30.9.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Começando pela tragédia do lado de fora das telas. O diretor alemão Rainer Werner Fassbinder morreu antes da estreia do filme, ele tinha apenas 37 anos. Dizem que sua overdose foi proposital, ele estava muito deprimido, era um homossexual assumido e sofria discriminação por conta disso.
O ator principal do filme, o bonitão Brad Davis, morreu em 1991 (aids), ele tinha 41 anos e dizia ser bissexual.
Ok, QUERELLE, é um filme alemão de 1982, um marco do cinema gay. Está cheio de personagens trágicos, mas tem aquela mensagem que você vai ter que se esforçar um pouco para captar. É meio complicado, vez ou outra um personagem se expressa através de poesias, mas tem outro comportamento durante o restante do filme. Sem saber quais são suas motivações, é difícil se apegar à um personagem.
O filme parece teatro filmado, não existem cenas externas, apenas cenários simplórios e um telão que imita o pôr do sol (é o único céu que vemos durante todo o filme). 



Querelle, com sua regata escandalosa, é um marinheiro que acaba de chegar num porto onde pretende comprar ópio. Ali existe um bar com prostitutas. Você precisa jogar dados com o dono do bar, se você ganhar ele te dará uma prostituta (a mulher dele é uma delas), mas se você perder, o dono do bar vai ... como vou dizer isso? ... ele vai tirar a sua virgindade anal.
Querelle quer ficar com a esposa do barman, só porque ela está ficando com o irmão dele. Querelle e seu irmão têm uma relação de amor e de ódio.
Mas o rapaz perde nos dados e fica de quatro pro barman. Querelle experimenta o sexo anal e acaba gostando.
É preciso explicar as regras desse mundo estranho. Não existem gays no filme, todos os personagens são héteros !!! Eles se beijam, fazem sexo e outras brincadeiras. Ficam furiosos quando são chamados de ''gays''.
Querelle faz homossexo por diversão, e quando conhece um ''amigo especial'' (como eles dizem) percebe que, para poder amar um homem com seu coração, ele precisa deixar de ser passivo e deve tentar ser ativo.
Certo, o jeito de amar do cara é estranho e aquilo que vemos na tela não bate com a narração poética do filme. Todos ao redor estão se apaixonando por Querelle e ele não sabe amar ninguém.
Pelo menos acho que é isso aí. Eu não sei, minhas mãos cabeça estava em outro lugar. Do começo ao fim, o filme está cheio de homomomentos super provocativos. Desafio você a não ficar excitado.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Querelle
ANO: 1982
PAÍSES: alemanha ocidental, frança
DURAÇÃO: 108 min
DIRETOR: Rainer Werner Fassbinder
ELENCO: Brad Davis, Franco Nero e Jeanne Moreau.

ALGUÉM AQUI NÃO ESTÁ NEM SE DANDO AO TRABALHO DE ESCONDER

 WES BENTLEY e ZAC EFRON







FUCK YEAH! TATUM NA PRAIA




BIG BEN E OS TROLLS


Desde que vi aquele trailer (que foi proibido, tinha um casal gay na tela) de ''Os Boxtrolls'', fiquei com vontade de ver o filme, eu adoro as animações em stop motion da Laika. Mas agora o Big Ben Affleck aparece numa entrevista e me pede para ver ''Garota exemplar'' nesta semana. O que esse filme de David Fincher tem de bom? Nada. Apenas o nu frontal de Ben Affleck.

''O pênis está lá'', disse ele, ''você vai ter que pagar $15 para vê-lo em 3D, ele parece melhor em 3D''. E ainda acrescentou ''é melhor que saiba, estava fazendo muito frio no set''. 

Tem problema??

