3.6.25

📖 livro - O GRANDE LIVRO DA DISNEY


Publicação de 2024, grandão, pesadão e caro, capa dura, papel de qualidade, belas imagens. O conteúdo me deixou dividido. Tá, varrer sujeira para debaixo do tapete... eu já esperava por isso. Você não encontra "A canção do sul" e nem os números das piores bilheterias. E, ao mesmo tempo em que temos muitas informações incríveis, eu dei pela falta de muita coisa.



Aqui temos uma linha do tempo bastante enxuta, de 1920 a 2023. Vemos curtas animados, longas animados, filmes em live action, notícias sobre os parques temáticos, documentários e uma estrelinha indicando o Oscar. Algumas produções como "Bernardo e Bianca" (minha animação favorita), "O ratinho detetive" e os filmes da Era Package, você só encontra aqui. Não tem como não sentir a falta de "Tarzan" em 1999, e não é apenas aqui, o filme não é mencionado em nenhum canto do livro.



Um começo bem legal sobre a criação do estúdio, passando pelo sucesso dos curtas do Mickey, a criação de seus amigos e dos amigos de seus amigos, as Silly Symphonies e o Mickey da Era moderna.



Aí começam os longas animados, de "Branca de neve" a "Wish". Existem sim curiosidades sobre a produção de cada filme, mas muitas páginas trazem apenas a história do filme ou falam sobre a personalidade dos personagens. Pouca coisa sobre os bastidores a medida em que avançamos pelas décadas.

 

Toda a Era Package é ignorada nessa lista, mas esses filmes, não todos, são rapidamente mencionados lá na frente, quando o livro fala sobre filmes em live action com personagens animados, como Mary Poppins. Não vi nada sobre "Bernardo e Bianca" (o segundo filme foi a primeira animação a receber cores digitais), nem "O ratinho detetive" e nem "Tarzan". "O caldeirão mágico" e "Oliver" estão num cantinho. "A espada era a lei" tem uma única linha de texto, na página dupla do Mogli. A seção termina com uma página dupla para "Mundo estranho" e uma página dupla para "Wish", que nem havia estreado ainda.



Uma página com easter eggs, poucos deles, e aí começamos 
um tour pelo estúdio de animação. 

 

Muitas informações a respeito da famosa câmera multiplanos criada pela Disney. Vemos também os primeiros passos das animações digitais, a criação de curtas com sons no final da década de 1920 e animações em stop motion. 



A criação da Pixar e todos os seus filmes comentados, mais resumo da trama que bastidores, de "Toy Story" a "Elementos". E também alguns easter eggs e alguns curtas (os oscarizados).



Séries animadas de tv, de "Ursinhos Gummi" a "Elena de Avalor" e "A família radical", você vai dar pela falta de alguma coisa (Tv quack, A turma do Pateta, Casa coruja...) e aí entramos na parte dos "híbridos", como diz o livro, filmes com atores interagindo com animações. De "Mary Poppins" a "Se minha cama voasse" até "Tico e Teco defensores da lei". E nada sobre Roger Rabbit (!!!!).  
Depois vemos os live actions do estúdio, desde "A ilha do tesouro", passando por "Tron", "Abracadabra", "Rocketeer"..., as adaptações das animações, de "101 dálmatas" (1996) até "A pequena sereia" de 2023 (cadê o Mogli de 1994?). E os filmes baseados em atrações do parque (Piratas do Caribe, Jungle cruise...) fecham a lista.



Uma rápida olhada nas séries de tv com atores (do Clube do Mickey a Descendentes) e a história dos Muppets. Depois temos umas trinta páginas sobre os parques temáticos ao redor do mundo, suas atrações, os cruzeiros, os desfiles, os shows de fogos...


O livro termina mostrando vários brinquedos raros e itens de colecionador como pins comemorativos. Nos créditos, na última página, você até encontra "B&B" e o "Ratinho detetive", porque são mencionados todos os livros que foram adaptados. Mas e o Tarzan? Ouvi dizer que o personagem agora é de domínio público, mas a Sony comprou os direitos em 2022 e...??? Não tinha como colocar o filme no livro? Que droga.

 

3 comentários:

Neto Paes disse...

Alessandro, não sei se você tem acesso ao Instagram, mas se conseguir, olha esse post: https://www.instagram.com/reel/DKQjJxPNng4/?igsh=ZG5heW5hM3RzcWJ0

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

🤣 muito legal

Pedro Henrique Figueira disse...

Nossa, que livro lindo! Mas muito estranho como eles destacaram algumas animações e esqueceram outras tão marcantes. 'Tarzan' não ser mencionado, como assim?!
Vc descrevendo fiquei mais chocado, tipo Mundo Estranho que foi um flop e ganhou destaque duplo