30/08/2010

3405 FILMES QUE VOCÊ TEM QUE VER ANTES DE MORRER

Você já viu por aí um daqueles livros do tipo "1000 filmes para se ver antes de morrer" certo? eu tenho vários deles em casa, 501 filmes, 300 filmes, 100 filmes, 1001 filmes... é muita coisa para se ver antes de morrer, a menos que você seja imortal (aí você vai vê-los sozinho porque "só pode haver um", ahahaha, ok essa foi fraca). Resolvi passar essas listas por um filtro e descobrir quais são os filmes que estão presentes em todas elas. Algumas listas parecem ter um número absurdo de filmes no meio para que ninguém , ou umas poucas pessoas, possam dizer que faltou algo, mas não há como negar que muitos filmes se repetem sem parar nessas listas. Fiz as contas aqui em casa e encontrei os 10+ . Agora me diga, você já pode morrer?

CIDADÃO KANE
...E O VENTO LEVOU
STAR WARS
CASABLANCA
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
O MÁGICO DE OZ
BEN HUR
E.T.
O PODEROSO CHEFÃO
PSICOSE

GREAT LIVES REMEMBERED

Encontrei uma edição especial da People que traz fotos e mini biografias de pessoas famosas que já se foram. São 55 ícones do cinema, da tv, da industria musical, da cultura e da politica. De Michael Jackson a Kurt Cobain e Elvis. De Audrey Hepburn a Patrick Swayze e Heath Ledger. De Farrah Fawcett a princesa Diana e JFK Junior. Paul Newman e Marlon Brando são dois ícones que, entre outros, possuem várias fotos espalhadas por várias páginas. Cenas de bastidores de filmes, cenas dos famosos em sua intimidade e muito mais. Um pequeno e imperdível arquivo histórico.

SEXO = VAMPIROS, VAMPIROS = SEXO

Hoje eu encontrei a revista Rolling Stone com a tal capa sexy do seriado TRUE BLOOD. Mas a reportagem não é apenas sobre a serie, é sobre o mito dos vampiros e o modo como ele é sempre relacionado ao sexo também. A moça na banca de jornais ficou na dúvida, seria uma revista erótica? removi o plástico e lhe mostrei que não, mas não dá para andar pela rua com isso na mão.
Estou tentando medir a olho o dote do Eric nessa imagem, Anna Paquin não parece ter coxas grossas...

MARY E MAX - UMA AMIZADE DIFERENTE

Animações digitais são para os covardes, fazer uma animação em stop motion é sempre um desafio bem maior e não há como não chamar isso de arte (poderia ser a 12ª arte?). Se o boneco se despedaçar você vai ter que começar a cena novamente, é um trabalho do cão mas vale a pena. Atualmente o stop motion está se concentrando no público mais velho, usando temas mais fortes e adultos. Em MARY E MAX os bonecos vão do preto ao branco propositalmente, na Austrália existem tons de marrom e em niuiroqui tudo é p&b, detalhes em vermelho estão estrategicamente espalhados pelo filme, um primor visual que também tem uma linda história baseada levemente em fatos reais. Inacreditavelmente ignorado pelo oscar, o filme australiano dá de dez num certo velho e sua casa com balões.

MARY: SEU ÚNICO AMIGO ESTÁ DO OUTRO LADO DO MUNDO.

Mary é uma menina australiana que é o alvo predileto das outras crianças por ser meio diferente, além de ter uma horrenda marca de nascença na testa, "cor de bosta" como lhe dizem e uma mãe alcoólatra e cleptomaníaca. Uma dia ela abre a lista telefônica da cidade de niuiorqui e escolhe um endereço qualquer na tentativa de arrumar um amigo. Ela manda uma carta se apresentando para Max, um senhor solitário que tem síndrome do pânico e sofre ataques quando algo muda sua rotina, ele não sabe como interagir com as pessoas e vive trancado em seu apartamento. Aos poucos os dois vão ficando muito amigos, ele responde as perguntas dela sobre o comportamento dos adultos e a ajuda em seu aprendizado. São vinte anos de correspondência entre eles e a vida de ambos segue por diferentes caminhos não planejados originalmente. Os minutos finais são comoventes pois, depois de duas décadas, eles finalmente irão conhecer um ao outro assim que Mary conseguir viajar para niuiorqui. Assista legendado, Toni Collette e Philip Seymour Hoffman dão um show nas vozes dos personagens.

FÚRIA DE TITÃS DOUBLE PACK

Uma ótima ideia? talvez não. Lançar um filme e seu remake na mesma caixa? legal, mas um deles é um dvd e não um blu-ray. Não gostei de ver que isso arruinou o poster da caixinha do blu, mas pode-se passar por cima disso quando se leva dois filmes pelo preço de um, mas por que diabos o filme de 1981 é um dvd? @$#@%&, mais uma figurinha repetida na minha coleção, não me livro do filme de 1981 agora por conta da caixinha legal. Mas é bom saber que agora as pessoas irão conhecer o filme original ao comprar o remake, a atuação de Harry Hamlin é péssima mas fãs de monstros em stop motion vão adorar a produção. Do outro lado temos um Perseu mais interessante na pele de Sam Worthington, e incríveis efeitos digitais, embora o filme peque no quesito roteiro. Então, somando tudo, a caixa vale a pena. Há também um código, para você pegar uma versão digital do filme na web, além de extras do remake e do filme original (praticamente os mesmos da edição em dvd, apenas pegaram o disco e o colocaram dentro dessa caixa azul).

SAM WORTHINGTON: HORA DA BÓIA.

MITOLOGIA
Perseu é um dos filhos bastardos de Zeus que, para salvar sua mãe de um indesejado casório, foi atrás da Medusa usando os sapatos voadores de Hermes e um escudo dado pela deusa Atena. Cortou a cabeça do bicho (do sangue que escorreu nasceu o cavalo Pégaso) e voltou para casa, transformou o cara que queria casar com sua mãe, e também o marido que tentou matá-la após o adultério divino, em estátuas de pedra usando a cabeça. Mais tarde usou a cabeça para petrificar um monstro marinho (sem nome?) que ia devorar a princesa Andrômeda, acorrentada pelos próprios pais numa rocha como sacrificio à criatura, e se casou com ela. Perseu é um dos heróis gregos mais sortudos da mitologia.

FÚRIA DE TITÃS 1981
Perseu (Harry Hamlin) é filho de Zeus (Laurence Olivier), ele vai atrás da Medusa para lhe cortar a cabeça e usá-la em seguida para salvar Andrômeda do monstro marinho Kraken (um bicho da mitologia nórdica!). Desde o inicio de sua jornada ele é acompanhado por uma coruja mecânica que deixa o filme muito infantil, o cavalo Pégaso surge em seguida. O Kraken e a Medusa são duas criaturas em stop motion memorávies. Os deuses do Olimpo estão presentes o tempo todo no filme, com togas.












