22.4.10

cinema homens e pipoca apresenta

OS SIMPSONS - EDIÇÃO ESPECIAL


MATT GROENING
Aguardando na sala de espera dos executivos do estúdio Matt Groening estava nervoso, de repente sua tira de humor com seu pobre coelho azarado não parecia ser tão boa assim para se transformar em desenho animado. Faltando poucos minutos para ser chamado e apresentar sua ideia ele decidiu inventar outra coisa no último minuto, pensou em sua família, em seu pai Homer, sua mãe Marjorie e em suas irmãs Lisa e Maggie. Sugeriu então uma serie de desenhos sobre uma família americana típica, acrescentou um menino chamado Bart, e não Matt, e pequenos curtas começaram a ser produzidos para as chamadas comerciais do programa 'the Tracey Ullman show', logo os desenhos se transformaram numa serie de tv no horário nobre, algo que não acontecia desde 'os Flintstones'. Duas décadas depois a serie continua no ar, depois de receber muitos prêmios, tratar de assuntos polêmicos, ganhar uma estrela na calçada da fama e um longa metragem nos cinemas. Se tornou um ícone da cultura moderna e blá blá blá morra Flanders D'OH!

OS PERSONAGENS
No inicio ninguém poderia dizer que a serie iria durar 20 anos, por isso, em suas primeiras temporadas, alguns fatos do passado dos personagens possuem datas e suas idades são reveladas. Com o passar do tempo isso teve que mudar, Homer, por exemplo, passou dos 34 para os 36 e depois passou dos 40, hoje sua idade não é mais mencionada e sua adolescencia foi recolocada nos anos 1990, antes era na década de 1970. Marge chegou a completar 34 anos num episódio, Maggie 1 ano e Lisa 8. Episódios de aniversários sempre são exibidos mas as crianças agora se mantêm na idade de: Bart 10, Lisa 8 e Maggie 1. Por conta da longa duração da serie os roteiristas já transformaram a idade dos personagens em piadas, o senhor Burns por exemplo já passou dos mil anos.

HOMER SIMPSON
Homer J. Simpson (o J é de Jota) nasceu na década de 1960, sua mãe, Mona, se tornou uma criminosa procurada após destruir um laboratório de germes e partiu para longe, seu pai Abraham Simpson o criou sozinho depois de dizer a Homer que a mãe havia morrido. Homer conheceu seu melhor amigo Barney Gumble ainda na infância e o ensinou a beber, também brincou com Carl , Lenny e o garoto feio italiano Moe. Em 1974 conheceu Marge na escola e os dois começaram a namorar, ela engravidou quando eles se esconderam no moinho de vento do mini golfe e os dois tiveram que se casar. Foi ficando cada vez mais idiota com o passar das temporadas, embora dois episódios tentem explicar sua estupidez com um lápis de cera no cérebro ou através do gene da família Simpson. Reencontrou sua mãe duas vezes, seu irmão bastardo Herbert e sua irmã inglesa. Seu arqui inimigo é Frank Grimes , tem 4 pontes de safena, adora torresmo, odeia a cidade de Nova Iorque e já teve inúmeros empregos. Trabalha na usina nuclear de Springfield como inspetor de segurança no setor 7-G.

MARGE SIMPSON
Marjorie Bouvier é a filha caçula do sr. Bouvier, um aeromoço, e tem duas irmãs mais velhas, Patty e Selma, é fã de Ringo Starr e costumava pintar quadros dele antes de se tornar uma dona de casa. Por pouco não namorou Artie Ziff, um amigo do colégio, ela o trocou por Homer e anos mais tarde descobriu que Artie havia se tornado milionário. Marge tem problemas com jogos de azar e é o pilar que mantêm a família Simpson em pé.

BART SIMPSON
Matt Groening queria criar um garoto tipo Dennis o pimentinha que realmente fosse uma ameaça (no original "Dennis a ameaça"). Bartholomew Jo-Jo Simpson, também conhecido por suas pichações como "el Barto" já roubou carros, destruiu a escola, sua casa, colocou toda a cidade em perigo, passa trotes por telefone para o bar do Moe, já foi parar em reformatórios e escolas militares, decapitou a estátua do fundador da cidade, sabe usar armas de fogo e fazer ligações diretas em carros, fez a cidade perder a chance de sediar as olimpíadas, tem seu próprio advogado, trabalhou num bordel, já sentiu atração física pelo melhor amigo, seu arqui inimigo é o Sideshow Bob, só tira nota baixa na escola, tem uma longa ficha policial e traumatizou muitas babás, pôs fogo na gravata do pai quando tinha 10 minutos de vida, sua primeira palavra foi "ai caramba" quando pegou os pais transando no quarto, seu melhor amigo é o Milhouse.

