17.11.10

RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS

É bem legal ver Bruce Willis assumindo a idade avançada (mas ele só tem 55...) de um modo cômico e não forçado como em "duro de matar 4.0". A cena em que ele sai atirando de um carro em movimento é muito cool, o filme tem umas duas ou três "cenas bananas" que não incomodam muito, na maior parte do tempo mantêm os pés no chão sem comprometer as cenas de ação. Se torna um misto de "11 homens e um segredo" (o remake pipoca com Clooney barra Pitt) e "agente 86" (com Steve Carell), mas a comédia vai abandonando o filme aos poucos e essa mudança de gênero incomoda um pouco. Bem, poderiam ter investido mais na comédia, uma vez que não se importaram em alterar o gibi no qual o filme é baseado (de volta às bancas por conta deste lançamento), a violência da HQ está presente em doses pequenas, entrou uma trama mais complexa que leva os personagens até a Casa Branca depois de atravessarem o país em questão de poucos dias (?!?), vendido como comédia, mas está mais para "ação", o humor está em segundo plano.


MESTRES DO DISFARCE?

Bruce é um ex agente da CIA, aposentado, em seu tempo foi o melhor de todos. Mas alguém tenta matá-lo em sua casa. Acidentalmente ele envolve a personagem de Mary-Louise Parker (o alívio cômico até certo ponto) em sua fuga e vai atrás de seus ex companheiros que também podem estar na mira do misterioso assassino. Morgan Freeman é um deles, num papel bem estranho, parece uma "participação especial" acrescentando à trama um drama um tanto deslocado. John Malkovich é o maluco da turma, vai sumindo de cena antes do final, e Helen Mirren dá um show nesse filme. Ela tem cenas de humor, ação, drama e romance, e dá uma de mamãe Rambo Bond Bourne. O fato do filme não se decidir entre a ação e a comédia deixa a gente em dúvida em certos momentos, quando alguém diz: eu vou te matar, você se pergunta: isso foi uma ameaça séria ou uma piada?

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: red
ANO: 2010
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 111 min
DIRETOR: Robert Schwentke (plano de voo, com Jodie Foster)
ELENCO: Bruce Willis, Mary-Louise Parker, John Malkovich, Helen Mirren , Karl Urban, Morgan Freeman, Ernest Borgnine,Brian Cox,Richard Dreyfuss, Julian McMahon
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 12 de novembro