FÚRIA DE TITÃS 2010
Perseu (Sam Worthington) é filho de Zeus (Liam Neeson) e se compromete a salvar Andrômeda sem nem sequer pedir a mão dela. Na verdade seu par romântico desta vez é a ninfa Io, uma moça que já foi transformada num animal por Hera por ter dormido com seu marido Zeus. Io é Gemma Artenton, uma atriz irritante nesse filme mas muito divertida em "príncipe da Pérsia", ela passa boa parte do filme ao lado de Perseu lhe ensinando de tudo, nunca fica quieta, acidentalmente faz Perseu parecer uma marionete sem vontade própria. Fora isso o filme também peca no figurino "cavaleiros do zodíaco" (o diretor é fã do desenho) dos deuses, o roteiro é meio bobo e a trilha musical é meio mtv. Sam Worthington salva algumas cenas, a luta contra a Medusa digital é fantástica, a luta contra o Kraken também, pena que dura pouco. Os cavalos alados são lindos de morrer, e o filme ainda faz uma referência ao original usando a coruja mecânica numa pontinha boboca. O blu-ray traz muitos extras, inclusive um final alternativo com Perseu confrontando Zeus no Olimpo.

KARATÊ KID

Fãs do filme de 1984, como eu, não vão reclamar desse remake, porque esse é "o senhor remake", apesar de trazer novos rostos e um novo local TODO o esqueleto do filme original está presente, é um absurdo, está tudo lá até o minuto final, até o "quebre a perna dele" ao "acerte na perna dele". Isso torna o filme 100% previsível, de repente você nota que ele não tem tantas coisas novas como aparenta, digo, eles não mudaram nada! seria medo? eu me lembro de quando o filme foi anunciado, haviam protestos vindos de todas as partes (menos por parte do Ralph Macchio que aprovou a ideia), aí eles mudaram o estilo de luta do filme já que o filho de Will Smith pratica kung fu desde pequeno (ou desde muito novo), e como se trata de um remake eles não mudaram o nome do filme, ficou nada a ver com o titulo. Vez ou outra um rap norte americano entra na trilha musical para conquistar os jovens arruinando o clima do filme. As cenas de luta são violentas e meio exageradas, nesse sentido o filme é um remake mais turbinado. Muita coisa pode te divertir no filme, Jaden Smith como Dre está ótimo, ele não tenta ser um Ralph Macchio ("Daniel San" ainda soa melhor que "Xiao Dre") mas Jackie Chan tenta ser Pat Morita e estraga tudo, é como comparar o mestre Yoda ao Rocky Balboa em "rocky 5", não é um professor muito motivado, parece um bêbado na maior parte do tempo e não um sábio calado como o sr. Miyagi.


SUBIR NA MURALHA DA CHINA PARA TREINAR FOI UM EXAGERO.
ACHO QUE NÃO DEIXAM TURISTAS FAZEREM ISSO.

Dre se muda para a China com sua mãe e tenta se adaptar ao país sem nem mesmo saber falar o idioma local (que o filme insiste em chamar de "chinês"), na escola bate de frente com garotos abusados, se apaixona por uma garota, e apanha mais um pouco, é socorrido pelo senhor Han (Jackie Chan), o zelador de seu prédio, que o ensina a lutar kung fu para entrar num torneio e derrotar os garotos maus. Ou seja, é praticamente o filme de 1984. Sai o karate e entra o kung fu, sai o golpe do grou e entra o golpe da cobra, mas por mais legal que seja o lance da cobra eu ainda fico com o grou de Daniel que rendeu um dos minutos finais mais legais do cinema. O método de ensino de Han tenta ser o mesmo usado pelo sr. Miyagi, mas aquele negócio de ficar pegando e vestindo a jaqueta não é tão legal quanto os serviços domésticos do filme original, isso porque Dre, de repente, aparenta ter aprendido as coisas como mágica em questão de segundos, forçou um pouco a barra. O filme é gostoso mas não tem o charme do original, Jackie Chan nunca será Pat Morita, seu personagem não agrada nem um pouco, mas valeu pelo tour pela China, o filme tem belas imagens do país, para se ver na tela grande.

29/08/2010

I WANNA DO BAD THINGS WITH YOU

Sábado. Sol. Cemitério. Atrasados para o trabalho.
Aletéia não tinha pressa alguma, entramos no cemitério onde ela fazia suas compras, e quando digo "compras" quero dizer "pegar coisas 'emprestadas' dos mortos". Havia um pessoal passando com um caixão e ela me disse "vamos fingir que estamos rezando". Quando eles sumiram entre os túmulos ela tirou sua jaqueta.
Já havia visto isso várias vezes. Quando ela vê algo que gosta, ela pega, simples assim. Enrolou a jaqueta na mão e deu um soco no vidro do túmulo, naquele pequeno nicho ao lado das fotos e nomes, agarrou um crucifixo que ela achou "da hora".
Com seu novo acessório em seu pescoço saímos do cemitério. Faltavam alguns poucos quarteirões para a locadora quando vimos um fio elétrico no chão, que descia do alto de um poste, não parecia perigoso mas, depois que passamos por ele, ela nos fez parar.
Havia um idoso subindo a rua.
- Vamos ver se o velho pisa no fio e leva um choque, disse ela.
Ficamos parados na esquina por um tempo, o velho andava como um caracol, quando finalmente passou pelo fio ele simplesmente evitou de pisar no mesmo.
Uma passada pelo cemitério e mais alguns minutos perdidos numa esquina, havia um ótimo motivo para Téia ser tão lerda aos sábados. Assim que a gente abria as portas o Bruno aparecia.

Bruno era um garotinho que devia ter uns 8 anos (hum, deve ter mais de 20 hoje), mimado pela mãe até dizer chega, ela fazia qualquer coisa por ele, não lhe negava nada. Na locadora ela gostava de contar o quanto o Bruninho era esperto, conseguia ver qualquer filme legendado e sabia mexer no video cassete, por isso ela o deixava ver filmes sozinho na sala, não havia a necessidade de ligar o aparelho para o filho ou ajudá-lo a ler as legendas. Todo sábado os dois, mãe e filho, pintavam na locadora, ela pegava romances e deixava o Bruno pegar qualquer filme infantil.

Naquela época as fitas se mantinham nas estantes, havia uma fenda na madeira logo abaixo da fita onde ficavam papéis plastificados com o nome e o código do filme. Era esse papel que os clientes pegavam e levavam pra gente no balcão, com o código em mãos procurávamos pelo filme na estante atrás de nós.

A mãe do Bruno gostava de conversar com a Juliana enquanto o filho procurava sozinho algum filme. Até aí tudo bem, mas até eu reconheço que o pestinha era uma peste. Sempre de bom humor, você NUNCA está de bom humor o suficiente para aguentar esse garoto, saltitando pela loja e cantando, mó alegria. Quando entrava pela porta gritava um "bom dia" pra gente, e continuava a gritar até que ouvisse uma resposta de nós. Era estranho o modo como ele entendia o mau humor da Téia como se fosse uma brincadeira. Para cada "bom dia" que ele dava para ela, Téia respondia coisas como "vai se ferrar", "desgruda", "vê se morre" e o garoto dava risadas. Ela não o suportava mais.

