30/11/2010

10 ANIMAÇÕES LEGAIS QUE VOCÊ DEIXOU PASSAR

1- O GIGANTE DE FERRO
Por conta do teor pouco infantil o filme de Brad Bird (os incríveis, ratatouille) não fez muito sucesso, mas foi redescoberto pouco tempo depois e virou cult entre os adultos. A história do robô alienígena gigante, e desmemoriado, que vem parar na Terra no momento em que os americanos estão histéricos por conta do satélite russo Sputnik, tem boas doses de drama e um final tocante. Jennifer Aniston e Vin Diesel estão no elenco de vozes. A ambientação nos anos 1950 é tão perfeita que passa por cima da era do politicamente correto mostrando crianças portando armas em casa.


2- VALSA COM BASHIR
Passou pelo Brasil modestamente, mas conseguiu ser lançado em dvd por aqui, isso por conta da indicação que recebeu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, embora seja uma animação. O visual é impressionante, o making of te deixa de queixo caído. Na trama um homem tenta relembrar seu passado visitando pessoas que fizeram parte dele, mas os flashbacks se misturam à cenas surreais e a coisa fica parecendo um "sonho acordado".


3- PERSEPOLIS
Animação clássica e em preto e branco, baseada numa história real, merecia o Oscar de melhor animação do ano por ser tão superior a Ratatouille que acabou levando a estatueta. Foi exibido em poucos cinemas brasileiros mas ganhou um dvd nacional juntamente com uma versão em português do livro, em quadrinhos, no qual o filme foi baseado.


4- MARY & MAX
Uma das melhores animações de 2009, mas completamente ignorada pelo Oscar. Em stop motion, com bonecos de massinha, levemente baseado numa história real, mostrando uma menina australiana e um homem adulto norte americano que se correspondem por cartas por 20 anos. Outra animação para adultos only. Ganhou um dvd e um blu brasileiro.


5- AS BICICLETAS DE BELLEVILLE
Mais uma animação não-Disney (como todas da lista) que precisou ser descoberta através do dvd porque pouca gente a viu nos cinemas devido ao número pequeno de salas que a exibiu. Recebeu duas indicações ao Oscar e tem um visual único. Conheça a vovó Souza que atravessa o oceano para resgatar seu neto sequestrado, o filme tem poucos diálogos e um final que emociona.


6- CORALINE
Foi exibido no Brasil em cópias 3D, mostrando que animações em stop motion se dão bem melhor nesse formato que animações em CGI. O visual é bem sombrio e a dublagem está ótima, a vilã do filme pode entrar para o hall da fama das vilãs do cinema deixando certas vilãs da Disney no chinelo.


7- QUEER DUCK O FILME
O patinho gay que protagonizava curtas animados feitos especialmente para a internet, isso explica sua animação restrita, ganhou um filme onde faz sátira de muitos filmes famosos e tira um sarro de muitas celebridades, além de explorar o mundo gay nos mínimos detalhes. O mais interessante é que o único homocara envolvido no projeto é o ator que faz a voz do pato, nem por isso o filme é homo-ofensivo, na verdade é super engraçado.


8- TOKYO GODFATHERS
Cada vez que uma animação japonesa vem ao Brasil você tem que comemorar, são muitas aquelas que nunca ganham um dvd nacional, ou, ganham uma tiragem bastante limitada. E se o filme for direcionado para adultos a coisa complica mais ainda. Em Tóquio três mendigos encontram um bebê abandonado no lixo na véspera de natal e decidem encontrar a mãe da criança. Temos um homem de meia idade, uma menina e um travesti, o passado de cada um é revelado no decorrer da trama que tem um desfecho muito legal.


9- O FANTÁSTICO SR RAPOSO
Duas indicações ao Oscar, um dvd, um blu-ray, o filme mais engraçado já feito por George Clooney, com Meryl Streep e Bill Murray no elenco. Já está na hora de você ir atrás desse divertido filme. Era o meu favorito no Oscar deste ano, aí deram a estatueta para UP... (pra mim o filme acabou quando a casa do velho levantou voo, depois disso ficou infantil demais)


10- FERNGULLY
Depois que a Disney "renasceu" outros estúdios começaram a investir pesado em animações com o novo visual "a la pequena sereia". Ferngully, caso você não conheça, pode fazer você se lembrar de "avatar". De fato, avatar, ferngully e Pocahontas parecem filmes irmãos. Na trama temos uma fada que, acidentalmente, faz um humano encolher ao seu tamanho e lhe mostra, do ponto de vista dela, o desmatamento de sua floresta. O rapaz decide ajudar as fadas na luta contra a super escavadeira, "possuída" por um espírito do mal, que pode destruir a árvore onde o povo mora. Robin Williams faz a voz de um morcego doido que fugiu de um laboratório, as canções não empolgam mas o final é bem "Akira". Ganhou uma sequência bem fraca em 1998.