LISA SIMPSON
Budista, vegetariana, intelectual, adora pôneis, toca saxofone, só tira dez na escola, participa de todo tipo de protestos contra a usina nuclear, contra a homofobia e contra o uso de peles de animais no mundo da moda. Com o passar do tempo foi se tornando uma menina de QI bem elevado para alguém de 8 anos, seu primeiro beijo foi com Nelson Muntz, sua primeira palavra foi "Bart", seu gatinho branco Bola de neve morreu antes do seriado começar, ela ganhou um segundo gato, Bola de neve 2, desta vez preto, na primeira temporada. Suas melhores amigas na escola são Jenny e as gêmeas Sherri e Terri, é a aluna favorita da srta. Hoover.

MAGGIE SIMPSON
Com apenas 1 ano de idade ela consegue entender a todos ao seu redor, mas ninguém a compreende, ela ainda não sabe andar mas já salvou a vida do irmão e do pai. Atirou acidentalmente no sr. Burns, sempre que brinca com seus bloquinhos escreve algo mas ninguém nota. Seu arqui inimigo é o bebê com uma sobrancelha só, sua primeira palavra foi "papai", na voz de Elizabeth Taylor, mas ninguém a ouviu.


VOVÔ SIMPSON
Abraham Simpson esteve na primeira e na segunda guerra, partes de seu corpo são implantes, criou um super tônico revitalizante décadas antes do viagra e o tomou engravidando acidentalmente a esposa, teve um caso com uma mulher antes do casamento com Mona e teve um filho bastardo, durante a guerra engravidou também uma mulher na Inglaterra. Mora na casa de repouso de Springfield com o amigo Jasper, Hans Moleman e mais dois idosos fixos que ainda não tem nome e já se apaixonou pela sra Bouvier, seu flashback mais antigo é de 1919.

PATTY E SELMA
As irmãs de Marge moram juntas num condominio para solteiras. Patty (com um brinco triangular) optou pelo celibato depois de adulta, teve um rápido caso com o diretor Skinner e depois se assumiu lésbica. Selma (com o cabelo repartido) gosta dos filmes 'loucademia de policia', sempre desejou encontrar um marido, se casou com o falido ator Troy Mc Clure, com Sideshow Bob, com Disco Stu, com o advogado Lionel Hutz e com o vovô Simpson, seu nome completo atual é Selma Bouvier Terwilliger Hutz McClure Stu Simpson, tem um iguana chamado Jub Jub que herdou de uma tia e adotou uma menina chinesa. Tanto Patty quanto Selma idolatram o McGyver e odeiam o Homer.

FAMÍLIA FLANDERS
Ned Flanders é filho de dois pais que não acreditavam em disciplina mas não conseguiam aturar o endiabrado Ned em casa. Depois de passar por um novo tipo de terapia para curar crianças malcriadas Ned aprendeu a segurar sua raiva dentro de si. Se tornou cristão e se casou com Maude, ele já morava na 'Alameda sempre verde' antes de Homer e Marge se mudarem pra lá. Tem dois filhos, Todd e Rod, vai á igreja todos os domingos e segue a biblia ao pé da letra, até mesmo as coisas que se contradizem. Deixou de ser farmacêutico e abriu uma loja no shopping chamada Canhotoriun, para pessoas canhotas como ele. Maude morreu na 11ª temporada quando caiu de uma arquibancada, depois de dois casos amorosos Ned, com 60 anos e cheio de músculos, continua sozinho.

O BAR DO MOE
Moe Szylak é o dono do bar favorito de Homer, Barney, Lenny e Carl, aqueles dois bêbados á esquerda não possuem nomes mas estão sempre presentes no balcão. Moe já foi ator no seriado 'os batutinhas' e também lutador de boxe, é apaixonado por Marge e vive metido em todo tipo de negócio ilegal.

SR. BURNS E SMITHERS
Charles Montgomery Burns já teve duas origens diferentes mostradas, ambas ambientadas nos primeiros anos do século 20, em todo caso acabou ficando rico. Dono da usina nuclear de Springfield e vilão mor do seriado desde sua primeira aparição. Vive esquecendo quem é Homer Simpson, tem uma mãe ainda viva e mais de cem anos de idade (já teve 81 e depois 104, depois mais de mil só de brincadeira). Está sempre acompanhado por seu empregado faz tudo Waylon Smithers. Smithers era negro no inicio do desenho e tinha um cabelo azul, depois que alguns personagens passaram por algumas reformulações ele mudou de cor. Algumas piadinhas sugeriam que sua dedicação ao sr. Burns era meio suspeita, anos depois os roteiristas resolveram tirar Smithers do armário de uma vez. O pai dele trabalhou para o sr. Burns quando Smither ainda era um bebê, depois de sua morte acidental seu corpo foi parar na represa da cidade onde foi encontrado pelo jovem Homer e o traumatizou.