E eis que ela pensou num plano para acabar com a graça do moleque.
Enquanto a mãe estava no balcão batendo um papo de igreja com a Ju, Téia tentava fazer o menino levar filmes de terror pra casa. Desafiando-o a assistir cada filme que ela recomendava, ele dizia que sua mãe não queria que ele pegasse filmes desse tipo, ela o chamava de covarde, "pegue a droga do filme e não conte para ela que pegou". De fato a mulher confiava no filho, muitas vezes nem sabia o que ele tinha alugado. Téia pegava o código e empurrava a fita pro moleque. Ok, sei que o garoto ainda estava longe da puberdade mas acho que nenhum homem gosta de ser chamado de covarde por uma mulher (ou menina), ele topou o desafio e levou um filme.

Na minha opinião ele não chegava a ver nenhum dos filmes, talvez o primeiro minuto, voltava para devolver o filme dizendo que havia assistido tudo. Para tirar a dúvida Téia começou a fazer perguntas sobre o filme. Não teve jeito, ele começou a ver os filmes de verdade só para poder responder cada pergunta que Téia fazia, eu acho que ele era apaixonado por ela e queria impressioná-la. Ela queria matá-lo, ele estava vendo os filmes e gostando.

A ideia de tentar traumatizar o garoto não estava dando certo.
Numa sexta feira eu a lembrei de que no dia seguinte o menino viria.
-Então? que filme você vai recomendar pra ele amanhã?
De repente uma lâmpada surgiu no alto de sua cabeça. Ela me pegou pelos ombros e deu um sorriso, olhei em seus olhos, haviam dois crânios no lugar das pupilas.
- Vou fazer aquele peste assistir todos os filmes "faces da morte".

Para quem não conhece "faces da morte" é uma série de "documentários" que , supostamente, mostram cenas reais de morte, sejam corpos dançantes de galinhas decepadas ou homens na cadeira elétrica. Me faziam passar mal quando a crueldade era contra animais. Cada fita trazia o aviso "proibido em 13 países" ou 15 ou 20 por aí. A gente tinha até filmes eróticos com avisos desse tipo! dava para pensar que o patrão era um sádico, Téia gostava de dizer que ele iria sacrificar a Juliana num altar já que a Ju ainda era virgem, "rápido Alessandro, tira a virgindade da Ju e salva a vida dela", rá! tá bom.

E o pobre Bruno levou 3 filmes da série pra casa.
Na segunda feira a mãe veio devolver os filmes, tão cedo? sim, ela descobriu o que o filho estava vendo na tv e ela também disse que o Bruno contou a ela que a Téia havia recomendado os filmes.
A mulher estava irada.
-Como pode dar ao meu filhinho filmes desse tipo? ele é só uma criança, e blá blá blá.
Téia tentou botar a culpa no pivete dizendo que ele havia escolhido os filmes e ela havia tentado fazer o garoto desistir da ideia, a mulher não acreditou nisso. Lagartixa de igreja ela tinha uma certa aversão à minha amiga, o patrão havia dito para Téia parar de pintar os cabelos de vermelho, eles estavam voltando ao loiro natural (ou como ela o chamava "loiro sujo") e naquele dia não poderiam estar mais imundos, com leves traços de vermelho aqui e ali. Como se alguém houvesse virado uma panela de espaguete ao molho de tomate na cabeça dela. Mas ela ainda podia usar suas roupas de couro e pintar suas unhas de preto.
A mãe do Bruno decidiu que não ia gastar mais nem um minuto conversando com a gentalha e disse:
- Eu quero falar com o seu chefe, ele vai te botar na rua ainda hoje.
- Se você pensa que meu pai vai me despedir está redondamente enganada.
WOW, aquilo saiu tão rápido que até eu me assustei por um segundo.
Aletéia não era filha do nosso chefe. Me perguntei como ela conseguiu pensar naquilo tão rápido, será que estava guardando aquilo para emergências como essa? é possível, ela odeia interagir com seres humanos, já foi mal educada com muita gente.
Naquele dia os deuses do rock estavam contra ela, o patrão apareceu na loja nesse exato minuto. Aí foi a minha vez de pensar rápido, corri até ele e o abordei com frivolidades enquanto a mãe do Bruno saía pela porta da frente sem vê-lo.


Uma semana depois a Ju comentou:
-Encontrei a mãe do Bruno na igreja ontem, ela disse que não vai mais pisar na locadora enquanto a Téia estiver trabalhando aqui.
O que significa que estávamos livres do Bruno também.

Mas minha amiga, metaleira e desbocada, tinha que ser a portadora da última palavra.
No domingo seguinte eu e ela fomos à igreja da mãe do Bruno, sentamos alguns metros atrás da mulher, num banco vazio. Risadas, gemidos de tesão, tosses e barulhos de peidos anunciavam a presença do anti cristo.


NINGUÉM! NINGUÉM! NINGUÉM DEIXA A BABY NUM CANTO!


Dirty Dancing, The Time Of My Life

Tracey | Vídeo do MySpace

28/08/2010

AS CONVERSAS MAIS ABSURDAS QUE JÁ OUVI NUMA SALA DE CINEMA

"Nunca que na vida real um navio desse tamanho afundaria, só mesmo nos filmes, coisa de cinema mesmo" Moça comentando TITANIC.

"Mas que droga de filme, cadê o final? como podem fazer um filme sem final? que coisa estúpida" Rapaz saindo do cinema após O SENHOR DOS ANÉIS - A SOCIEDADE DO ANEL.

"É um filme feito de massinha que nem o toy story" Moça deixa a amiga por dentro antes da sessão de MONSTROS S.A.

"Não entendi o nome do filme, não vi torre alguma" Moça é entrevistada na saída de O SENHOR DOS ANÉIS - AS DUAS TORRES, essa completa e vergonhosa falta de atenção foi parar no jornal no dia seguinte.

"Se eu não me engano a história do filme se passa antes do Titanic" Rapaz deixa a namorada bem informada antes do inicio do filme FOI APENAS UM SONHO, com Leonardo Dicaprio e Kate Winslet.

"Ah tá bom, eu também não sou gay mas não dou a bunda pra macho" Depois que Jake disse a Ledger que não é gay em BROKEBACK MOUNTAIN um rapaz resolveu mostrar a todos no cinema como estava 100% seguro a respeito de sua sexualidade.

"O que aconteceu?"
"Nada, ela só tropeçou e caiu no chão" Rapaz explica para a namorada o final de A BRUXA DE BLAIR.

"Os japoneses são uns invejosos, copiam tudo dos outros, não fazem nada original, sabia que eles fizeram uma versão desse filme?" Garoto bem informado conta ao amigo que O CHAMADO ganhou uma versão japonesa.

"Olha só o corpo desse cara! ele não tem só 14 anos" Heterocara diz ao amigo o que pensa de Harry Potter quando o personagem entra na banheira com o ovo em O CÁLICE DE FOGO.

"Lembra de 'uma linda mulher'? então, esse filme é a parte dois" Moça prova ao namorado que não foi perda de tempo entrar na sessão de NOIVA EM FUGA.