QUE COMAM BRIOCHES

E brioches é só o que vai sobrar para nós. Filmes são lançados lá fora em caixas legais e chegam ao Brasil num box de chiclete Adams. Eu encontrei uma loja (meu segredinho agora) onde filmes como A ORIGEM, ROBIN HOOD (Russell Crowe), THE RUNAWAYS e KICK ASS já podem ser comprados em blu-ray. São blues importados mas alguns trazem legendas em português (isso porque, no caso dos blues, o Brasil está na mesma região que os isteites), e as embalagens são lindas. O blu de A ORIGEM (nesse caso "inception") tem um efeito holográfico na luva, a cidade se curva, como no filme, em cima dos atores na rua quando você movimenta a caixa. Até o blu de "fúria de titãs" (o remake) tem esse efeito 3D no poster. Você acha que quando esses filmes forem lançados em blues nacionais as caixas serão iguais? eu duvido muito. Cada filme custa apenas 100 reais, um lançamento em blu, brasileiro, custa de 70 a 90 reais. Então vale a pena ir atrás dos importados pela embalagem.
Encontrei na mesma loja um dos filmes mais procurados por colecionadores brasileiros, JASÃO E OS ARGONAUTAS (1963), em blu! ele nunca foi lançado em dvd por aqui. Infelizmente eu já estava com o bolso vazio e tive que deixar o filme na loja. Este blu, sacanagem, não tinha legendas em português. Acho que seria mais satisfatório, e menos decepcionante, para os brasileiros, colecionar cards de jogadores de futebol.

THE EVIL DEAD 3

Finalmente em dvd nacional a terceira parte da famosa trilogia de Sam Raimi, THE EVIL DEAD. Conhecido por aqui por UMA NOITE ALUCINANTE 3, embora o segundo filme, chamado apenas de "uma noite alucinante", seja uma espécie de nova versão do primeiro, "a morte do demônio" (hunf, titulos brasileiros... sabia que "jovem demais para morrer" é uma continuação de "os jovens pistoleiros"?). O primeiro "evil dead" é um ótimo filme de terror, o segundo é meio perturbador, Ash (Bruce Campbell) passa boa parte do filme sozinho, enfrentando seus demônios (literalmente). Mas o terceiro filme é uma aventura de horror, e com muitas pitadas de comédia, não chega a ser o melhor de todos mas se tornou tão cult quanto os demais e Bruce Campbell (bonitão na época) é hoje um dos action figures mais amados.


O DIRETOR SAM RAIMI AO LADO DO ASH DO MAL E DO ASH DO "BEM"

O filme começa exatamente onde o segundo terminou, Ash foi sugado por um vórtex e foi parar na Inglaterra, na idade média, no reino de um tal de Lorde Arthur. Há uma infestação de monstros e de zumbis por lá também. O mago do reino acha que Ash é o salvador mencionado no livro dos mortos, o necronomicon, então, para voltar para seu próprio tempo e , de má vontade, salvar o reino, Ash deve procurar pelo livro que só lhe causou problemas nos filmes anteriores. Bonecos, stop motion, zumbis acrobatas e novas versões do Ash do mal, hoje o filme parece ser meio tosco por conta das limitações dos efeitos especiais de 1992 mas ainda diverte bastante. Bridget Fonda faz uma pontinha minúscula como a namorada de Ash num flashback e o bonitão Bruce Thomas é um dos "mini Ash do mal". Esse dvd (da coleção cultclassic) traz uma nova versão do filme, a versão do diretor. Com um final bem diferente da versão de cinema. Se você não gostar dele tudo bem, nos extras do disco você encontra o final que estava presente no VHS brasileiro, muito mais divertido.

29/11/2010

AMOR E OUTRAS DROGAS E JAKE GYLL-O

Encontrei a EW com Jake e Anne na capa, é claro que, entre as 3 capas disponíveis, eu escolhi aquela que é só sorrisos. Na semana passada vi um video com os trechos picantes de LOVE & OTHER DRUGS que um espertinho capturou de dentro do cinema. Anne mostra seus seios o tempo todo, Jake... quase nada...


A revista traz uma matéria bem legal sobre o "filme" da Mulher Maravilha, quando ele será feito? quem são as atrizes que já foram cogitadas para o papel? e a evolução da personagem nos gibis. Também há uma outra matéria mostrando os maiores inimigos de Harry Potter, escolha uma capa e pegue essa edição.

R.I.P. - LESLIE NIELSEN e IRVIN KERSHNER

Havia essa mania no blog de postar no "preview ano tal", no último dia do ano, os nomes das celebridades que faleceram. Parei com isso pois estava deixando a postagem com um clima meio mórbido. Não é desse modo que a gente quer se lembrar de um ano que passou (ah , nem me fale, perdi um amigo em agosto), já não bastam os filmes ruins? Bem, duas más notícias hoje. Leslie Nielsen faleceu ontem aos 84 anos. Começou sua carreira em 1950 fazendo seriados de tv. Seu primeiro filme para o cinema é de 1956, e embora tenha feito muitos filmes dramáticos como "o destino do Poseidon" ele ganhou fama como astro de comédias.
O diretor Irvin Kershner faleceu no sábado aos 87 anos. Seu trabalho mais famoso é também o melhor filme da franquia STAR WARS, "o império contra ataca". Ele também dirigiu Robocop 2 (seu último filme como diretor) e o filme "pirata" de James Bond, "nunca mais outra vez".