REVERENDO LOVEJOY
Ele chegou na cidade cheio de amor no coração e aí conheceu Ned Flanders, que o segue para todo lado. Ele é casado com Helen, a mulher mais fofoqueira da cidade, sua filha Jessica está sempre aprontando porque quer chamar a atenção do pai. Já botou fogo em sua igreja uma vez e desistiu do cristianismo duas vezes.

APU E MANJULA
Apu Nahasapeemapetilon fez faculdade na Índia e foi morar nos isteites onde acabou se tornando empregado de uma das lojas da rede Kwik-e-mart, seu irmão e seu sobrinho, ainda bebê, trabalham com ele. Vive sendo assaltado pelo ladrão Cobra e pelos garotos encrenqueiros da escola, Jimbo, Dolph, Kearney e também por Nelson Muntz. Tentou fugir de um casamento arranjado pelos pais mas se apaixonou por sua prometida Manjula, anos depois eles tiveram oito filhos de uma só vez.

O CARA DOS QUADRINHOS
Seu verdadeiro nome foi dito apenas uma única vez, Jeff Albertson, dono da loja 'o calabouço do andróide' ele vende gibis além de ser viciado neles. Já teve um caso com a mãe do diretor Skinner e quase se casou com Edna Krabappel.

DR. HIBBERTS E DR. NICK RIVIERA
Quando está acompanhado da família o dr Hibberts é uma sátira de Bill Cosby e seus filhos, é o médico da família Simpson. Mas se você estiver com pouca grana e não quiser ouvir perguntas, pode procurar o dr. Nick (oi dr. Nick), ele faz de tudo, até operação de mudança de sexo com seu suspeito diploma mexicano de medicina.

CHEFE WIGGUM, TONY GORDO, PREFEITO QUIMBY
Clancy Wiggum, casado com Sarah e pai de Ralph, o menino mais bobo da escola, é o pior policial do mundo. Sempre acompanhado por seus dois amigos Eddi e Lou que em muitos momentos são mais espertos que ele mas que não podem desobedecer ordens do chefe. Tony Gordo é o chefe da máfia da cidade, tem negócios com a policia e também com o prefeito Diamond Joe Quimby. O prefeito está sempre acompanhado por uma mulher que nunca é a sua esposa, em público ou em moteis.

SUPERINTENDENTE CHALMERS, DIRETOR SKINNER E EDNA KRABAPPEL
O superintendente Chalmers é o responsável pela escola primária de Springfield onde Seymour Skinner é o diretor (melhor não falar nada sobre seu passado). Skinner já teve um longo caso com a professora de Bart, Edna Krabappel, ela já dormiu com todos os homens solteiros da cidade na tentativa de achar um marido. Na escola também trabalham o zelador Willie, a professora de Lisa Srta Hoover, o professor de música sr. Largo e a merendeira Dóris que às vezes também é a enfermeira da escola. O maluco e viciado Otto é quem dirige o ônibus escolar.

OUTRAS CRIANÇAS DA ESCOLA
Milhouse, Lewis, Martin Prince, Jimbo Jones, Database, Ralph Wiggum, Sherri e Terri, Jenny, Wendell, Uter, Nelson, Dolph e Kearney , com seu filho. Todas as crianças da cidade podem ser encontradas nessa escola. Apenas Kearney, Database, Dolph, Lewis e Wendell não possuem pais presentes na serie.

KRUSTY E OUTROS ASTROS DA TV
Hershel Schmoeckel Krustofski é o palhaço Krusty no show favorito das crianças. Ele apresentava o show ao lado de Sideshow Bob que tentou incriminá-lo, algo que hoje não é tão difícil de se fazer, Krusty vive metido em coisas ilegais. Sideshow Mel tomou o lugar de Bob no programa em seguida. É no programa do Krusty que o desenho Comichão e Coçadinha é apresentado. Kent Brockman apresenta o telejornal e o Vigilante Mexicano (vestido de abelha) um seriado de humor, às vezes ambos estão no mesmo canal que Krusty, outras vezes são concorrentes.

