15.3.20

em cartaz - 1917


Não temos mais filmes novos. Os cinemas vão segurar as pontas com estreias antigas. Ainda dá tempo de pegar a ressaca do Oscar. O filme 1917 ainda está no pedaço. Escrito e dirigido por Sam Mendes, o filme concorreu a 10 estatuetas e levou três, fotografia, mixagem de som e efeitos especiais. Esse último foi bem merecido. 1917 me lembrou de ''Festim diabólico'' (Alfred Hitchcock, 1948), a ideia do diretor era fazer o filme todo numa única tomada, mas os rolos de filme da época só gravavam 30 minutos no máximo. Para fazer a troca de rolos, o diretor fazia alguém passar bem perto da câmera. Sam Mendes usou efeitos especiais para trocar de cenários, às vezes você percebe o truque, muitas vezes não.


FUGINDO PELA TANGENTE
 
 
Abril de 1917, dois soldados ingleses, Blake e Schofield, recebem uma missão: atravessar o campo inimigo (segundo o comandante, os alemães recuaram) e chegar num local onde outro batalhão está acampado. Esse batalhão deve ser impedido de avançar contra o inimigo porque os alemães montaram uma armadilha mais à frente. O irmão de Blake está lá, e a mensagem tem que chegar rapidinho. Os dois terão poucas horas para cruzar um longo e perigoso percurso. O filme está em tempo real, os efeitos especiais fazem parecer que se trata de uma única tomada, mas há tomadas longas de verdade no meio. Assistir esse filme é como jogar vídeo game, você tem a sensação de estar andando por um mundo aberto, visualmente é um espetáculo. O filme tem muita ação, tensão, e alguns sustos. Te coloca no meio de uma guerra de verdade.
 
 
FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2019
PAÍSES: eua, reino unido, índia, espanha, canadá
DURAÇÃO: 1h 59min
ELENCO: Dean-Charles Chapman, George MacKay, Colin Firth e Mark Strong
ESTREIA BR: 23 de janeiro de 2020
PRÊMIOS:  vencedor de 3 Oscars




6 comentários:

Silas M. disse...

Bom...
Gosto é igual Cadastro Único cada um tem o seu. Só para constar, o filme é de fato visualmente muito legal, mas é chato, muito chato...

Gilberto disse...

Ainda bem que o Corona não veio em 2019 ne? Imagina a quantidade de pessoas que pegariam o vírus numa sessão de Vingadores...

Gilberto disse...

Eu sou azarado demais, como já disse algumas vezes antes, moro em uma aldeia presa no século XV que tem só um cinema que passa só o mesmo tipo de filme (blockbuster) tudo dublado, quando venho passar as férias em SP acontece a merda de uma pandemia global.

Anônimo disse...

Queria muito ver na tela grande mas parece que o corona não vai deixar.

Anônimo disse...

Esse filme na Sala Imax e algo incrível alias Alessandro você já frequentou esta sala no espaço daquele banco?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Sim, já visitei essa sala Imax no começo. Nos últimos anos só dava 3D dub ou pior, 3D leg, aí fui desistindo.