28/11/2010

JAMES CAMERON E O DEMÔNIO

Hoje pela manhã eu estava na fila do super mercado quando um garotinho pegou um dvd do filme AVATAR na mão e disse: pai, compra esse filme para mim?
O pai apareceu e gritou um NÃO bem alto, muita gente se virou para olhar.
Ele tirou o filme das mãos do filho.
Deu um tapa na mão do menino e disse:
- Esse filme não é pra você, é um filme de viado, de viado!
Quando notou que havia gente olhando para ele, resolveu se explicar e disse para uma moça que passava:
- O pastor da minha igreja não quer que a gente veja esse filme.
Voltei para casa repassando o filme na minha cabeça.
Gay?
Anti cristão?
Aí eu lembrei que o filme tem uma versão da famosa "hipótese de Gaia", seria esse o problema?
Esse pessoal consegue encontrar uma desculpa para banir qualquer filme, até o Gênio de "Aladdin" eu já ouvi ser chamado de "demônio" e meu vizinho "Ned Flanders" proibiu os filhos de ver o desenho...

20 FILMES CONDENADOS

Existem filmes ruins memoráveis e existem filmes ruins que a raça humana tenta apagar da existência. Diferente de filmes como "bátima e robin" ou "plano 9 do espaço sideral" esses filmes não se tornaram famosos e amados por serem ruins, as pessoas querem simplesmente esquecer a obra e seguir com suas vidas. Muitos filmes ruins ganham fãs apaixonados por serem ruins, depois de alguns anos até se tornam cults, mas outros filmes ruins não tem essa sorte pois caso tenham fãs eles são bem poucos, um número muito pequeno de pessoas para conseguir resgatar um filme titanicamente ruim. Fica pior, o tal filme condenado era uma promessa legal que acabou nos decepcionando.


1- A FOGUEIRA DAS VAIDADES
Uma boa prova de que não basta reunir um elenco de estrelas para se ter um filme de sucesso. Felizmente, tanto o diretor (De Palma) quanto os atores (Willis, Hanks, Freeman, Mel Griffith e Cattrall), conseguiram superar esse fiasco. Não fez tanto sucesso quanto o livro no qual foi baseado e hoje está presente em muitas listas sobre "piores filmes já feitos".

2- A RECONQUISTA
Não teve jeito, algumas pessoas já haviam virado a cara para o filme antecipadamente por conta do autor do livro no qual foi baseado, o criador da cientologia, que não era tão popular nos isteites na época (hoje o povo tá mais maluco). É claro que o fato do filme ser realmente ruim também ajuda. A história tem furos e os aliens são bem grotescos e estúpidos, como foi que conseguiram conquistar a Terra mesmo? Ainda bem que Travolta voltou atrás e decidiu não adaptar os outros livros da série.


3- DESTINO INSÓLITO
É a Madonna! a gente perdoa, a gente entende. Mas e quanto ao diretor Guy Ritchie? O cara de "snatch" e de "jogos, trapaças e 2 canos fumegantes"? como ele pôde? Bem, "rock'n'rolla" também é uma droga mas Gerard Butler nos faz esquecer isso.


4- AS LOUCAS AVENTURAS DE JAMES WEST
Will Smith estava no topo do mundo, qualquer filme com o cara seria um sucesso imediato. É inacreditável mas até hoje certos astros ainda não aprenderam uma valiosa lição de humildade, NINGUÉM é infalível.


5- CONTATO DE RISCO
Feito apenas para tirar proveito do tal "casal do momento" e todo mundo gosta de Jennifer Lopez certo? certo? como atriz? ela canta também sabia? não me lembro de nenhuma música dela agora.


6- HOWARD O SUPER HERÓI
O gibi não é ruim, o filme é meio infantil, mas tem a mais grotesca cena de sexo da história do cinema, outro "worst movies ever", está presente em 10 em cada 10 listas.


7- THE HOUSE OF THE DEAD
O primeiro game era meio chato mas o segundo era muito legal. Outra tentativa frustrada de se adaptar algo no estilo Hollywood, ou seja, mudando tudo e irritando os fãs.


8- MULHER GATO
O mais engraçado, ou seria trágico?, nesse filme é que ele foi bombardeado impiedosamente no momento em que a primeira foto de Halle Berry como Mulher gato foi divulgada. Ou você sentiu cheiro de sucesso ao ver aquele figurino?


9- O PENTELHO
O filme está para Jim Carrey como "Joe contra o vulcão" está para Tom Hanks. O pior filme de sua vida na pior hora possível. Felizmente, hoje, ambos passam bem.


10- GODZILLA
Era uma senhora promessa. Aí fizeram um Zilla hermafrodita, e depois que os ovos chocaram, começaram a copiar jurassic park.

11- WATERWORLD
Jim Carrey até tentou defender esse filme em "o pentelho" mas não convenceu ninguém. Chamou nossa atenção por ser o filme mais caro da história até então, só foram muquiranas no roteiro.

12- SPEED RACER
Traumatizou uma geração inteira de adultos que haviam esperado a vida toda por esse filme.

13- FIM DOS TEMPOS
O filme tem o melhor trailer já feito na história do cinema de terror (atividade paranormal não conta, foi uma ofensa ao intelecto humano), não nos mostrava nada e dava medo. Aí Mark Wahlberg resolveu bater um papo com uma plantinha...


14- SUPERMAN 4 EM BUSCA DA PAZ
Nada poderia ser pior que Superman 3 certo? errado! espere até ver o Sups jogando todas as armas nucleares do mundo no sol numa tentativa de nos trazer a paz mundial e, com isso, criando acidentalmente o tal do Homem Nuclear.