TELA PEQUENA VS TELA MUITO GRANDE


Em janeiro de 2013 surgiu uma promessa, O TIGRE E O DRAGÃO 2. A produção do filme iria começar em breve e ele seria lançado em 2014. Aí o projeto ficou paradão. Mas agora ele voltou, o filme deverá estrear em agosto de 2015 e ele vai fazer História. A continuação, do filme de 2000, vai pintar nos cinemas em IMAX, e no Netflix, no mesmo dia. Fui atrás desse tal de Netflix e desisti, se eu tenho que pagar alguma coisa, pode esquecer. Além disso, mesmo usando uma tv de 42'' como monitor, eu ainda prefiro uma tela de cinema. Além isso, meu pc não consegue reproduzir vídeos do youtubo sem dar tilt, esse tal de Netflix nunca rodaria aqui...

Uma curiosidade. O filme que foi lançado em 2000, ''o tigre e o dragão'', é a parte 4 de uma saga. O próximo filme será o episódio 5.

ALGUÉM AQUI ESTÁ ESCONDENDO ... VOCÊ JÁ SABE

Dominic Cooper e Ben Foster

Dominic agora vai fazer tv. Ele será novamente o cientista Howard Stark, o pai do Homem de Ferro, no seriado AGENT CARTER (sobre Peggy Carter, a moça que levou o maior bolo da História quando o Capitão América virou picolé).

NO SET

 MAGIC MIKE XXL











29.9.14

FUCK YEAH! CHRIS PRATT



OS FILMES MAIS VISTOS NO BRASIL NA ÚLTIMA SEMANA






















 
1 - "Maze Runner: Correr ou Morrer"
2 - "O Protetor"
3 - "Hércules"
4 - "Livrai-nos do Mal"
5 - "A Bela e a Fera"
6 - "Lucy"
7 - "Sin City: A Dama Fatal"
8 - "O Doador de Memórias"
9 - "Mesmo Se Nada Der Certo"
10 - "Se Eu Ficar"

MARATONA STAR WARS 2014 (parte 3)


DISCO 5 - O IMPÉRIO CONTRA ATACA
O melhor filme da franquia sofreu poucas alterações. Essa é a versão de 1997/2004, tem uma cena estendida do imperador e as naves gêmeas em Bespin não foram remasterizadas, o efeito ainda é o mesmo da versão original, de 1980. O filme ficou bonito em HD e o som também. 


DISCO 6 - O RETORNO DE JEDI
Essa é a quarta versão do filme. Jabba ganhou uma porta de garagem enorme. Eu vi o Sebulba passeado pelo palácio. O Rancor é o mesmo de 2004, a linha preta ao redor do bicho sumiu completamente. Os ewoks agora piscam, não ficou ruim. Achei que não ia gostar do Darth Vader gritando ''nããããoo'' antes de matar o imperador. Mas ficou legal. No final surge o fantasma do Hayden, ok, começou a fazer sentido, mas o Luke precisa olhar duas vezes pra descobrir quem é o cabeludo na fita. Desde 2004, Naboo é um dos planetas que aparecem na comemoração final. Por essas e outras, a nova geração precisa começar a ver os filmes a partir do episódio I, mas isso vai tirar toda a graça das revelações que pintam nos dois últimos episódios.

DISCO BÔNUS 3
Esse disco é o disco que faz a compra do box valer a pena. Ele traz um making of de star wars feito para a tv, em 1977, apresentado pelos dróides. Em seguida há outro making of, de 1980, apresentado por Mark Hamill, que mostra a criação dos efeitos especiais de ''o império contra ataca''. 
Carrie Fisher e Billy Dee Williams são os apresentadores de um making of, de 1983, que mostra as criaturas de ''o retorno de Jedi''. Outro documentário, de 1997, fala sobre a edição especial. Há dois documentários de 2007 e um de 2010. 
O extra mais longo é o mais legal. O filme mostra sátiras de star wars em seriados de tv, filmes, programas de humor e comerciais. Tem de tudo, that '70s show, frango robô, how i meet your mother, os Simpsons, uma família da pesada, futurama, top gang 2, spaceballs, toy story 2, muito do saturday night live, os Muppets, Yoda e Vader emprestando suas vozes para um GPS de automóveis ... são 97 minutos de risadas. Eu adorei isso.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the empire strikes back
ANO: 1980
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 124 min
DIRETOR: Irvin Kershner
ELENCO: Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford e Billy Dee Williams
PRÊMIOS: vencedor do Oscar de melhor som, e um prêmio especial pelos efeitos.

