16.4.10

O MELHOR E O PIOR DE JAKE GYLLENHAAL

25 TRABALHOS COMO ATOR - 1 INDICAÇÃO AO OSCAR


1- DONNIE DARKO - Um dos melhores filmes de ficção cientifica da atualidade que começa enganando você se fazendo de filme de terror e suspense. É preciso ver o filme no mínimo duas vezes para não deixar a explicação final te escapar. Jake passeia semi acordado por coisas reais e imaginárias, também chega a ponto de começar a se masturbar durante uma sessão de hipnose, cool.

2- ZODÍACO - Finalmente um papel mais adulto, como cartunista de um jornal ele é o primeiro a decifrar as pistas deixadas por um serial killer que Robert Downey Jr. começa a investigar. Baseado numa história real que, a menos que você a conheça antecipadamente, pode decepcionar no final, mas é puro David Fincher.

3- O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN - Jake faz parte do elenco principal tanto quanto Ledger, não sei de onde surgiu a estúpida ideia de indicá-lo como ator coadjuvante ao oscar, ele não é um personagem coadjuvante. Como Ledger começa o filme interpretando um rapaz de 19 anos, ganha um bigode e vai se tornando mais adulto num filme que atravessa décadas. No livro seu personagem é meio dentuço.

4- SOLDADO ANÔNIMO - Ótimas dicas de como sobreviver a uma guerra a qual você não participa, contra um inimigo que você não vê, mas é sempre possível fingir que se está numa excursão da escola. Jake passa por maus bocados mas se diverte, uma visão da guerra do Iraque que lembra bem a do Vietnã, só dá adolescentes que não deviam pegar em armas tão cedo na vida, Jake raspa a cabeça e tira a roupa.

5- ENTRE IRMÃOS - Ele aparece tão pouco no filme mas agrada bastante no papel da ovelha negra da família, tentando ser uma pessoa melhor após sair da cadeia e conseguir a aprovação do pai que só tem olhos para seu irmão Tobey Maguire, um herói de guerra. Jake se mete em encrencas ao se apaixonar pela cunhada após a suposta morte do irmão em combate, mas as cenas entre ele e Natalie Portman são ótimas, dá pra ver que o delinquente tem um bom coração, coisa que só o público percebe mas seu pai não, até as sobrinhas se apaixonam por ele.

NO FUNDO DO POÇO: Pedir para Roland Emmerich criar bons personagens em seus filmes de catástrofes é querer muito, em todos eles os roteiros são bem fraquinhos e os personagens mais fracos ainda. Em O DIA DEPOIS DE AMANHÃ eu fico sem entender que tipo de adolescente Jake faz no filme, o filho responsável e tímido se mete em encrencas com professores que não reconhecem seu intelecto superior ao mesmo tempo que dá uma de John Mc Clane em momentos de perigo e em cenas de ação, mais difícil é entender a relação que tem com o pai Dennis Quaid. Emmerich não sabe criar personagens com profundidade mas Jake poderia ter dado umas dicas ao invés de ficar dando uma de herói-nerd-relutante que só acorda quando a bateria está totalmente carregada.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Estreando um novo tipo de "5 ups e 1 down",
agora com mais fotos, eu sempre achei que esse tipo de post estava muito carente de imagens.

Novos projetos:
Além de "principe da pérsia" ele deve estrelar outros dois filmes em 2010: "nailed" e "love and other drugs",
no momento está filmando "source code" que vai estrear em 2011.

Raskholnikov disse...

Outro filme interessante do ator é "Vida que segue" (Moonlight Mile),que também tem no elenco Dustin Hoffman e Susan Sarandon.

Anônimo disse...

Pq ele tem q ser tão parecido com meu primeiro namorado?!?! Praticamnet um clone do outro.

R.

Rafael disse...

JAKE GYLLENHAAL é tudo de bom. Não sou tão critico com filmes e amo o dia depois de amanha jah vi mais de 15 vezes.
outro filme estrelado pelo jake que amo é jimmy bolha. Acho muito legal.
quando ele aparece só de cueca no finzinho do filme acho fofo demais.

abraços

Vih disse...

Certeza que "Love and other drugs" vai ser traduzido como Viciado no Amor. HASIDUHDAUADS

Anônimo disse...

Eu gosto muito desse ator. Acho-o incrível e além de ser um espetáculo da natureza. O todo poderoso não economizou em nada inclusive no caráter.

Carol's blog disse...

Concordo plenamente com vc! Amo Jake!