"Adorei, quando sair a parte 4 vou assistir também" Mulher diz a amiga que gostou de STAR WARS EPISÓDIO 3 - A VINGANÇA DOS SITH.

27/08/2010

ASSISTA SE PUDER

Se você não se conforma com certos nomes estranhos que alguns filmes recebem quando chegam ao Brasil, tome cuidado para não se perder quando quiser procurar seu seriado favorito na tv aberta.
Ganhe um caramelo se conseguir identificar cada um deles abaixo:

AS AVENTURAS DO SUPER BOY
OS ASSUMIDOS
A GAROTA DO BLOG (não sou eu)
O DESAFIO
DESAPARECIDOS
A JOVEM ESPIÃ
PLANTÃO MÉDICO
ESTÉTICA
UM TOQUE DE VIDA
GOSTO POR SANGUE
TAL MÃE TAL FILHA
LANCES DA VIDA
COISA DE CINEMA
UM ESTRANHO NO PARAÍSO

8 ÁRVORES FAMOSAS

O SALGUEIRO LUTADOR (Harry Potter)
Nos filmes ele parece ser bem mais perigoso que nos livros, mas esse lance de "botão" que "desliga" a árvore forçou a barra.


A ÁRVORE CARNÍVORA (POLTERGEIST)
Ela esteve nos pesadelos de uma geração inteira, é como se alguém houvesse visto "Branca de neve" e resolvesse levar a cena do galho na roupa às últimas consequências. A árvore destrói janelas e agarra as pessoas, tem um buraco-boca tenebroso.


A ÁRVORE DA PROMESSA (...E O VENTO LEVOU)
Ainda estou tentando descobrir se essa árvore realmente existe. Após o sucesso do filme é bem provável que ela receba visitas de fãs todo dia, a menos que seja artificial e construída em estúdio.


A ÁRVORE DO TIM BURTON
Eu havia comprado o dvd do filme "a lenda do cavaleiro sem cabeça" dias antes de ir ao cinema para ver "Alice", rapidamente notei a "árvore dos mortos" no filme. Parece que Alice acabou caindo no mesmo buraco de onde saía o cavaleiro sem cabeça, ainda pretendo procurar pela árvore em outros filmes do diretor, está bastante claro que ela saiu do próprio punho de Tim Burton que adora desenhar coisas do tipo.


AUDREY (A PEQUENA LOJA DOS HORRORES)
Ok, Audrey não é bem uma árvore mas ele não pára de crescer. Depois que provou sangue humano não vive mais sem ele.


VOVÓ WILLOW (Pocahontas)
Agora pense duas vezes antes de derrubar uma árvore, ela pode ser a avó de alguém. Não é o primeiro personagem digital num filme da Disney mas impressionou bastante a gente na época.


A ÁRVORE LAR (avatar)
Pode apostar que essa é com toda certeza a maior árvore que Hollywood já mostrou, nem mesmo a floresta dos Ewoks supera isso.


BARBÁRVORE (o senhor dos anéis)
Ninguém sabe exatamente como é a aparência de um Ent, nos livros Barbárvore não é descrito em detalhes, por mais de 50 anos vários desenhistas tentaram fazer um Ent digno da saga do anel. Os Ents são pastores de árvores, aparentemente são árvores que se recusaram a ficar presas ao chão num estado de sono semi acordado e passaram a proteger aquelas que dormem. As fêmeas, as Entesposas, desapareceram do mapa, provavelmente indo para o norte, longe da guerra, deixando os Ents chateados.

A VOZ DO POVO

Certa vez eu li em algum lugar que um certo presidente brasileiro criou uma lei que diz que todas as produções estrangeiras, que são exibidas na tv, precisam ser dubladas. Não me lembro do ano e nem do nome do tal cara, mas a coisa pegou, na tv aberta tudo é dublado hoje em dia. Comecei a pensar numa coisa, o lance é valorizar nosso idioma certo? eu acho que não, eu havia feito uma pesquisa mais a fundo e parece que na época em que a tv surgiu no Brasil havia uma quantidade absurda de analfabetos no país. Um colunista numa revista disse que o tal presidente queria facilitar a vida das pessoas com esse lance de dublagem obrigatória. Ora essa, ele deveria combater o analfabetismo e não tornar a vida dos analfabetos melhor, quem é que vai querer aprender a ler se todo filme está dublado?
Em 2006 tentaram tornar a dublagem de filmes exibidos em cinemas obrigatória no Brasil. Pode imaginar uma coisa dessas? não tenho nada contra a dublagem (para crianças) mas deixei de gostar de filmes dublados quando assinei o cabo, hoje eles me parecem estranhos, se o Tom Hanks telefonasse para mim eu reconheceria sua voz na hora.
Então, qual é o problema com a tv aberta e as legendas? aquela lei ainda existe? ficaria mais fácil pesquisar mais sobre esse assunto se eu me lembrasse onde foi que eu li a respeito, mas isso foi na década de 1990.
Mas faz pouco tempo que a Fox resolveu dublar todos os seus seriados em seu canal a cabo dizendo que era isso que as pessoas queriam assistir. Não demorou muito para que surgissem vários protestos na web, mas a fox não voltou atrás, eu mesmo parei de ver muitas series no canal depois disso.
E finalmente chegamos ao terrível dia do Alessandro procurando por cópias legendadas de "o último mestre do ar" pela cidade sem sucesso. Então o que é que está acontecendo? o povo diz que quer o audio original mas os estudios dizem que o povo quer a dublagem e metem a dublagem na nossa cara.
O que é que VOCÊ quer afinal?
O que é que nós queremos?
Eu quero a opção de ver filmes dublados ou legendados em casa, mas nos cinemas eu fico mesmo com o audio original, por melhor que seja a dublagem ela afeta a trilha musical do filme na maior parte das vezes. E quantos cinemas você conhece que possuem um ótimo sistema de som? eu praticamente perdi muitos diálogos de "Mulan" em 1998 por conta da dublagem e das péssimas caixas de som.

TOP 10 - OS PIORES MOMENTOS DE ARNOLD SCHWARZENEGGER

10ª POSIÇÃO - UM HERÓI DE BRINQUEDO
Bem, qualquer outro cara poderia ter feito esse papel, não é o tipo de comédia "vamos fazer o machão soltar a franga", é uma comédia família, e ela é muito bem bolada. Mas antes do final o filme viaja até a terra do impossível e estraga tudo no clímax. Difícil é acreditar no paizão de família que, de algum modo, é musculoso e sabe lutar, nada a ver com o personagem. Ok fica pior, seu filho é o "Manekin Skywalker", uma única interpretação ruim por filme seria mais gentil.




9ª POSIÇÃO - FIM DOS DIAS
Vendido como "o super retorno de Arnold aos filmes de ação", mas alguém esqueceu de contratar um roteirista com mais de 6 aninhos de idade. Estamos no ano de 1999, o ano em que o diabo vai dominar o mundo, como sabemos disso? fácil, pegue 1999, tire o 1, e depois vire o 999 de cabeça para baixo, fica 666, WOW!!! por que é que ninguém nunca notou isso? estamos condenados. O roteiro estúpido se junta a um filme com erros de edição (note o banqueiro sendo ameaçado de morte pela igreja antes de ser possuído pelo demônio minutos depois), após a cena do metrô eu fui embora do cinema, minha primeira fuga de uma sessão, não dava para aguentar mais.