TÍTULO ORIGINAL: return of the jedi
ANO: 1983
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 134 min
DIRETOR: Richard Marquand
ELENCO: Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, Peter Mayhew, Ian McDiarmind, Frank Oz, James Earl Jones, Alec Guinness e Kenny Baker.
PRÊMIOS: indicado para 4 Oscars

28.9.14

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Por alguma razão, o filme A EXPERIÊNCIA, não chegou a ser exibido nos cinemas brasileiros. Quando o vi pela primeira vez, foi em vhs. Na capa da fita havia um aviso, o filme já foi visto por: número 1 e um monte de zeros. Se hoje ele tem uma cotação bem baixa no imdb, deve ser porque muita gente caiu na real. O povão só correu atrás do filme por causa do corpão de Natasha Henstridge. Essa moça praticamente desapareceu do mapa, embora ainda esteja na ativa, um seriado de tv aqui, um filme ali, ela até fez ''a experiência 3'' em 2004 (existe também uma parte 4, de 2007, com outra atriz). O primeiro filme, de 1995, era parte sci-fi, parte sexo e investigação policial. A moça exibe os seios várias vezes na tela. Para os futuros leitores do CHP, o jeito era prestar atenção na trama, enquanto os heteroamigos ficavam babando, e de olhos vidrados. 

Em 1993, uma mensagem de rádio vinda do espaço foi captada e traduzida. A transmissão explicava como era o DNA dos alienígenas e como ele poderia ser unido ao DNA humano (?!?). E assim, Sil foi criada. Ela cresce rápido e parece ser perigosa. Os cientistas resolvem acabar com ela em 1995, mas a menina (Michelle Williams) foge e se perde no mundo. Um grupo de investigadores, com talentos especiais, é recrutado para encontrar a menina, que já está se transformando numa mulher. Sil começa a sentir a necessidade de se reproduzir, só precisa encontrar o parceiro ideal. O final é meio bobo e apressado e ela vira um bicho feio.
Fora das telas, o filme virou cult. Sil já ganhou inúmeras action figures e estatuetas. 
A parte 2, de 1998, vale uma espiada por causa do astronauta bonitinho. Em Marte, ele é infectado por um DNA alienígena, e quando chega na Terra sente uma incontrolável vontade de fazer sexo com Sil, para fins reprodutivos. Ou seja, a franquia quer vender sexo outra vez, mas desta vez o filme não conseguiu faturar um 1 e vários zeros.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: species
ANO: 1995
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 108 min
DIRETOR: Roger Donaldson
ELENCO: Ben Kingsley, Michael Madsen, Alfred Molina, Forest Whitaker e Natasha Henstridge.

FUCK YEAH! CASPER VAN DIEN em TROPAS ESTELARES













DÊ UMA CHANCE PARA ...


Ouvi dizer na época que o filme não foi muito bem nas bilheterias norte americanas por conta do roteiro pesado, típico de animês. Quem curte animação japonesa não vai reclamar disso. Mas acontece que haviam outros pontos negativos em FINAL FANTASY, o filme não se parecia com os games. Tinha um certo personagem coadjuvante que pode ser encontrado num certo game da franquia, e é só isso. Tudo bem, FF muda completamente a cada novo jogo. Mas havia o lance dos olhos. Personagens digitais com olhos sem vida arruinaram o realismo de vários filmes (em ''o expresso polar'' aquilo chegou a causar náuseas nas pessoas). A gente teve que esperar até ''avatar'' pra esse negócio sumir de vez dos filmes.
Ah, mas quem liga pros olhos ??? Quando o filme foi lançado, a gente tinha dois ''toy story'', um ''vida de inseto'' e um ''monstros SA'', ou seja, apenas bichinhos coloridos. ''Final Fantasy'' chegou com humanos digitais beeem realistas (antes desse filme, o que existia?), dando uma rasteira na Pixar. 
Tudo bem, tinha pele humana convincente, mas os penteados nunca se desmanchavam, após uma ventania, voltavam pro lugar. Cabelo digital ainda era um desafio. 
A personagem principal, Aki Ross, era toda perfeitinha, porém, a personagem coadjuvante Jane era demais, parecia uma mulher de verdade, e seu amigo Neil também era assim.
Hoje a gente pode até reclamar das roupas que nunca se amassam, e que parecem estar coladas no corpo dos personagens, mas o filme, quer você goste dele ou não, foi um divisor de águas na história da animação. A mesma equipe responsável por FF criou o animatrix ''O voo final de Osíris'', trazendo humanos ainda mais realistas.
E, finalmente, não dá pra falar de FF sem mencionar o capitão Gray. Um pedaço Ben Affleck digital de mau caminho. 
E a Pixar? A Pixar só tinha o Andy ...



