8.5.18

livro - OS 13 PORQUÊS


O seriado é baseado num livro? Então prefiro começar pelo livro. Apesar de ter gostado do livro, não tenho planos de colocar o seriado na minha agenda. Tenho coisas muito mais antigas para ver antes (TVD por exemplo, acabou no ano passado e eu ainda não vi a última temporada. Quer mais siglas? TBBT, TWD, CZO, G, BLL, GOT ... tudo atrasado).
Ok então, o livro. Achei a ideia sensacional, um capítulo melhor que o outro, a tensão vai aumentando, a leitura prende você, não dá vontade de parar. Eu já conhecia parte da trama. Um rapaz recebe pelo correio uma caixa de sapatos com sete fitas K7. Uma estudante, que se matou há alguns dias, gravou essas fitas. Ela conta sua história, era nova na cidade, foi vítima de um boato maldoso na escola, sofreu bullying ... e no final resolveu se matar. A caixa precisa ser passada adiante, todas as pessoas, que levaram a moça a tomar essa decisão, receberão as fitas em algum momento. 
O livro acompanha apenas o adolescente Clay Jensen. Ele conheceu a moça mas não sabe por que está em sua lista negra, ele é uma das 13 razões pra ela ter se matado? Como assim? Ao longo da noite, ele vai atravessar a cidade ouvindo os segredos da pobre Hannah Baker. Sempre desejando poder mudar o passado.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: thirteen reasons why
ANO: 2007
AUTOR: Jay Asher
PÁGINAS: 255
EDITORA: ática



2 comentários:

Fernando F. disse...

Vi a série, não li o livro. Achei caro professor pra um livro tão curtinho. Mas a história se passa em uma única noite? Pqp! ObClay da série passa dias enrolando pra ouvir tudo. Vc pode assistir a segunda então heheheheh

Lucas disse...

Foi dos poucos casos em que achei a adaptação melhor que o original.
Talvez por eu ter feito o caminho inverso série-livro, mal consegui aproveitar o livro. A história é levemente diferente, e tem mais dinâmica na série De verdade detestei o livro