8ª POSIÇÃO - O ÚLTIMO GRANDE HERÓI
Feito nos mínimos detalhes para dar lucro, tinha ação, tinha mágica, tinha desenhos animados interagindo com humanos, tinha uma famosa banda de rock na trilha musical, era tudo perfeito. Mas o que deu errado? ora, ficou descaradamente óbvio, forçado tipo "você tem que me amar". Mas por pior que seja o filme ele deu azar logo em seu fim de semana de estreia, sendo apresentado em salas vazias uma vez que, na mesma semana, Steven Spielberg soltou seus dinossauros. Não teve para mais ninguém.





7ª POSIÇÃO - IRMÃOS GÊMEOS
Como é que um filme como esse pode dar errado? Danny e Arnold são irmãos, e são gêmeos! é inusitado, é engraçado, é exatamente o que queremos ver. Acho que a piada perdeu a graça logo no poster do filme. Eles dizem que todas as boas qualidades foram parar em Arnold no tal projeto para se fazer o bebê perfeito, mas ele nem sabe se comportar entre as pessoas normais, seu irmão rejeitado acabou por se mostrar muito mais esperto.






6ª POSIÇÃO - JÚNIOR
Arnold está grávido, é a maior comédia do ano, quem poderia imaginar algo tão engraçado? esse filme também perdeu sua graça depois de poucos minutos, se mostrou uma dramédia sem comédia. Os hormônios femininos começam a agir e ele fica ridículo, nem mesmo a igreja levou o filme à sério e perdeu seu tempo taxando o mesmo de "crime contra a obra de deus" por mostrar um homem dando a luz.






5ª POSIÇÃO - UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA
Meu amigo me convenceu a ver esse filme ao invés de entrar na sala onde estava sendo exibido Ghost. Perdi o ingresso. Mais uma vez Arnie tenta fazer um filme totalmente oposto aos filmes banhados a testosterona que o tornaram famoso, ele quer perder a imagem de fortão acéfalo e nos fazer rir. Apesar do fracasso do filme ele ganhou uma nova versão com Vin Diesel, será que aquele estereótipo do musculoso idiota existe mesmo na vida real?






4ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO 3
É inacreditável, depois de dois filmes com James Cameron, vivendo o personagem, Arnie prova que não aprendeu nada. Que ideia mais infeliz foi aquela de botar humor no exterminador? e as malditas frases de efeito então? "eu voltei" e "você foi exterminada", e aqueles óculos de Elton John?? argh. Com o acréscimo de um John Connor chorão apenas a exterminatrix salvou o filme.





3ª POSIÇÃO - BÁTIMA E ROBIN
Ah fala sério, você já estava se perguntando quando esse filme iria pintar na lista não estava? aqui temos um vilão com um passado trágico mas ele ainda arruma tempo para bancar o palhaço com sua roupa "fui atropelado por um caminhão de sucata". Chinelinhos de urso fecham o conjunto.





2ª POSIÇÃO - A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS
Esse filme devia ser banido da Terra. Quase que foi possível ouvir Júlio Verne tentando sair da cova para matar a humanidade. O que você faria se um livro seu, de sucesso, ganhasse uma adaptação tão medíocre? Vale a pena dar a volta ao mundo para encontrar um príncipe como esse? meio hippie meio Aracy de Almeida com esse estranho cabelo, podemos dizer "ah tudo bem, foi só uma ponta", mas o resto do filme também é de doer.





1ª POSIÇÃO - HÉRCULES EM NOVA YORK
Em seu primeiro filme ele tenta atuar e falar inglês ao mesmo tempo, ok, vamos dar um desconto, Hércules estava entediado no monte Olimpo e resolveu passear por niuiorqui, então vamos dizer que ele só sabe falar grego antigo, por isso a coisa soa dessa maneira. Ah não, nem mesmo essa desculpa salva o filme, sua atuação é uma das piores da história, ela torna a comédia uma super comédia acidentalmente. No youtubo você encontra videos do filme que mostram vários momentos brilhantes de sua atuação. Mesmo com Arnie de boca fechada o filme é megaboga de tão tosco. Destaque para a cena de Hércules "brigando" com um urso no meio do central park, tente rir para não chorar.

26/08/2010

PLANO 9 DO ESPAÇO SIDERAL PARA FAZER SEXO

O plano não é simples, funciona, mas é complicado, depende de vários fatores, quase que se pode dizer que depende de algum alinhamento cósmico para dar certo, funcionou para mim apenas uma vez, talvez dê certo para você também.

Não me lembro de como foi que o plano se formou na minha cabeça, é dividido em tantas partes que deve ter demorado algum tempo para ficar pronto. Também levou algum tempo para dar resultado.

1ª FASE
Um cara entrou na seção de filmes eróticos na locadora e pegou um filme.
Problema número 1
Envergonhado, ele vai passar pela Juliana e pela Aletéia e virá diretamente na direção do único rapaz no balcão, sou eu, assim é mais fácil, mas, para que o plano dê certo:

a) o cara tem que ser gay
b) o cara tem que alugar um filme gay
c) ele tem que ser fisicamente atraente para mim

Problema número 2
Se ele for um homocara vai ficar com vergonha de mostrar que alugou um filme gay, vai procurar ser atendido pela Téia ou pela Ju, nunca por mim, com medo de ouvir algo como: "mano! tu é viado?" da minha parte. (ok ninguém falava "mano" naquela época mas você entendeu)

Então comecei a prestar atenção em todos os homens que entravam na seção de filmes eróticos.
a) é bonitão?
b) pegou um filme?
Atropelo as meninas e entro na frente dele no balcão de atendimento.
Pego o filme de suas mãos.
a) é um filme de homens com mulheres
b) é um filme de mulheres com mulheres
E lá se vai o meu sorriso.
ou
c) é um filme gay

2ª FASE
Então tá, ele é bonito, ele pegou um filme erótico gay, vamos em frente.
Não importa que filme ele pegou, pode ser "curtindo os rapazes adoidado" ou "top gay homens indomáveis", não interessa, apenas olhe para o filme e diga:
-Hum esse filme é uma droga (nunca o vi, ou vi e gostei) acho que você não ia gostar dele.

Problema número 3
Caras que alugam filmes eróticos na locadora querem pegar o filme e sair de lá rapidinho, nada de papo, ao dizer que o filme não presta você está:
a) assumindo que também é gay
b) assustando o cara, ele não quer papo e alguém mais pode estar ouvindo a conversa.
Mas se você for discreto, falar baixinho e ele te achar atraente, continuamos no jogo.

Agora volte ao começo.
O próximo passo depende do cara, se a coisa der errado acabou tudo.

Ele tem que dizer:
a) vou voltar lá e pegar outro filme então
ou
b) você pode me indicar outro filme?

