16.4.10

PENTALOGIA (essa palavra existe?) PLANETA DOS MACACOS

O PLANETA DOS MACACOS (1968)
Baseado num livro que começa de um jeito bem interessante onde um astronauta vai parar num planeta igual ao nosso onde os macacos governam e os humanos são os bichinhos de estimação. O filme é muito mais adulto que o livro, os macacos vivem em uma época mais atrasada, em cidades de adobe no deserto e não em grandes cidades como niuiorqui, isso porque, diferente do livro, o planeta em questão é a Terra no futuro. Charlton Heston descobre isso da pior maneira, o filme está cheio de debates religiosos e lutas entre as três classes sociais de macacos: os fortes e burros gorilas que comandam os exércitos, os espertos e pacíficos chimpanzés e os orangotangos, guardiões do sagrado e da ordem. Ficção cientifica de primeira qualidade.












DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS (1970)
A estrela do filme é o astronauta Brent, um milhão de vezes mais delicioso que Heston sem camisa, que chega ao planeta procurando pelo amigo desaparecido. Ele acaba indo parar nas ruínas de uma cidade onde humanos com poderes mentais governam enquanto veneram a mais poderosa bomba atômica já construída. O filme continua exatamente de onde o anterior parou, mas dá um fim á saga quando a bomba explode e a Terra derrete. Brent segura o filme sozinho, Zira, Cornelius e o dr. Zaius, personagens importantes do filme anterior, aparecem muito pouco.












A FUGA DO PLANETA DOS MACACOS (1971)
A franquia ganha novo gás quando Zira, Cornelius e o dr Milo voltam no tempo até 1971 na nave do Charlton Heston que Milo consertou e escapam da explosão que destruiu o mundo. Boa parte do filme é bem divertido, Zira e Cornelius viram celebridades, mas os humanos temem que o filho de Zira dê inicio ao apocalipse de 2000 anos no futuro que ela mencionou por acidente. Começa a caçada e Zira precisa tomar uma importante decisão a respeito de seu filho. O clímax no cais abandonado é bem legal, mas o macaco falante na última cena ficou tosco, editado num looping para poder articular a palavra "mamãe".












CONQUISTA DO PLANETA DOS MACACOS (1972)
Vinte anos se passaram e agora os macacos são escravos dos humanos, o filho de Zira e de Cornelius, agora chamado de César, começa a reunir os macacos e provoca uma revolta. O filme exagera na violência mostrando o quanto os humanos maltratam os macacos, mas na cena final,a cena da revolta, o filme anda meio devagar comprometendo a ação, fica difícil saber às vezes quem é que tá ganhando a luta. Alguns efeitos pirotécnicos de terceira atrapalham um pouco.











A BATALHA DO PLANETA DOS MACACOS (1973)
Continuação direta do filme anterior, agora César governa uma pequena aldeia com humanos e macacos vivendo juntos após a guerra nuclear provocada pelos humanos 20 anos atrás. Mas ao ir até uma cidade devastada pela bomba para procurar pelos tapes de Zira e de Cornelius César chama a atenção dos humanos que lá vivem, deformados pela radiação ele investem contra a aldeia de César para roubar comida e matar a todos. É o único filme da saga que tem um final feliz.












A LINHA DO TEMPO
ANO 1968 - O astronauta Taylor e seus dois companheiros passam por uma ruptura no tempo e viajam até o futuro.
ANO 1991 - Uma terrível praga matou todos os gatos e cachorros da Terra, os humanos passam a usar os macacos como bichos de estimação e mais tarde eles aprendem truques e se tornam empregados, depois meros escravos. Um dia um macaco chamado Aldo adquire a habilidade de falar e diz "NÃO" aos humanos, ele leva todos os macacos a se amotinarem.
ANO 3355 - Os macacos governam o mundo e caçam os humanos selvagens, que há muito tempo perderam a habilidade de falar após a guerra nuclear que devastou o planeta. Taylor chega e é ajudado pela Dra Zira e seu marido Cornelius a escapar da cidade e ir na direção da zona proibida, um lugar onde pode-se encontrar as ruínas da civilização humana. Taylor é capturado pelos humanos que ainda vivem lá e que agora possuem poderes mentais, eles são pacíficos mas veneram a maior bomba nuclear já fabricada em sua igreja. Brent chega pela mesma fenda temporal que Taylor atravessou e tenta encontrar o amigo. O exercito gorila invade a cidade secreta e a bomba é ativada por Taylor explodindo o planeta.

OS EVENTOS A SEGUIR MUDARAM O FUTURO DESSA LINHA DO TEMPO
ANO 3355 - Antes da explosão Zira e Cornelius fugiram entrando na nave de Taylor que o dr. Milo havia consertado, os três são atingidos na órbita terrestre pela explosão da bomba e atirados no tempo.
ANO 1971 - Zira, Cornelius e o dr. Milo chegam na terra de 1971. Milo é morto por um gorila que estava na cela ao lado. Zira abre a boca e conta aos humanos sobre o futuro, temendo que o filho dela dê inicio ao tal futuro apocaliptico o governo resolve matá-la e também a Cornelius e a criança que está por nascer. No circo de Armando, durante sua fuga, Zira pega um bebê chimpanzé e deixa seu filho no lugar dele. Ela e Cornelius são cercados e mortos.
ANO 1991 - Uma praga matou os animais domésticos e os macacos agora trabalham para os humanos em modo de escravidão. Armando leva o filho de Zira, que ela chamava de Milo mas agora Armando o chama de César, até a cidade e César é descoberto ao falar em público. Mesmo sendo caçado ele consegue reunir os outros macacos e os ensina a usar armas. Os macacos tomam a cidade e a revolução se espalha pelo mundo todo.
Os humanos começam uma guerra nuclear entre eles e quase todos morrem, os macacos sobrevivem e passam a morar com os poucos humanos que ainda restam no planeta. César quer que ambos vivam em harmonia.
20 ANOS DEPOIS - Humanos deformados pela radição descobrem a aldeia de César e travam uma guerra enquanto os macacos precisam lidar com a brutalidade de seu general, Aldo, que quer matar até os humanos da aldeia e que acidentalmente mata o filho de César, Cornelius.
600 ANOS APÓS A MORTE DE CÉSAR - Os macacos e os humanos dividem a Terra e vivem em harmonia uns com os outros, nenhuma outra guerra foi travada nos últimos seis séculos e César é venerado como um salvador por todos.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHAS TÉCNICAS

TITULO ORIGINAL: planet of the apes
ANO: 1968
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 112 min
DIRETOR: Franklin J.Schaffner
ELENCO: Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter
PRÊMIOS:indicado para 2 oscars (figurino e trilha musical)

TITULO ORIGINAL: beneath the planet of the apes
ANO: 1970
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 95 min
DIRETOR: Ted Post
ELENCO: James Franciscus, Kim Hunter, Charlton Heston (ponta)

TITULO ORIGINAL: escape from the planet of the apes
ANO: 1971
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 98 min
DIRETOR: Don Taylor
ELENCO: Roddy McDowall, Kim Hunter

TITULO ORIGINAL: conquest of the planet of the apes
ANO: 1972
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 88 min
DIRETOR: J. Lee Thompson
ELENCO: Roddy McDowall, Don Murray, Austin Stoker

TITULO ORIGINAL: battle for the planet of the apes
ANO: 1973
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 93 min
DIRETOR: J. Lee Thompson
ELENCO: Roddy McDowall, Claude Akins, Austin Stoker