FICHA TÉCNICA:

TÍTULO ORIGINAL: final fantasy the spirits within
ANO: 2001
PAÍS: eua, japão
DURAÇÃO: 106 min
DIRETORES: Hironobu Sakaguchi e Motonori Sakakibara
ELENCO DE VOZES: Ming-Na Wen, Alec Baldwin, Steve Buscemi, Donald Sutherland e James Woods.
 

POR ONDE ANDA ESSE FILME?


Em 1979 a Disney tentou brincar de star wars. O robô Vincent é uma cópia descarada do R2D2, mas tem olhos. O BURACO NEGRO foi o primeiro filme de ficção científica da Disney, três anos depois viria ''Tron''. Também foi o primeiro filme do estúdio sem uma ''classificação livre''. O filme tinha naves espaciais e vários robôs do bem e do mal, e um elenco com gente famosa, tinha Ernest Borgnine e o bonitão Anthony Perkins (vixi, o único filme do cara que eu tenho em casa é ''psicose'').
O filme se passa em 2130, uma nave que partiu da Terra, pra fazer explorações do tipo star trek, encontra um buraco negro. Perto do buraco há uma nave que havia sido dada como desaparecida. A tripulação faz a acoplagem, eles entram na estranha nave e aí encontram um cientista que está lá há uns 20 anos. Ele está estudando o buraco negro e planeja jogar sua nave lá dentro. Tudo pela ciência. Lembra bastante ''20 mil léguas submarinas'', com um capitão Nemo do mal. 
Eu me lembro que havia um campo de força gravitacional ao redor da nave, que a mantinha ancorada na borda do buraco negro. O campo de força foi desativado e a turma foi sugada para dentro do buraco, e aí ...
É tudo o que eu sei. Vi o filme na tv, apenas uma vez, quando era pequeno e não entendi barra me lembro do final. Foi algo do tipo 2001, não sei dizer o que eles encontram dentro do buraco, só sei que o filme terminou logo em seguida.
Existe um dvd lá fora, eu o compraria se o encontrasse. Dvd br eu nunca vi. E eu gostaria tanto de poder tapar esse buraco negro na minha memória.

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO ORIGINAL: the black hole
ANO: 1979
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 98 min
DIRETOR: Gary Nelson
ELENCO: Maximiliam Schell, Ernest Borgnine, Robert Forster e Anthony Perkins
PRÊMIOS: indicado para 2 Oscars (fotografia, efeitos especiais)