15- HIGHLANDER 2
Ahhhh, eles explicaram tudo. Os imortais são aliens, a magia do primeiro filme se tornou ficção cientifica no segundo e Sean Connery passou vergonha.

16- PEARL HARBOR
Único defeito: tentou copiar Titanic. Tem um roteiro sofrível, um triângulo amoroso que dá sono, depois de duas horas de filme a coisa fica legal quando o ataque japonês começa mas, acaba rapidinho e fim.

17- SUPERMAN O RETORNO
Retorno? sim estamos aguardando.

18- VELOCIDADE MÁXIMA 2
Sem Keanu e tentando copiar o esquema do primeiro filme, se tivesse sido um sucesso o terceiro filme iria se passar dentro de um avião desgovernado?

19- KING KONG 2
Continuação do filme bobinho de 1976. Kong, que caiu do alto do Empire State Building, não morreu. Ele passou dez anos em coma e agora precisa de um transplante de coração. E olha só, encontraram uma fêmea que pode ser sua doadora. Linda Hamilton faz parte do elenco, humano, elenco humano.

20- O ÚLTIMO MESTRE DO AR
Na última semana do ano vamos ter uma enquete no blog: pior filme do ano. Tem algum fã, frustrado, do desenho animado lendo esse post?

27/11/2010

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

Admita que você ou acompanhava ou dava umas olhadinhas nessa novela mexicana. Criada em 1989 chegou ao Brasil em 1991 com 375 capítulos. Foi reprisada pelo SBT três vezes e ganhou 2 remakes. OHMYGOD era insuportavelmente certinha, sem maiores dramas, bem infantil, era "malhação" com crianças. Mas de vez em quando chocava a todos. Os ataques racistas da personagem Maria Joaquina seriam proibidos nos dias de hoje em qualquer programa infantil. Havia o garotinho negro da turma que era apaixonado por ela e ouvia coisas como "fora daqui negro" e "você vai se casar com a Xita do Tarzan" dentro da sala de aula. A atriz que fazia a professora Helena, Gabriela Rivero, veio ao Brasil e até se encontrou com o presidente Collor em Brasília. A novela foi um verdadeiro campeão de audiência por aqui, uma febre. De crianças à idosos, qualquer um podia acompanhar numa boa suas tramas simplórias e bobinhas que não combinavam em nada com o clima pesado que a novela exibia às vezes.

MOMENTO NAÇÕES UNIDAS
Havia todo tipo de aluno nessa sala de aula. Dos gordinhos aos encrenqueiros, ricos e pobres, inteligentes e burros, um judeu, um negro e um oriental. Era chamada de Escola Mundial mas a gente quase não via outras crianças além daquelas da classe da professora Helena.

MOMENTO MARY POPPINS
Você nunca viu uma professora como a prof Helena. A mulher é a personificação de tudo que é bom e belo e justo no mundo. É até mais paciente com crianças que a Mary Poppins, só não é tão divertida.

MOMENTO ACIMA DO PESO
Lembra do gordinho Jaime Palillo? ou da gordinha Laura? aquela que sempre dizia "isso é tão romântico...", bem, ambos tem algo em comum com a professora Helena, hoje estão todos acima do peso!

MOMENTO MARLEY E EU
Um dos maiores dramas da novela envolvia o garoto encrenqueiro Mario Ayala e seu cachorro Rabito. O moleque estava sempre a um passo de ser expulso da escola e mostrou que tinha um bom coração ao doar Rabito para uma menina paraplégica. Pouca gente notou mas trocaram o cachorro certa vez por um outro meio diferente.


MOMENTO APARTHEID
Maria Joaquina, a garotinha rica e mimada, costumava ser a vilã da novela. Havia o menino Cirilo, negro e pobre, que era apaixonado por ela, cegamente apaixonado, ela o maltratava impiedosamente por ser, bem, negro e pobre. Certa vez dois alunos enganaram Cirilo e lhe deram uma "pomada que o faria ficar branco", assim Maria Joaquina iria gostar dele. Depois que a mãe de Cirilo doou sangue para salvar Maria Joaquina a menina passou a gostar do garoto, mas por um breve período. Uma forte amizade entre os dois só surgiu perto do final da novela, detalhe, o pai de Cirilo havia ganhado uma fortuna na loteria.

MOMENTO OS GATÕES
Na foto acima, Daniel Zapata, Mário Ayala e Paulo Guerra em 2007 (Gabriel Castañon, Mauricío Armando, Abraham Pons).

MOMENTO DE REPENTE 30
A atriz Ludwika Paleta, a Maria Joaquina, que nasceu na Polônia mas se mudou para o México aos 3 anos, fez muitas outras novelas e até atuou ao lado de Gael Garcia Bernal. Já tirou a roupa numa revista, casou, se tornou mãe, se separou depois de 11 anos e já arrumou um namorado. Está fazendo novelas até hoje.