TROY McCLURE E LIONEL HUTZ
O falido ator Troy McClure (que você deve se lembrar de alguns filmes) e o advogado Lionel Hutz tinham a voz do talentoso Phil Hartman, quando o cara foi morto pela esposa os personagens foram cortados da serie em respeito a ele. Uma pena, vou sempre me lembrar de Troy com no musical do planeta dos macacos, muito engraçado. Outros personagens que deixaram o seriado foram: dr. Marvin Monroe e o cantor de Jazz Murphy gengivas sangrentas


OUTROS MORADORES DE SPRINGFIELD
E aí está o caipira Cletus, casado com sua irmã barra esposa Brandine e seus vários filhos. Bill e Marty são os locutores da rádio KBBL. Herman, com um único braço é o dono da loja de armas. Gil é o eterno desempregado local. O garoto das espinhas também vive mudando de emprego. Pete McCallister é um velho capitão que mora numa casa barco e é dono do restaurante 'o holandês fritador'. O professor Frink é o maior inventor da cidade. Disco Stu não muda seu visual desde a década de 1970. Dredrick Tatum é o maior lutador de boxe de Springfield, já foi preso por agressão e odeia a cidade. Akira é dono de um restaurante japonês. Rainer Wolfcastle é o famoso ator dos filmes de McBain. A velha dos gatos está sempre jogando gatinhos nas pessoas. Kang e Kodos são os aliens convidados especiais dos episódios de dia das bruxas.

SPRINGFIELD
A cidade foi fundada por um ex pirata chamado Jebediah Obadiah Zacharian Springfield, que matou um urso com as próprias mãos segundo alguns historiadores em 1838, ou foi morto por um urso em 1838. Na cidade você encontra lugares como o cinema Asteca, a cervejaria Duff, a garganta de Springfield, os estúdios do canal 6, os estúdios de Roger Meyers filho do criador de Comichão e Coçadinha, o monte Springfield, o limoeiro de Springfield, a usina nuclear, o boliche, o mini golfe, o prédio da prefeitura, o Krusty burguer, o bar do Moe, o Kwik-e-mart, o mercado monstro, o clube de campo, a casa de burlesco, o asilo de Springfield, o estádio dos Isótopos e muitas outras atrações.

PROPAGANDAS E PRODUTOS EXCLUSIVOS
A cidade de Springfield pode viver isoladamente do restante do mundo, existem coisas por lá que você não vai encontrar nem mesmo na cidade vizinha de Shelbville com seus hidrantes amarelos. Como a cerveja Duff e seu mascote o Duffman (um de seus intérpretes era gay), a boneca Malibu Stacy, o cigarro Laramie, o gibi do Homem Radioativo, produtos do palhaço Krusty, o refrigerante Buzz cola e que tal esse mini bebedouro dos Simpsons que traz o peixinho Piscadela boiando dentro dele?


AS VOZES POR TRÁS DOS PERSONAGENS
DAN CASTELLANETA
(HOMER, VOVÔ SIMPSON, BARNEY, PREFEITO QUIMBY, KRUSTY,ZELADOR WILLIE, DEMAIS VOZES ADICIONAIS)

JULIE KAVNER
(MARGE SIMPSON, PATTY E SELMA, SRA. BOUVIER)


NANCY CARTWRIGHT
(BART SIMPSON, RALPH WIGGUM, NELSON MUNTZ, TODD FLANDERS, MARTIN PRINCE)

YEARDLEY SMITH
(LISA SIMPSON)

HANK AZARIA
(MOE, APU, WIGGUM, PROFESSOR FRINK, DR. NICK, CARA DOS QUADRINHOS E DEMAIS VOZES ADICIONAIS)

HARRY SHEARER
(SKINNER, BURNS, SMITHERS, NED FLANDERS, LOVEJOY, OTTO E DEMAIS VOZES ADICIONAIS)



30 EPISÓDIOS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

EM MARGE CONFIAMOS
SUPERCALIFRAGILESPIRALIDOSO
HOMER CAMINHONEIRO
30 MINUTOS SOBRE TÓQUIO
HOMER TAMANHO FAMÍLIA
UM PEIXE CHAMADO SELMA
QUEM MATOU O SENHOR BURNS?
O TARADO HOMER
E COM A MAGGIE JÁ SÃO TRÊS
A CIDADE DE NOVA IORQUE VS HOMER SIMPSON
LISA A CÉTICA
MILAGRE DE NATAL
O INIMIGO DE HOMER
EMPATE DE TITÃS
LISA UMA SIMPSON
HOMER ASTRONAUTA
BART RADIALISTA
LISA E A BONECA FALANTE
ARQUIVO S
MARGE CONTRA O MONOTRILHO
HOMER O PALHAÇO
CHAMANDO OS SIMPSONS
PROBLEMAS EM CASA
PAPAI MUITO LOUCO (foto)
A 1ª PALAVRA DE LISA
COMO CASEI COM MARGE
BANCANDO A BABÁ
O URSINHO
MARGE NÃO SE ORGULHE
E
BART O DESTEMIDO
(mais conhecido como "aquele em que Homer cai do penhasco")

