1.4.10

SOM, VOLUME E DOIS OUVIDOS FUMEGANTES

Havia essa folha de papel colada na porta de vidro do cinema " filme com som digital". Eu já havia visto "a ameaça fantasma" várias vezes na semana anterior em alguns cinemas da capital, mas resolvi conferir esse tal de som digital anunciado numa sala de cinema de minha cidade. Eu já não ia muito com a cara dessas novas salas dentro de shoppings que acabaram por fechar os cinemas de rua no centro, mas estava começando a gostar delas. Hoje as salas são da "moviecom" e eu não entro lá de jeito nenhum, parecem poltronas colocadas dentro de uma garagem.
Mas em 1999, antes da era de terror do moviecom na minha cidade, eu costumava frequentar as salas daqui de vez em quando e esse tal de 'som digital' num star wars me chamou a atenção. A sala estava lotada, só consegui lugar na primeira fileira de poltronas, em baixo da tela. E adivinha só, os efeitos sonoros sequer passeavam pelo recinto, tinham uma aparência de 'mono'. O volume estava exageradamente alto, foi isso que fizeram? aumentaram o volume? isso é som digital? consegui ouvir pessoas próximas a mim reclamando do volume, ninguém estava suportando aquilo.
Faz pouco tempo eu estava vendo um filme no cinemark e , em momentos de silêncio (o filme era um drama) eu podia ouvir Avatar na sala ao lado. Ok, não se pode evitar de se construir salas encostadas em outras mas as paredes não deviam ser à prova de som? "assisti" dois filmes pelo preço de um nesse dia. Era fácil ouvir os militares atirando nos Na'vi enquanto Preciosa lia sua redação na frente da classe.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Nesta semana toda a sala de cinema tremeu com os efeitos sonoros de "como treinar seu dragão" em IMAX, fiquei imaginando se as pessoas nas salas adjacentes estavam ouvindo aquilo. Será que os cinemas poderiam, se possivel, colocar os filmes barulhentos em salas próximas umas das outras e deixar as comédias, dramas e romances em salas afastadas?