MOMENTO DON'T YOU FORGET ABOUT ME
Parte do elenco se reuniu 15 anos depois, mira el video a continuación:

26/11/2010

OLDBOY

É assim que eu gosto, estou procurando por um filme e encontro logo de cara uma versão caprichada. OLDBOY em dvd duplo (há poucos extras no disco 2) e com uma luva (que tem a mesma estampa do dvd) com relevos. Poderia ser melhor mas o maior tesouro do pacote é mesmo o filme. E não é um filme muito fácil de se digerir. Em determinado momento o protagonista come um polvo vivo num bar, efeito especial? onde está a sociedade protetora dos animais? Acho que ela não existe na Coréia do sul. Depois que o diretor do filme recebeu o grande prêmio do júri no festival de Cannes ele agradeceu ao elenco e aos 4 polvos que deram suas vidas naquela cena do bar, eca!! O filme é baseado num violento gibi japonês que não fez muito sucesso no Japão e é a parte dois da "trilogia da vingança" do diretor Chan-wook Park (note o suicida com o cachorrinho no começo do filme, ele também está presente no filme "Mr Vingança").


DERRUBANDO 20 CARAS COM 1 MARTELO

O filme todo tem um clima de HQ, lembra um pouco Kill Bill, lançado no mesmo ano, algumas semanas antes. Dae-su é um sujeito simples, casado e pai de uma menina de 3 anos. Um dia ele é sequestrado e trancafiado numa cela com cara de apartamento, ninguém lhe diz nada, apenas lhe jogam a comida pela porta diariamente. Pela tv ele fica sabendo que sua esposa foi morta e que ele, desaparecido há 2 meses, é o principal suspeito. O pobre homem passa 15 anos preso nessa cela. Um dia ele é solto sem maiores explicações. Mas quem o raptou? quem o prendeu por 15 anos e quem o soltou? e por quê? Durante boa parte do filme a trama vai se complicando ainda mais e o mistério fica mais misterioso. Fique tranquilo, tudo será devidamente explicado. O vilão do filme é sexy (apesar da horrenda tatoo na bunda) e é um dos "melhores piores" vilões do cinema, imagine um filho do Coringa de Heath Ledger com Hannibal Lecter (doido, esperto, frio e calculista). Se a revelação número 1 no final não te deixar chocado, a revelação número 2 vai dar conta do recado. Como eu disse, não é um filme fácil de se digerir, Tarantino aprova, mas não vai tão longe assim. Já se tornou cult.

A MULHER FAZ O HOMEM

Dvd simples, poucos extras, nada de poster do filme na capa, não é um bom dvd, é um péssimo dvd. É claro que eu poderia sair por aí procurando por uma edição mais caprichada, caso ela exista, mas o filme está na minha lista de "para comprar" há séculos, e quando eu o vi, não resisti e o peguei. Seja um pack simples ou duplo com luva, lata ou poster, você tem que ter esse filme em casa. SR SMITH VAI PARA WASHINGTON (não gosto do titulo "nada a ver" brasileiro) segue até hoje como um clássico indestrutível (como "...e o vento levou" e "o mágico de Oz", produzidos no mesmo ano). É um daqueles filmes nos quais ninguém toca, remakes são proibidos (virou serie de tv certa vez) mas já ganhou muitas sátiras em filmes, seriados e desenhos animados, é um clássico onipresente. Talvez você já tenha visto a versão "Mel Gibson" no desenho dos Simpsons com um "final alternativo".

JAMES STEWART NO LIMITE DAS FORÇAS

Um jovem e atraente James Stewart é o senhor Smith do titulo, incrivelmente ingênuo e honesto. Ele é o chefe dos escoteiros em sua cidade e também o herói local após ter apagado um incêndio. Os políticos da região o colocam como senador em Washington para poder garantir que um negócio à base de propina siga adiante, Smith será apenas uma marionete em suas mãos, ele só precisa comparecer ao senado e ficar de boca fechada. Smith pode ser honesto mas não é burro, ele fica todo emocionado ao se mudar para a capital e leva um tempo para perceber que, pasmem, políticos são corruptos. Ele não se conforma ao ver corrupção no senado e antes que possa abrir a boca é vitima de uma armação. Será que um simples e honesto homem do interior pode vencer os poderosos tubarões da capital? Com a ajuda de sua divertida secretária talvez, Jean Arthur está muito engraçada no filme. É uma pena que o filme tenha sido indicado para 11 Oscars e tenha recebido apenas 1. Mas é que entre os 10 indicados para melhor filme daquele ano estava "e o vento levou" (o Titanic de 1939). Longe de mim criticar Frank Capra mas acho que, depois de todo o sofrimento, o personagem de Stewart merecia uns minutinhos a mais de filme, após o final com cara de "interrompido".

PAUSA PARA OS NOSSOS COMERCIAIS

25/11/2010

12 FACES DO HOMEM MORCEGO

MICHAEL KEATON (1989-1992)
Muita gente torceu o nariz na época mas para mim o cara é o melhor Bruce Wayne do cinema. Ele realmente foi afetado pela morte dos pais, é um solitário, recluso em sua mansão, sentado na escuridão, pensando.

VAL KILMER (1995)
Esse cara devia ter parado em top secret e em top gun. É o Bátima mais apático de todos, até o diretor Joel Xumi chegou a dizer "Val Kilmer como bátima nunca mais". No filme temos um Robin enfrentando Jim Carrey e Tommy Lee Jones quase que sozinho. É mais fácil encontrar a Drew Barrymore nesse filme do que o homem morcego.