15 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Todos os dados sobre o seriado e sobre os personagens foram tirados de... LUGAR NENHUM!
Como fã incondicional dos Simpsons desde que eles estrearam no brasil eu conheço tudo sobre a serie, nunca deixei de ver uma única temporada sequer,gravei muitos episodios em fita e depois comprei os dvds, foi uma edição especial feita pela memória.

Paulo A disse...

Parabéns por todo o trabalho ai de selecionar de memória e ir ligando perfis e fatos!
seu post tá perfeito

tava aqui zapeando entre seus últimos 'updates' quando vi esse dos simpsons. admito que não ia parar pra ler tudo já que eu to cansado um pouco de ficar aqui no pc, mas... fui lendo... lendo... ateh chegar nos "episódios que vc precisa assistir". e, it's over, rs. MTO BOM

Coleciono dvds também mas ainda não comprei nenhuma temporada deles. Quando puder já compro todas ou metade de todas logo de cara. Tenho um amigo que é fã do desenho, e tem as temporadas, vo passar o link do teu blog pra ele ler ;]

bom, excelente quase-fds pra vc
saudações de campinas, rs
abraço

Luiz Fernando disse...

Cara vc é incrivel!!1
Só falta ser solteiro, ativo e bem dotado...

Pronto falei!!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi paulo

é melhor você se apressar, a cada dia vai ficando mais dificil de se encontrar as primeiras temporadas nas lojas, 12 delas já foram lançadas em dvd e a 20ª temporada saiu no mês passado para comemorar os 20 anos da serie, logo, já são 13 caixas para você comprar

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi luiz

acho que vou ficar te devendo uns milimetros, tem problema?

Anselmo disse...

Mais uma mostra do nível de compromisso e dedicação para com os leitores, que só comprova a paixão do Alessandro pelo que faz. Outra vez impressionado, outra vez excelente trabalho!

Anselmo disse...

Me acabo de rir com esses comentários!!!
R. acorda, tão querendo furar teu olho!! Rsrsrsrs!!

Carlos Saraiva disse...

Muito legal, mas acho que o Mulhouse deveria ter um verbete só dele.Ele começou como um "escada" pro Bart mas acabou evoluindo. E uma sugestão: que tal fazer uma lista das pessoas reais que apareceram nos Simpsons?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi carlos

essa lista seria enorme e eu nem tenho as temporadas 13 a 19 que ainda não foram lançadas em dvd, seria dificil listar todos, mas eu já falei da participação da xuxa e do pelé aqui no blog

Anônimo disse...

Ai Caramba! Fazia um tempão que não entrava no Blog (2 dias)e ta cheio de novidades que me agradam muito! Antes de Tudo eu amo Simpsons desde sempre.

Adorei o post Alessandro sou viciado neste seriado revolucionário e acho que este post só serviu pra eu ficar mais louco ainda por vc ainda.

Mas se tratando de um seriado com tantos anos eu acho que ele merecia mais umas 2 edições especiais, uma falando sobre as referencias mais notórias de cinema e outra, por ser um blog temático, sobre os episódios com referencias ao mundo gay.

E já que tem tanta gente pedindo por participações de famosos no desenho vale a pena conferir este blog: http://springfieldpunx.blogspot.com/

Abç
R.

neto paes disse...

Faltou dizer que o Ned Flanders é um "pé de mesa", huauhahuahua...pelo menos é o que se vê no vídeo que o Homer fez dele enquanto ele tomava banho...

Anônimo disse...

Muito bom o seu post sobre Os Simpsons, mas queria te corrir em uma coisinha (não que eu seja especialista no assunto), mas o J do nome do Homer é de Jay (se não me engano), em um episódio ele descobre o nome do meio e entra numa onde de ser hippie.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anônimo

"jay" é "jota" em português, é o nome da letra, a dublagem brasileira estragou a piada

Kaio disse...

eu Colocaria na lista O Bob Italiano
q ´muito bom e tbm muito ngraçado

Anônimo disse...

kaio...eu tbm colocaria o Italian Bob(O Bob Italiano)é mesmo muito muito muito engraçado!!!