Uma espécie de "ghost" anos antes de "ghost". Richard Dreyfuss está morto, e como todo fantasma que se preza, não tem outra coisa para fazer além de espiar os vivos. Mas ele precisa ajudar a mulher que ama a tocar sua vida para frente, com outro homem! Fantasmas também sentem ciúmes. Pena que, em vários momentos, o filme tenta nos comover e não consegue. Foi o último filme de Audrey Hepburn, que faz o papel de um tipo de anjo ou "fantasma burocrata: a morte é assim, Charlie Brown".
9ª POSIÇÃO - MUNIQUEApós o assassinato dos atletas israelenses nas olimpíadas de Munique (1972), os criminosos responsáveis começam e ser caçados pela Europa com o apoio de agências de espionagem de diversos países. Eric Bana e Daniel Craig juntos num filme que consegue gerar alguns momentos de tensão (a cena da menina ao telefone me fez tremer). Foi indicado para 5 Oscar e não levou nada (Spielberg vs Oscar, essa é A lista).
8ª POSIÇÃO - PRENDA-ME SE FOR CAPAZBaseado numa história real, ou seja, final nada róliudiano, o filme tem uma trama legal mas traz um Tom Hanks sem ânimo e um Leo Dicaprio meio "atuando no Titanic". Começa a ficar meio tedioso perto do final e (será que foi fiel ao fato verídico?) tem um clímax que fica devendo.
7ª POSIÇÃO - MINORITY REPORTUm prato cheio para os fãs de "ficção científica cerebral". Tom Cruise não estraga o filme e dá um toque decorativo. Os efeitos especiais têm um aspecto clean como o restante do filme. A pre-cog Agatha rouba a cena com seus poderes. Novidade, é um Spielberg com drogas e pedofilia.
6ª POSIÇÃO - AMISTADVocê pode confiar em Anthony Hopkins e em Morgan Freeman, e nesse filme até Matthew McConaughey chama a atenção. É claro que o filme é todo de Djimon Hounsou que, ao lado de outros negros cativos, tomou o controle do navio que os levava da África até a América como escravos. Em boa parte do filme só dá "cenas de tribunal", onde a injustiça corre solta pelo simples fato dos africanos não saberem falar inglês. Cinema, homens e pipoca, há 3 anos criando tarjas pretas sobre seios para você. Ah sim, 4 indicações ao Oscar e necas.
5ª POSIÇÃO - A LISTA DE SCHINDLERFinalmente algum reconhecimento, 12 indicações ao Oscar, 7 estatuetas no bolso, incluindo melhor filme, diretor e uma para a bela fotografia em P&B. Enquanto Liam Neeson segue pelo rumo que o levará até sua famosa lista, judeus passam por maus bocados em campos de concentração. No final pinta um clima de documentário para encerrar a trama.
4ª POSIÇÃO - O TERMINALEu amo a história deste filme, poderia muito bem ser uma história real. E para mim Tom Hanks está em um de seus melhores papéis. Sem poder abandonar um aeroporto em niuiorqui enquanto seu fictício país entra numa horrenda guerra, ele passa a morar no terminal onde faz muitas amizades e aprende um pouco de inglês vendo "friends" na tv. Tem um pouco de comédia e de drama, e um final bem tocante.
3ª POSIÇÃO - O RESGATE DO SOLDADO RYANSpielberg e Tom Hanks novamente (e Vin Diesel numa ponta). Um toque digital tirou muitas das cores do filme, dando-lhe um aspecto único (que lhe rendeu um Oscar). No final das contas o tal do soldado Ryan era o Matt Damon, valeu a pena? 11 indicações ao Oscar incluindo melhor filme, levou 5 estatuetas (entre elas, melhor diretor). Steven quase matou seus atores in loco para conseguir um pouco de realismo num filme de guerra. Os dez minutos iniciais são incríveis.
2ª POSIÇÃO - A COR PÚRPURAO primeiro filme de Whoopi Goldberg como atriz principal. Ela e uma obesa Oprah Winfrey foram até indicadas ao Oscar (com Meryl Steep no páreo). É o primeiro filme da fase adulta do diretor, bastante corajoso para a época (1985). Recebeu 11 indicações ao Oscar (incluindo melhor filme), e quando não levou absolutamente nenhuma estatueta para casa, a academia foi chamada de racista por muitos.
1ª POSIÇÃO - O IMPÉRIO DO SOLOutro filme do diretor que vale a pena conhecer, o segundo desta fase (1987). Seis indicações ao Oscar, mas nada de melhor diretor ou melhor filme. E novamente, necas. É um belo drama de guerra que, sim eu vou dizer, é bem melhor que o livro no qual foi baseado. Talvez seja por conta da tradução para o português, sei lá, uma vez que o autor (interpretado pelo jovem Christian Bale no filme) é mundialmente conhecido por seu estilo único de escrever. Bale dá um show nessa pequena obra prima, só mostra sinais de cansaço lá no final (ele e o personagem). Seja num drama ou numa fantasia infantil, Spielberg provou que sabe trabalhar com crianças como ninguém. Apenas Dakota Fanning ficou devendo.
Um comentário:
Spielberg voltando à fase criança, mas decepcionando:
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal
AI inteligência artificial
Hook, a volta do Capitão Gancho
Spielberg, maiores fracassos:
Hook, a volta do Capitão Gancho
1941 uma guerra muito louca
Spielberg para ver, no começo de carreira:
Louca escapada
Encurralado
Maiores clássicos:
E.T.
Tubarão
Contatos imediatos de 3º grau
Caçadores da arca perdida
Jurassic Park
Postar um comentário