiro'', um filme de terror protagonizado por uma mulher, isso era quase uma novidade. A máscara de Myers foi encontrada pelo figurinista numa loja de fantasias qualquer, estava sendo vendida como uma ''máscara do capitão Kirk'', mas não se parece nem um pouco com ele.
7 comentários:
Outras franquias legais:
Brinquedo assassino
Demons
Amityville
Colheita maldita
Ringu
Alien
Um drink no inferno
A profecia
Cemitério maldito
Adorei esse post, sempre bom ler (ou reler) sobre as franquias antigas e de sucesso do terror!
Parabéns, Alessandro!
Este blog carrega uma terrível maldição?! Seria engraçado se não fosse verdade... Droga, é engraçado de qualquer forma!
Poderia dizer a partir de que pomto essas franquias desgringolam
Fácil, muitas franquias sofrem da maldição do número 3.
muito bom o especial, gostei pra caramba e não sou lá fã de terror, gostei também do novo aviso no inicio do blog!
Sabe que eu só vi O Massacre da Serra Elétrica (o 1º, dos anos 70) pela 1ª vez há uns 2 meses?
Realmente deve ter assustado muita gente naquela época. Mas hoje, depois de todos os slashers dos anos 80, passa só como um slasher a mais.
A mim não assustou, mas me deu uma certa falta de ar ver a casa da família de canibais por dentro. Imagina o cheiro daquela casa fechada com todas aquelas esculturas feitas com ossos humanos e aquelas galinhas presas em gaiolas!
Tive a impressão de que, se eu entrasse ali, eu morreria asfixiado!
Postar um comentário