CHP CLASSIC


Esse filme mexeu comigo quando eu era criança. Vi VIAGEM FANTÁSTICA pela primeira vez na tv. Quando pintou uma reprise, gravei o filme numa fita. Quando pintou outra reprise, gravei por cima, mas desta vez sem os intervalos comerciais (a gente chamava aquilo de ''reclame''), porque eu havia descoberto que podia usar o botão pause durante a gravação. Aí revi o filme várias vezes. Me ajudou bastante num trabalho para a escola. Quando apareceu o dvd, vi o filme pela primeira vez no áudio original, e sem cortes. O dvd não traz a dublagem da época, mas tudo bem, só quero saber dos efeitos especiais. O ano era 1966 e esse filme mostrava sequências de cair o queixo. E o filme envelheceu bem, hoje a gente nota alguns ''defeitos especiais'', mas eles são poucos. Eu adoraria ver um making of desse filme, em alguns momentos você olha e diz ''ok, é uma piscina gigante'', mas tem alguns efeitos (pré cgi) que ainda não consigo explicar.
Na trama, um diplomata sofre uma tentativa de assassinato após deixar a Rússia e um coágulo aparece em seu cérebro. A única forma de salvar esse cara é usar uma máquina que encolhe objetos. Uma equipe médica vai entrar num submarino que será miniaturizado e inserido no corpo do homem. O pessoal vai passar pelos pulmões, pelo coração, eles vão subir até o cérebro e vão usar um laser para destruir o coágulo. Impagável o momento em que eles estão no ouvido interno e uma enfermeira, ao lado do paciente, derruba uma tesoura no chão.
O filme ganhou uma ''nova versão'' em 1987 chamada ''Viagem insólita''. Mais puxada para a comédia e com Dennis Quaid exibindo seu fantástico bumbum. Em 1998, um remake do filme de 1966 foi prometido, o diretor seria James Cameron, o rei do mundo naquela época. Mas o projeto foi abandonado. O diretor resolveu investir no Homem Aranha, e isso também não foi pra frente.












FICHA TÉCNICA:

TÍTULO ORIGINAL: fantastic voyage
ANO: 1966
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 100 min
DIRETOR: Richard Fleischer
ELENCO: Stephen Boyd, Raquel Welch e Edmond O'Brien
PRÊMIOS: vencedor de 2 Oscars (efeitos especiais, direção de arte)

27.9.14

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Bom, eu não conheço mitologia cristã, então não sei dizer se essa é uma versão fiel da história ou não. O ano é 300 d.c. e o imperador romano Diocleciano está uma fera porque alguém anda botando fogo em sua casa. Ele não confia em mais ninguém e, por causa de uma briga (ou algo parecido, momento confuso), ele expulsa do palácio o seu brinquedo erótico favorito, o cristão SEBASTIANE (que dá nome ao filme).
Sebastiane é enviado até um lugar distante onde ele deverá ser treinado como legionário. Mas ele não está a fim de lutar, se recusa a pegar em armas e fica o tempo todo fazendo poesias para o seu deus loiro e de olhos azuis (não sei dizer quem é o sujeito que aparece em suas visões, mas não é um Brad Pitt). O oficial romano, responsável pelo treinamento do grupo, não tolera esse tipo de comportamento e castiga Sebastiane várias vezes.
Os homens reclamam do duro treinamento, mas a gente quase não vê os caras treinando. O lugar parece ser uma colônia de férias, eles nadam no mar, tomam banho quente e uma sauna, eles brincam (até o limite físico da heterossexualidade, e depois vão além), e jogam frisbee (?!?!?!?!?). 
Um deles, o bonitinho Justin, está se apaixonando por Sebastiane (que não é grande coisa), mas o oficial romano também está apaixonado pelo cristão. Sebastiane se recusa a fazer sexo com o romano e o cara fica revoltado. 
Produção, baixo custo. Atores, fraquíssimos. Figurino de época relaxado e teor histórico (não dá pra perdoar o frisbee na praia), desprezível. Roteiro, duas páginas, não investe nos personagens, a gente não sabe quais são suas motivações.
Então? O filme pode ser salvo?
Sim !!! ''Sebastiane'' é um filme cheio de homens pelados, o tempo todo e a todo momento. Parece ser uma homenagem à beleza do corpo masculino (alguns atores se salvam nesse quesito). Essa é a razão de ser do filme, homens pelados e aventuras homossexuais. E aí você quase nem nota a trama fraquinha.
O filme é falado em latim e tem legendas em inglês na cópia original. Por isso as legendas em português ficam dentro de enormes retângulos opacos que escondem um pouco do filme.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Sebastiane
ANO: 1976
PAÍS: reino unido
DURAÇÃO: 86 min
DIRETORES: Paul Humfress e Derek Jarman
ELENCO: Barney James, Neil Kennedy e Leonardo Treviglio.