GEORGE CLOONEY (1998)
Ruim como bátima e ruim como Bruce Wayne, um herói que sempre tem um tempinho para se divertir. Mas fisicamente ele é um Bruce Wayne perfeito, só deveria manter o rosto sério.

CHRISTIAN BALE (2005-2008)
Ele só funciona como bátima, isso porque sabe dar porrada. Mas como Bruce Wayne é igual a todos os outros. O playboy que adora festas e mulheres e se diverte como nunca, parece que já superou a perda dos pais mas não deixa de bancar o vigilante.


WILLIAM BALDWIN (2010)
Ele fez um ótimo trabalho em "crise em duas terras", seu bátima deixa o Superman para trás e domina o filme salvando a todos no final, sua voz está bem máscula mas escorrega em determinados momentos, um bátima garotinho ninguém merece.

LEWIS WILSON (1943)
O primeiro ator a vestir a roupa do bátima. Ele tinha um corpão mas seu uniforme era uma desgraça, seu bátima não tinha orelhas, tinha chifres.


ADAM WEST (1966-1968)
West e Burt Ward formavam uma boa dupla quando não estavam fantasiados. Enquanto o uniforme entregava a barriguinha de West, Burt usava meia calça.


RINO ROMANO (2004-2008)
Às vezes ele faz o bátima, às vezes o homem aranha. Sua voz é bem sexy, funciona bem para Bruce Wayne mas não para o bátima. Protagonizou a nova serie animada que estreou juntamente com o reboot de Christopher Nolan, mas encarou um Coringa metido a palhaço pra lá de ridículo.


BRUCE THOMAS (2002)
O seriado "birds of prey" durou apenas 14 episódios, mas nos apresentou à um bátima lindão em dois deles (episódio 0 e 1), deixou saudades.

KEVIN CONROY
Esse cara já encarnou o homem morcego mais vezes que qualquer outra pessoa, está presente em inúmeras animações, se fosse um pouco mais atraente eu colocava uma foto, ok o Keaton passa.

ROBERT LOWERY (1949)
Bem, ele não era muito sexy como Bruce Wayne e como bátima dava medo.


CLARK BARTRAM (2003)
Mas esse aí é o bátima ou o Aquaman? loiro e cheio de músculos, ele protagonizou o melhor curta metragem já feito por um fã do homem morcego. BATMAN: DEAD END tem apenas 8 minutos mas virou uma febre na web. Fez muita gente esquecer da era "Joel Xumi".

VOCÊ NÃO PODE ABRAÇAR UM DAÚLOUDI

Havia uma video locadora portátil no super mercado neste fim de semana. Escolha seu filme e o leve para casa. Parecia uma daquelas máquinas de refrigerantes, não havia nenhum ser humano lá dentro. Moderno não? Bem, só posso dizer que estou feliz por não trabalhar mais numa locadora nos dias de hoje. Tem gente que nem quer saber de sair de casa para ver um filme e os pega via daúloudi. Acho que nunca vou ver isso como uma vantagem, adoro sair e pegar um cinema, adoro comprar um filme que veio numa caixinha legal e com surpresas dentro.
Ainda estou tentando conectar meus dois video games à web sem sucesso. Tudo por conta de um jogo do Sonic que só existe para daúloudi, ele não será lançado em disco. Aí eu jogo um olhar nostálgico para o lado e vejo meus antigos jogos em cartuchos em suas caixas originais e com o manual de instruções lá dentro. Os filmes também estão na mesma estante e eu adoro olhar para eles. Mesmo que houvesse um modo de se manter filmes em formato digital seguros num pc tão imprevisível como o meu, eu não ia querer guardar filmes desse modo. Ok, eles ocupam menos espaço, mas eu amo as caixas, as luvas, as latas e tudo o mais. Certa vez o pc de um amigo "derreteu", e ele perdeu as últimas fotos que tinha de seu pai ainda vivo. Eu olho para minha coleção de dvds na estante como um hobbit olha para um jardim e sair de casa para comprar e ver novos filmes é sempre uma aventura.

MAIS ESPERTO QUE A MAIORIA DOS URSOS

É difícil de explicar, é como uma sensação, mas já vi que muita gente por aí passa por isso também.
Eu havia lido a notícia: seriado O ELO PERDIDO vai virar filme, aí eu disse YEY, aí eu li: Will Ferrell vai estar no elenco e o filme será uma comédia, ok estragaram tudo. O filme vai ser um fracasso, e quanto mais eu lia a respeito mais tinha certeza do megafiasco. E eu tinha razão. Até já havia perdoado Will Ferrel após ver o excelente filme "mais estranho que a ficção" e como fã da serie original desde a tórrida infância, eu pensei em dar uma chance ao filme e quebrei a cara.
A gente lê o anúncio de um filme e diz: esse filme vai ser uma droga. Há alguma coisa no futuro filme que nos causou um certo asco, tipo:

EXPLOSÃO MORTAL
Taylor Lautner é um ninja ciborgue mercenário que precisa resgatar a filha do presidente dos estados unidos, Megan Fox, das mãos de coreanos terroristas nazistas alienígenas antes que a profecia do fim do mundo, feita por uma cigana paranormal, se realize.