Mas nunca:
a) vou levar esse mesmo (ao mesmo tempo que parece estar pensando algo como "que cara chato")
ou
b) então deixa pra lá
Homens que alugam filmes eróticos são como cervos na mata, qualquer barulho mais alto os assusta, vá com calma e não faça contato visual.

Certo, ele te pediu para escolher outro filme para ele, pegue um filme qualquer, não tem problema, mas, novamente, o próximo passo depende dele.
Aí ele vai:
a) pegar o filme e ir embora
ou
b) você quer ver o filme comigo na minha casa?

São muitos os caminhos do tipo "e se?" nesse plano e nem todos dependem de você.
Após um tempo comecei a ficar doido por sexo, comecei a pegar caras nada atraentes, comecei a sugerir o convite que eles não faziam, não mudava uma linha no plano mesmo que ele fracassasse o tempo todo, e continuava a fracassar.

O maior problema de todos.
Levou um tempo até que eu percebesse algo errado com o plano. Se um cara aluga um filme erótico é porque ele é maior de 18 anos, coisa que eu não era, eu era menor de idade, eu era chave de cadeia, todos me temiam, na minha testa se lia "transe comigo e você vai em cana", não havia como passar por cima disso. O plano acabou.

Num sábado a noite um cara entrou na locadora e:
a) ele entrou na seção de filmes eróticos
b) ele pegou um filme gay
c) ele veio na minha direção evitando as meninas
Bônus, ele era um gatão, devia ter quase 40 anos mas era do tipo garotão, como o Evandro Mesquita na época.
Respirei fundo e dei inicio ao plano.
- Olha esse filme é uma droga, acho que você não vai gostar.
- Ah, qual filme você me sugere então?
Fui com ele até a seção.
Peguei um filme qualquer.
- Esse é bem legal (mentira, era um lixo, só tinha sexo oral)
- Vou levar.
Então aconteceu, ele fez o convite, eu topei.
-Saio às oito e meia.

Eu ainda não havia terminado de entrar na casa dele e ele já estava arrancando minhas calças, me levou até um quarto com uma cama de casal. Mas passamos por ele. O quarto era dele e da esposa, ela notaria que a cama perfeitamente arrumada foi usada. Por isso ele me levou até o quarto seguinte, havia uma cama de solteiro completamente desarrumada.

Sigmund Freud analise isso:
O quarto era do filho dele, que devia ter quase que a minha idade.

Raramente ele se via sozinho em casa como naquele dia, então nunca rolou uma segunda vez. Nem com ele e nem com ninguém, o plano falhava sempre em algum ponto, era difícil ir até o final. Devo ter afugentado muitos homocaras por bancar o abusado, me lembro de quando notei que ninguém mais estava alugando filmes eróticos gays. Se o patrão descobrisse uma coisa dessas...

UMA PARTE DE HOLLYWOOD ESTÁ MORRENDO

FILMES ÉPICOS
Hoje nós podemos recriar cidades antigas como Roma em toda a sua glória usando a computação gráfica. Antigamente era preciso construir enormes cenários ao ar livre e usar telas pintadas gigantes ao fundo para dar a ilusão de profundidade. Se a coisa ficou mais fácil e mais realista nos dias atuais, onde estão os épicos romanos? O filme "gladiador" foi aclamado por trazer os épicos de volta, e "Alexandre" afundou o gênero. Hoje eles estão vivendo na tela pequena, em seriados como "Roma" e "Spartacus", e estão dando um show. Por mais que o filme "Cleópatra", com Elizabeth Taylor, seja atacado por meio mundo como um imenso fracasso, eu ainda me admiro ao ver a cena em que a rainha faz sua entrada triunfal em Roma, são milhares de dançarinos dando um show de se encher os olhos e não há um pixel digital sequer na sequência. Será possível fazer um épico que agrade ao público jovem de hoje sem apelar para cenas de luta estilo matrix?



FILMES WESTERN
Nem mesmo tendo no elenco nomes famosos como Russell Crowe e Christian Bale um filme western chama a atenção hoje. Dizem que qualquer filme que mostre uma visão relativamente preconceituosa dos índios norte americanos será processado pelos peles vermelhas atuais. Então nada de matar índios a torto e a direito certo? mas e quanto aos duelos ao pôr do sol? ao assalto a trens fumegantes e as divertidas prostitutas no andar de cima do Saloon? as perseguições a cavalo e ao famoso "essa cidade é pequena demais para nós dois"? às vezes eu acho que o mineiro de toy story 2 tem mesmo razão, houve um dia em que as crianças deixaram de gostar de cowboys e começaram a idolatrar astronautas. Esse gênero de filme já fez tanto sucesso no cinema e na tv e a moda durou várias décadas.


ANIMAÇÃO FEITA A MÃO
Branca de neve chocou o mundo, os desenhos foram parar até na tv, a Disney os transformou em verdadeiras obras de arte nos anos 1990 e aí... a Pixar aconteceu. Nada contra as animações em cgi mas substituir as animações feitas a mão não deveria ser parte do plano. Ambas poderiam ainda hoje caminhar de mãos dadas se não fosse pela péssima fase da Disney na virada do século com produções bem ruinzinhas. Agora ninguém mais está acertando a mão, mas isso é culpa dos roteiros, a técnica é antiga como o cinema mas não é ultrapassada, ela ainda pode nos encantar e muito, os primeiros minutos de "Encantada" me fizeram voltar no tempo e sorrir, em meio a tantos filmes digitais nos cinemas naquele mesmo ano. Que bom que pelo menos o Japão não foi afetado pela nova moda, personagens digitais podem ser agarrados e analisados por você, perdendo um pouco do encanto, mas aqueles desenhados a mão são apenas para seus olhos, o processo de animação em si é sempre mágico.


FILMES COM CRIANÇAS PARA CRIANÇAS
Os Goonies, garotos perdidos, a história sem fim, querida encolhi as crianças, E.T., esqueceram de mim, conta comigo... quando foi a última vez que você viu um filme infantil com um elenco infantil competente? HP e a pedra filosofal talvez? hoje as crianças nem querem saber de se juntar e viver aventuras dignas de adultos, se meter em perigos perigosos sem pedir a ajuda dos pais. Será que é a tal era do politicamente correto? as crianças de hoje vão tentar imitar os filmes? AHHHHHH segure aquele garoto antes que ele meta uma estaca no peito da vovó! a verdade pode ser essa, crianças ainda se metem em confusões mas elas não envolvem criminosos armados ou outras coisas perigosas (a menos que o filme seja brasileiro), hoje tudo é mágico e isso tá um saco, até as babás são mágicas e elas não chegam aos pés da senhorita Poppins.


FILMES MUSICAIS
Na chamada era de ouro do cinema os musicais traziam canções que ajudavam a trama a avançar, algumas tinham até diálogos no meio. Madonna tentou trazer os musicais de volta com Evita mas foi Moulin Rouge que conseguiu o feito. Mas os novos musicais estão meio forçados, músicas que são colocadas em momentos estranhos, outras que fogem da trama do filme e outras que parecem ter sido escritas na última hora e não encontram o espaço certo para serem encaixadas na história. Ainda me lembro de Meg Ryan dizendo no making of de "Anastácia" que as pessoas nos filmes começam a cantar quando estão emocionadas demais para simplesmente "falar", hoje elas começam a cantar para nos lembrar que o filme em questão se trata de um musical, por pura má vontade.


