24.2.11

7 COISAS EM MATRIX QUE NÃO FAZEM SENTIDO ALGUM

1- NEO É O ESCOLHIDO, NEO NÃO É O ESCOLHIDO
Segundo o Oráculo, há uma diferença entre ser e querer ser o escolhido, trilhar ou não esse caminho. Mas ela diz que Neo não é o escolhido, embora saiba muito bem que ele é sim. O que a mulher quis dizer é: você AINDA não é o escolhido. Mas o filme, querendo criar uma aura de mistério, não foi tão claro. E por conta disso, após o término do filme, o Oráculo ficou com cara de mentirosa barra charlatã.

2- BEIJO DE NOVELA
Persephone decide ajudar Neo e seus amigos, mas ela quer um beijo em troca. Ok, então certos programas dentro da matrix possuem uma certa curiosidade a respeito da natureza humana. Mas aquilo não faz sentido. A moça poderia, simplesmente, seduzir qualquer outro humano dentro da matrix para matar sua curiosidade. Bem, essa cena acima não está no filme, na verdade Persephone não nos dá maiores explicações, ela quer o beijo e pronto, o motivo eu apenas deduzi. No filme a cena ficou parecendo coisa de novela, escrita apenas para provocar risos na platéia (me lembro muito bem que isso funcionou) e para deixar Trinity com ciúmes, dando uma chacoalhada no namoro da moça com Neo.

3- TUDO EM FAMÍLIA
Algumas pessoas costumam condenar o incesto praticado pelos deuses. Deve-se levar em conta que eles não tinham outra opção, não havia mais ninguém por perto após a criação do universo. Sempre que um "Neo" (Keanu é o sexto Neo) entra na fonte da matrix, ele liberta um punhado de pessoas (16 mulheres e 7 homens, nunca muda, faz parte de sua programação) e dá inicio à uma nova Zion. É muito pouca gente, mas a população de Zion cresce, chegando a 2000 pessoas, em poucos anos. Casamentos entre primos são permitidos?

4- NÃO FAZIA PARTE DO ACORDO
Neo prometeu destruir o vírus Smith, em troca as máquinas deixariam os humanos de Zion em paz, por um tempinho. Ele deveria ter aproveitado a chance para acabar com a guerra de uma vez por todas, uma vez que a trégua, que surgiu no final da trilogia, é apenas temporária. Depois que Neo se juntou à fonte da matrix (pela sexta vez) as máquinas libertaram alguns humanos, isso não fazia parte do acordo, quem eram esses humanos?

5- A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE
Desde o primeiro filme a gente torcia por Neo e por seus amigos. Um dia as máquinas seriam derrotadas. Mas aí pintou o terceiro filme. Neo e Trinity encontram a ilha das máquinas. Elas são gigantescas, e há zilhares delas por todo canto, em vários tamanhos e formatos. Quando eu vi o tamanho do poderio militar das máquinas pensei: nunca que um punhado de humanos, numa caverna, irá retomar a posse do planeta. Notei naquele momento que a trilogia não ia ter um final feliz. E alguns desses humanos ainda usam a matrix como entretenimento. Cadê o vírus de computador de "independence day"?

6- O SUPERMAN
Keanu é um Neo diferente de todos os outros. Quando ele se fundiu ao agente Smith no primeiro filme algo aconteceu. Smith se tornou poderoso e Neo também. Ele conseguiu trazer Trinity de volta à vida de dentro da matrix. E, do lado de fora, passou a controlar as máquinas com a mente. De onde surgiu esse poder? todos os outros 5 Neos faziam isso também? por que as máquinas não dão a mínima para esse poder? Neo poderia destruir todas elas com um aceno de mão! Mas ninguém faz nada vezes nada.

7- WHO'S BAD?
Ok, isso não faz parte da índole de um herói, mas vamos lá. Neo se recusa a ajudar as máquinas, o vírus Smith toma conta da matrix, o mundo das máquinas está em perigo. Em nenhum momento fica claro se Smith pode causar danos para as máquinas do lado de fora da matrix. Controlando a matrix ele controla o fornecimento de energia, as máquinas deixariam de funcionar. Elas poderiam puxar a tomada da matrix antes da transição de poder. Ok, bilhões de humanos presos na matrix vão morrer (ou serão simplesmente despertados), as máquinas ficam sem energia, é o caos, mas o pessoal em Zion vai sobreviver. Um sacrifício de bilhões de humanos para salvar apenas 2000 deles, mas esse pequeno grupo dará continuidade à raça humana...

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

veja a trilogia de matrix em 6 minutos

http://www.youtube.com/watch?v=cCk82oMBGF8&feature=player_embedded

André disse...

Tentarei ajudar:

1) Neo não era o escolhido - ainda. O Oráculo diz que ninguém pode dizer quem é ou não o escolhido, a pessoa precisa se sentir assim - como o amor (de Trinity, por exemplo).

2) Perséfone explica que queria se lembrar de como era assim que ela e Merovíngio chegaram na Matrix - ela é uma "deusa", natural tentar seduzir a um "deus" (Neo).

3) Sim.

4) A Matrix precisaria libertar os humanos que "despertassem", do contrário eles seriam um risco para a trégua. A Matrix é uma entidade de palavra - ao contrário dos humanos.

5) Sim, era impossível derrotar o exército das máquinas - essa é a idéia.

6) Não fica claro quais os poderes dos demais escolhidos, mas Neo não poderia destruir todas as máquinas - mesmo a passagem pelas defesas da Cidade das Máquinas exauriu suas forças, forçando ele e Trinity a subirem acima das nuvens.

7) Neo diz à Fonte que Smith se espalharia por tudo, e o Oráculo explica que ele não irá parar até consumir a tudo - mundo das máquinas, Matrix e Zion.

Abraços.

Arthur Beaverhousen disse...

durante o interlude dos shows da atual turnê dos Backstreet Boys (que estão no Brasil) foi mostrado videos com montages dos filmes: Velozes e Furiosos (Howie), Clube da Luta (A.J.), Encantada (Brian) e Matrix (Nick). Em cada curta um dos integrantes assumia o papel de um personagem no filme.

ficou bem legal...

Marcelo Doni disse...

So sei que matrix e comparado ao "O mito da caverna do filósofo Platão"