Sentiu?
O filme será um sucesso ou será lançado diretamente em dvd?
O que me espanta é que a gente consegue "ver" um futuro fracasso só de ler o rascunho do roteiro, mas em Hollywood há várias pessoas gastando milhões de dólares no filme, como é que eles não conseguem enxergar o mesmo que a gente? A ideia é péssima e eles nem notam, será que não fazem pesquisas? Não se importam com o dinheiro gasto?
O ELO PERDIDO não conseguiu se pagar nas bilheterias, custou 100 milhões e faturou 68 depois de várias semanas. Na revista Forbes deste mês Will Ferrell aparece como o ator com o pior custo benefício de Hollywood atualmente, não vale a pena investir nele no momento.
O filme do Zé Colméia é outro filme que não me agradou logo de cara, assim que li o anúncio. Se fosse uma animação tudo bem, mas os ursos digitais dividem espaço com atores reais e desse modo deixam de se parecer com ursos. Anna Faris está no elenco e Justin Timberlake é o Catatau. Será que passa?

A MOSCA VAI VOLTAR PARA A LOJA

Eu estava tão contente por ter finalmente encontrado o filme A MOSCA DA CABEÇA BRANCA (talvez você conheça o remake de 1986 com Jeff Goldblum e Geena Davis) em dvd que, ao voltar para casa, eu já fui ligando a tv para vê-lo. Mas o meu blu-ray player travou o filme depois de 40 minutos, retirei o disco e tentei de novo, ele se recusou a reproduzir o dvd novamente. Tentei no meu Xbox 360, ele não quis ler o disco. Tentei no meu player da Sony (onde eu vejo os dvds importados, nenhum outro player os reproduz) e nada feito. Tentei no meu dvd portátil, pequeno e branco como um eletrodoméstico de cozinha (apenas ele reproduz os dvds de "moulin rouge" e "King Kong (2005)", o home theater e o blu não fazem isso) mas ele também se recusou a reproduzir o filme.
Resultado final, o dvd está com defeito, certo?
Diga isso lá na loja.
Eu odeio voltar num lugar para trocar filmes. Primeiro eles olham para você como se você estivesse mentindo, VOCÊ estragou o filme e quer um novo, ou não gostou do filme e quer outro. Quando eu digo que quero trocar o filme defeituoso pelo MESMO filme o pessoal da loja começa a acreditar em mim.
Mas aí surge outro problema.
Algumas lojas tem um player onde os filmes, supostamente defeituosos, são testados. E, já aconteceu comigo várias vezes, a droga do filme rodou perfeitamente no player da loja, e assim eles se recusaram a trocar o dvd.
Depois de testar em 3 players (1 blu e 2 dvds) e em 1 video game, eu separei a nota fiscal que vai acompanhar o filme na minha volta à loja na próxima segunda feira, uma semana após a compra. Aí eu me pergunto, se o filme rodar normalmente no player da loja, o código de defesa do consumidor leva em conta o fato do disco não rodar no MEU player? ou será que a culpa é só minha e eu devo agora comprar um 5º player para tentar resolver o problema?

24/11/2010

SALT

Tom Cruise se recusou a protagonizar esse filme por achá-lo muito parecido com a franquia "missão impossível", sobrou para Angelina Jolie e a moça se deu bem, já se fala até de uma continuação. SALT é um filme de ação que, apesar dos efeitos especiais de ponta, lembra bastante um filme dos anos 1980. Chamado de "Jason Bourne de calcinha" o filme no estilo "correria e perseguição" tem uma trama de mistério com 3 reviravoltas que incomodam um pouco, assistir uma segunda vez até ajuda. Ainda mais pelo fato do filme contar com a participação do gostosão Liev Schreiber que, pena, não vai estar na parte 2. Isso por conta da última cena dele com Jolie que é animal!! Tom Cruise não faria melhor.


JOLIE, FÃ DO MACGYVER


Evelyn Salt é uma agente da CIA que é acusada por um estranho homem de ser uma espiã russa que irá matar o presidente russo quando este chegar a niuiorqui para o funeral do vice presidente americano. É claro que (bem Hollywood) ela foge para provar sua inocência, enquanto é caçada pela cia, ela descobre que seu marido desapareceu. Durante sua fuga ela pula de um lado para o outro garantindo ao filme ótimas cenas de ação. O blu-ray está incrível. Tem um único disco com 3 versões do filme!
Versão de cinema com 100 minutos.
Versão do diretor com 104 minutos.
Versão estendida com 101 minutos (????), os créditos finais têm quase 10 minutos.
E mais 8 extras. A versão de cinema traz o recurso PIP. Já a versão estendida mostra um final explosivo chamado de "final alternativo", mas é apenas um acréscimo que amarra uma ponta solta da versão de cinema.

PARADISE NOW

É bem legal quando isso acontece, eu estava procurando por esse filme já fazia um tempo, aí eu o encontrei e notei que era uma edição especial, uma edição dupla numa bela embalagem. Meses antes quase levei uma simplória edição simples numa caixa de plástico para casa. Essa edição é uma surpresa e tanto, PARADISE NOW não é nenhum blockbuster americano, mas ganhou uma versão dupla com uma luva lindona aberta na lateral. O filme de 2005 foi produzido tanto por Israel quanto pelo território ocupado pela Palestina (o que gerou um certo problema na noite do Oscar), por conta disso chega a ser estranho ver dois personagens palestinos, que vão cometer um ato terrorista em Israel, como mocinhos do filme. Para eles Israel é o império do mal.