STOP MOTION
Nos salve Tim Burton, o stop motion não pode morrer. "Coraline e o mundo secreto" nos mostrou que esse tipo de animação também pode ser exibida em 3D e o 3D é a nova moda do momento certo? Mas algo está estranho, crianças cresceram com o stop motion, hoje essas crianças são adultas, logo, elas querem um filme mais adulto? Os filmes em stop motion descobriram o macabro e o estão usando muito bem. São poucos os filmes em SM com um teor mais infantil atualmente. Criar os bonecos e animá-los quadro a quadro, centímetro por centímetro por quase 3 anos pode ser um pesadelo dos grandes, mas o resultado final é tão satisfatório quanto o dos desenhos animados, eu já estudei animação e posso dizer que quando você vê o personagem que você desenhou se movendo na sua frente é como ver seu filho dando os primeiros passos, é emocionante demais.

HOMOCARAS A BORDO

Então responda a essa. Quando você viu meu blog pela primeira vez notou algo estranho nele? algo de teor, digamos, homossexual? Quando criei o blog eu achei que sua "mensagem" estaria mais do que explícita no nome, quero dizer, "cinema, homens e pipoca"? será que não está tão óbvio assim? hoje recebi os costumeiros comentários de homofóbicos que diziam que Jesus ia me mandar para o inferno. Mas havia um comentário bem interessante no meio deles, estava tão cheio de palavrões que eu o exclui, mas era bem divertido:

"Como é que é? &$%@#, você é gay? mas que *%&@$#! acompanho o blog há dois meses e não notei isso #@$% só tem viado por aqui #@%*&@$ vocês não entendem nada de cinema, só assistem broquebacki motan não sabem o que é a sétima arte só gostam de filmes com homis se #@%$&*, então vá para @%$#@&, não tem viadagem em clássicos como avatar e soldado universal, seus $%@#*& de %#@$ que &*%$#@, nunca mais piso aqui, num quero pegar aids #$%@#$&".

Agora eu já sei como foi que o Débi encontrou o Lóide...

25/08/2010

INTERROMPEMOS A PROGRAMAÇÃO

Os horários políticos na tv já estão por aí, um terror para aqueles que não tem tv a cabo em casa mas uma ótima notícia para as video locadoras, você é um daqueles que aluga um filme para ver na hora da propaganda eleitoral? Mas o que diabos é esse treco? eu já vi uma delas um dia e nem acreditei. O pessoal tem meio segundo em cena, eles dizem seu nome e seu número e tchau! e aí? o que eles podem fazer por você? não há tempo nem para promessas furadas. Na minha cidade tem um tal de Gerson que está emporcalhando tudo por aqui, seus cartazes, seus carros de som e seu maldito boneco cabeçudo "assusta crianças na rua" não dizem nada sobre o cara. E isso acontece com a grande maioria dos candidatos por aí, eles tentam nos fazer decorar seus nomes e seus números e nada mais, alguns são bastante conhecidos nos bairros onde moram, poucos são conhecidos por toda a cidade. Olha só, ideia, montar um web site, comece a divulgar o endereço www por aí e no site você pode falar absolutamente tudo sobre você, suas propostas e tal.
Esse lance de aparecer na tv por 3 segundos não dá em nada, alugue um filme que você ganha muito mais, muita gente simplesmente desliga a tv. No final das contas o brasileiro vai votar como sempre votou, no cara menos feio.

24 FILMES DE 2010 QUE VALERAM O INGRESSO E QUE VOCÊ DEVERIA TER IDO VER NOS CINEMAS

O ano ainda não acabou e os candidatos ao oscar só vão pintar nas telas em dezembro e janeiro, o ano também teve uma temporada de verão bem amena, mas em todo caso ótimos filmes pintaram nos cinemas nesses últimos 8 meses. Na lista abaixo você verá que alguns filmes nem sequer são de 2010, tem até um de 2008 no meio, estou levando em consideração a estreia nos cinemas brasileiros. Outros filmes, infelizmente, não foram exibidos em muitas salas, logo você pode ter mais de um motivo para ter perdido qualquer um deles, fica a dica, procure pelo dvd ou vá ao cinema agora mesmo.


O QUÊ?
Sherlock Holmes
POR QUÊ?
Como fã dos livros eu estava com um pé atrás após ver o trailer, mas apesar do aspecto "máquina mortífera" o filme é uma ótima aventura e o personagem dos livros está lá presente, com um pouco de humor e atitudes mais agressivas. O visual do filme é um primor digital recriando a Londres do século 19.
QUANDO?
Janeiro
ONDE?
Já está disponível em dvd e em blu-ray.


O QUÊ?
Príncipe da Pérsia
POR QUÊ?
Já se tornou a adaptação de um game mais lucrativa da história. É uma aventura bem gostosa de se acompanhar por conta de uma certa simplicidade no ar, pouco violento, roteiro meio raso, Jake Gyll-o, efeitos legais, agrada á todas as idades.
QUANDO?
Junho

O QUÊ?
Robin Hood
POR QUÊ?
O filme deixa o clima hollywoodiano de lado e nos apresenta a um Robin mais histórico, como se a lenda fosse verdadeira e perfeitamente encaixada em um certo momento da história inglesa. Lembra os épicos papa oscars dos anos 1990 e Cate ficou parecendo uma elfo por conta de seu tema musical que se repete a cada aparição de sua personagem.
QUANDO?
Maio

O QUÊ?
Toy Story 3
POR QUÊ?
É toy story, está meio sombrio e assustador, cheio de drama, parece um remake de "fugindo do inferno". Foi meio estranho ver a turma enfrentando situações nada divertidas.
QUANDO?
Junho, mas ainda está em cartaz em alguns cinemas.


O QUÊ?
Onde vivem os monstros
POR QUÊ?
Devia ganhar um prêmio pela adaptação de um livrinho que tem mais desenhos que texto. O filme é super tocante, a mensagem não é óbvia e deve ser retirada das entrelinhas do filme, logo, cada um pode entender o filme a seu modo, coisa rara de se ver.
QUANDO?
Janeiro
ONDE?
Já está disponível em dvd simples, procuro pelo blu mas parece que ainda não foi lançado.


O QUÊ?
Preciosa
POR QUÊ?
O filme mais corajoso do oscar desse ano merecia ter saído da festa com mais oscars no bolso. Revelou ao mundo um diretor e uma atriz excelentes e eles devem muito à apresentadora Oprah que apostou no filme independente e de baixo custo e o recomendou para meio mundo na tv.
QUANDO?
Fevereiro
ONDE?
Já está disponível em dvd para locação há alguns meses, o dvd para compra está para ser lançado em breve.


O QUÊ?
Meu malvado favorito
POR QUÊ?
Cansado de ver sequências? que tal algo novo? o filme é original e muito divertido, é a estreia da Universal no campo das animações em cgi. Pode dar origem à uma nova franquia em breve.
QUANDO?
Ainda está em cartaz.


O QUÊ?
Mary & Max
POR QUÊ?
Animação em stop motion feita para adultos only. É impossível não se emocionar com a história da garotinha que se corresponde por cartas com um senhor do outro lado do mundo por mais de 20 anos, ambos solitários e com problemas pessoais.
QUANDO?
Abril
ONDE?
O dvd já está sendo lançado.


O QUÊ?
Zumbilândia
POR QUÊ?
É o pulp fiction dos filmes de zumbi e nem é um filme de George Homero! A gente sabe que existem regras para se sobreviver em filmes de zumbis mas nunca nenhum filme as apresentou antes. O ritmo é dinâmico e divertido. Uma continuação já está agendada.
QUANDO?
Janeiro
ONDE?
Já está disponível em dvd para locação há alguns meses. O dvd para compra está saindo do forno.


O QUÊ?
Salt
POR QUÊ?
As muitas reviravoltas que a trama dá podem prejudicar um pouco o filme, ninguém gosta de ser feito de bobo tantas vezes seguidas, mas ainda assim é legal de se acompanhar. Angelina ainda protagoniza uma das mais legais cenas de mortes da década no final do filme. Uma sequência pode estar a caminho.
QUANDO?
Agosto, ainda em cartaz.


O QUÊ?
O mundo imaginário do Dr. Parnassus
POR QUÊ?
A trama é original e os efeitos especiais do mundo do espelho são incríveis no sentido psicodélico do bizarro. Nomes famosos no elenco são a cobertura da torta. Peca um pouco pelo final com uma revelação tão trágica que não combina com o clima mágico do restante do filme.
QUANDO?
Maio

O QUÊ?
O homem de ferro 2
POR QUÊ?
É pipoca pura mas não ofende seu intelecto. Consegue superar o filme de 2008 em muitos aspectos embora a trama seja mais leve. O clímax no final é longo e super carregado de efeitos digitais, isso lhe dá um ar de filme exibido. No final dos créditos finais há um gancho para o filme do Thor.
QUANDO?
Maio, foi o filme que abriu o verão norte americano.


O QUÊ?
Ilha do medo
POR QUÊ?
Nada de filme de terror aqui, tem um pouco de suspense numa trama cheia de mistério com o tal final Shyamalan. As locações são belíssimas, para se ver em alta definição numa tela grande.
QUANDO?
Março
ONDE?
Já está disponível em blu-ray.


O QUÊ?
Como treinar seu dragão
POR QUÊ?
A disney se ferrou ao dispensar Chris Sanders, na Dreamworks ele trouxe de volta o clima das animações feitas a mão dos anos 1990 do estúdio do Mickey e fez um filme encantador. Raramente vemos roteiros tão bons como esse nos atuais filmes em cgi não-pixar.
QUANDO?
Março


O QUÊ?
Invictus
POR QUÊ?
A mais nova jóia na filmografia de Clint Eastwood. O filme é tocante e humano. Foi mal tratado pelo oscar desse ano que não o colocou entre os 10 indicados para melhor filme ( UP? me poupe), Morgan Freeman e Matt Damon dão um show.
QUANDO?
Fevereiro
ONDE?
Já disponível em dvd e em blu-ray + dvd.


O QUÊ?
Esquadrão classe A
POR QUÊ?
Apesar dos efeitos digitais e sonoros o filme é uma aventura a moda antiga. Os personagens divertem bastante e há muita fidelidade em relação ao seriado de tv no qual foi baseado. As panteras pegam em armas na franquia missão impossível e Bradley Cooper dispensa o figurino da cintura para cima o tempo todo.
QUANDO?
Julho, ainda em cartaz em alguns cinemas.



O QUÊ?
Entre irmãos
POR QUÊ?
Metade filme de guerra, metade filme de dramas familiares. Enquanto Tobey Maguire é mantido como prisioneiro no oriente médio, sua esposa Natalie Portman recebe a notícia da suposta morte do marido e se aproxima do cunhado problemático que acabou de sair da cadeia, Jake Gyll-o. Em determinado momento a filha mais velha do casal dá um show de interpretação gritando para o pai na mesa do jantar. Remake de um filme europeu de 2004.
QUANDO?
Março
ONDE?
O dvd já está saindo do forno.


O QUÊ?
Kick ass
POR QUÊ?
O único caminho que os heróis mascarados do cinema precisavam seguir para evitar de caírem no inevitável ridículo, mas o filme não é uma sátira. É de se esperar que os novos filmes de heróis aprendam um pouco com Kick Ass e mudem um pouco sua fórmula que já está ficando meio gasta.
QUANDO?
Junho


O QUÊ?
A origem
POR QUÊ?
Ficção cientifica cabeça que pode dar sono naqueles que esperam por um filme de ação. Os efeitos digitais são legais e mais do que necessários para criar um mundo de sonhos interativos. Mais uma vez o diretor Christopher Nolan tenta te confundir no final que beira entre o feliz e o trágico, você escolhe.
QUANDO?
Ainda em cartaz.


O QUÊ?
Eclipse
POR QUÊ?
Conseguiu dar um novo gás à franquia tirando um pouco do açúcar e acrescentando mais ação. Tem menos cara de filme para meninas que os anteriores, espero que continue assim.
QUANDO?
Ainda está em cartaz.


O QUÊ?
Direito de amar
POR QUÊ?
Filme temático sem cenas apelativas e com uma bela história de um homem que resolve se matar após a morte de seu companheiro. Julianne Moore rouba a cena cada vez que aparece, está fantástica.
QUANDO?
Março
ONDE?
O dvd deve chegar às lojas em breve.



O QUÊ?
Guerra ao terror
POR QUÊ?
Meio filme meio documentário, quem poderia dizer que ainda havia material para se falar sobre a guerra no Iraque? Um toque de realismo graças às câmeras usadas e ao balançar das mesmas dão ao filme um ótimo suspense a cada bomba que precisa ser desarmada.
QUANDO?
Fevereiro
ONDE?
Já disponível em dvd, duas versões, e em blu-ray.


O QUÊ?
Pecado da carne
POR QUÊ?
Em Jerusalém dois homens dão inicio a uma colorida amizade que cria problemas para ambos. Aaron é casado e seus vizinhos não estão gostando de ver que o cara está passando boa parte de seu tempo com um estudante que chegou a cidade e foi hospedado por ele num quarto em cima de seu açougue. Sexo e religião batem de frente num temático gay com um final meio previsível caso você já tenha visto temáticos demais.
QUANDO?
Abril


O QUÊ?
Uma noite fora de série
POR QUÊ?
O maior atrativo dessa comédia? ela se parece com uma comédia das antigas, não tem aquele humor forçado, o casal principal lava sua roupa suja, tentando salvar o casamento, enquanto fogem de criminosos que os confundiram com outro casal. Mark Walhberg é apenas decorativo no filme, por isso está sempre semi nu.
QUANDO?
Abril