MOMENTO TARDE DEMAIS PARA VOLTAR ATRÁS

Said e Khaled são dois amigos que trabalham numa oficina mecânica e sonham com uma vida melhor. Um belo dia (sem que sua cidade seja bombardeada por Israel) pinta uma oportunidade de "trabalho", os rapazes poderão se tornar mártires. Com bombas amarradas ao corpo eles tentarão chegar a Tel Aviv para cometer um ato terrorista. Passando por todo o processo de aprendizado de um homem bomba, gravando um video onde se despedem de suas famílias, fazendo pose para posters que serão espalhados pela cidade e recebendo suas instruções, eles estão certos de que irão, após a morte, direto para o paraíso. Mas, em momentos diferentes, ambos começam a questionar o lance do homem bomba que vai para o paraíso e algo dá errado durante a missão. Cuidado, o final é meio amargo... O disco 2 traz um making of e cenas deletadas.

AVATAR - EDIÇÃO ESPECIAL

James Cameron já se decepcionou com Hollywood várias vezes, na década de 1980 não era costume fazer um filme de aventura longo demais. Ele foi obrigado a cortar partes de ALIENS e também de O SEGREDO DO ABISMO, o que tornou suas edições especiais obrigatórias atualmente. Com AVATAR não poderia ser diferente, assim esse lançamento só peca na embalagem (como a maioria dos lançamentos em blu), temos uma simples caixa de blu, com espaço para 3 discos, com uma luva com efeitos fechando o pacote, pelo menos (diferente de outros blues com luva) as capas não se repetem. O maior tesouro está lá dentro. No disco 1 temos o filme em 3 versões:

Versão de cinema, 161 minutos.
Versão especial para cinema, apresentada neste ano, com 169 minutos.
Versão estendida, criada para esse lançamento, com 177 minutos.

Ainda no disco 1 é possível ver apenas as cenas inéditas no menu. É claro que a novíssima versão estendida conta com a presença de todas elas, fazendo o filme começar no planeta Terra. Uma Terra bem "Blade runner", onde Sam Worthington arruma briga num bar e depois recebe a notícia da morte de seu irmão. A tal da cena de sexo na'vi também está presente, são poucos segundos a mais na cena original e não são nada chocantes como o diretor disse certa vez. Nos discos 2 e 3 você confere outras cenas excluídas e mais 6 making ofs! o audio do filme é em DTS HD apenas em inglês e ele necessita de um bom espaço no HD do seu player. Cuidado na hora de arrancar a estúpida folha que grudaram na parte de trás da luva.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE parte 1

Primeiro minuto de filme, Hermione apaga a memória de seus pais, para eles será como se ela nunca houvesse nascido. Cena tocante que não faz parte do livro, onde ela é apenas relatada. Depois disso o que nós temos? um livro filmado!!!! Sim, como o primeiro e o segundo. Foi a coisa mais estranha do mundo. Esse filme seguiu o livro à risca, ignorando o ritmo dos dois últimos filmes, a trama segue sem pressa alguma. O filme, com 146 minutos, passa voando para os leitores do livro, do mesmo jeito que as 3 horas de duração de "a sociedade do anel" pareciam ser 60 minutos apenas para os Tolkianos. Logo, apesar de ter algumas cenas a menos, nada no filme é novidade. Ok, Harry e Hermione se agarrando nus foi novidade, mas também foi forçado. Uma vez que não há uma única cena na escola de Hogwarts o filme se torna bem diferente dos demais, com um clima todo novo, com um Voldemort mais alegre e com momentos dignos de um filme de terror. A cena em que Hermione é torturada causa até desconforto na gente.


SEGUINDO O LIVRO À RISCA, VOCÊ SABIA DO LANCE DA FACA

E olha que desta vez o filme é todo da Hermione. Raramente o filme abandona o trio principal, que segura boa parte dos 146 minutos nas costas, e a menina brilha mais que os garotos durante a aventura, Rony até fica em terceiro plano enquanto ela guia Potter por aí e o protege. A sequência animada que mostra o conto dos 3 irmãos é bem legal, é uma pena que as legendas brancas desaparecem da tela nessa hora. Mas esse lance de seguir o livro causou certos problemas. São vários os personagens que já deviam ter dado às caras nos filmes e que estão fazendo sua estreia somente agora, desse modo eles são, antes de mais nada, devidamente apresentados (com atraso). Outros, como o elfo Monstro, tiram proveito do espaço de tempo entre os filmes para mostrar que eles já haviam sido apresentados anteriormente. O trio principal também já se tornou craque em aparatar durante o intervalo de tempo entre os filmes, logo, esse filme, que segue o livro, não se dá ao trabalho de explicar nada. Mas como esse filme se desenrola sem pressa (diferente dos dois últimos filmes) e com muitas cenas diurnas e ao ar livre (diferente dos dois últimos filmes) ele é mais agradável de se assistir, tanto o diretor quanto os atores acertaram a mão desta vez. Agora é torcer para que a coisa continue assim e classificar "a ordem da fênix" (snif, meu livro favorito da saga) e "o enigma do príncipe" como "uma fase ruim" que ficou para trás.