Ok, vamos começar pelas ausências na coleção. "Frankenweenie" ainda não foi lançado em dvd, vou comprar, mas já tenho o curta metragem que deu origem ao filme nos extras do dvd de "o estranho mundo de Jack". "Sombras da noite" não foi um filme legal, o dvd já foi lançado, passei longe. Eu vi "Peixe grande" no cinema, gostei, mas comprar o dvd e ver mais vezes? Não gostei tanto assim. E por fim, "as grandes aventuras de Pee-Wee", nunca encontrei o dvd...
Fui ver esse filme em Imax, argh, foi em 3D dublado. A Disney não deixou o diretor se soltar muito, o filme tinha que agradar os pequenos. O visual era bonito. Meses depois, comprei o blu. Ver o filme no áudio original, sem o Johnny Depp mordendo a língua, melhora alguma coisa? Sim, um pouquinho. Ainda assim, eu esperava por um filme mais ousado.
Ajuda se você evitar fazer comparações. Esse filme tem pouco a ver com o clássico de 1968. Tem uma maquiagem superior, os atores macacos capricharam na interpretação, andando com os joelhos voltados para fora (tente isso em casa) e uma trama levemente diferente. Começa com uma viagem para um universo paralelo e termina com uma viagem no tempo, dentro deste mesmo universo, matou a charada?
Eu nunca gostei muito daquela versão de 1971 (você também sente vontade de socar Gene Wilder sempre que o vê?), Tim Burton também não gostava, ele sempre imaginou um filme mais parecido com o livro. Eu gostei dessa nova adaptação, adorei os cenários absurdos e o clima de conto de fada.
E por falar em contos de fada. Há muita magia nesse filme escrito por Tim. Um conto de fada, triste e cinzento, encontra o mundo real, colorido e superficial. A trilha musical coloca você nesse clima. É o filme favorito de muitos fãs do diretor, mas, na minha lista, fica em segundo lugar.
BATMAN e BATMAN O RETORNO
Foi o filme que chegou dizendo: hey, super herói também é coisa de adulto. O cavaleiro das trevas, numa Gotham City gótica que nunca vê a luz do sol, é o herói perfeito para o estilo dark do diretor. Sua Mulher gato, no filme seguinte, marcou época. Eu adoro rever o segundo filme de vez em quando.
Ops, ID4 foi um sucesso avassalador de bilheteria naquele ano, e assim, teve gente que viu o filme de Tim como uma paródia de "independence day". Mas a paródia é outra. O filme presta homenagens aos clássicos filmes B (e também livros e gibis) de ficção (anos 1950-60), é tão difícil assim captar a mensagem? Ele fica meio bobo perto do final, mas tem um elenco monstruoso. Poderia ter maneirado um pouco no humor negro.
Algumas canções não empolgam (na parte musical, não é nenhum "o estranho mundo de Jack") mas, cara, é um filme muito legal. Os bonecos são lindos. A trama é macabra, mas qualquer criança aceita isso numa boa hoje em dia. Gostei da "participação especial" do Clark Gable, mas não entendi o verme com a cara do Don Knotts.
Você já viu essa árvore hoje, lá em cima, no alto da postagem. Será que Burton tem uma dessas no quintal? Esse filme passou por maus bocados nos isteites. Por conta de uma cena de decapitação super realista. O filme ganhou uma classificação R, para muitos filmes isso é a morte, afinal, são as crianças e os adolescentes que enchem as salas de cinema por lá. O filme começa legal, segue legal, o final é meio bobinho, precisava da bruxa?
Ou, os fantasmas se divertem, se preferir. Eu amo esse filme, já devo ter visto mais de cem vezes, na tv, em vhs (gravado), em vhs (locadora) e em dvd. Adoro os efeitos em stop motion, adoro a Winona nesse filme, adoro a trilha musical e Talili banana pra você, nunca me canso disso.
ED WOOD
E aqui vemos o pior diretor do mundo criando o pior filme do mundo. Mas tanto Ed Wood quanto seu filme "plano 9 do espaço sideral" se tornaram cults. O filme tenta ser bem fiel à realidade, poderia ter gerado muita polêmica, ele não esconde a mania que Ed tinha de usar roupas de mulher. E você sabe que são muitos os filmes verídicos que promovem cortes em coisas desse tipo (cof uma mente brilhante cof).
SWEENEY TODD, O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET
Então, você tem que gostar de musicais, e precisa ter sangue de barata também. Essa combinação existe? O filme não traz uma violência muito explícita, é a trama que pode incomodar um pouco, é forte demais. Tem um pouquinho de comédia nas entrelinhas e poucas cores, só para dar mais destaque para o vermelho-sangue. O Oscar deixou Helena Bonham Carter de fora naquele ano e isso foi uma tremenda injustiça, ela está melhor que o Johnny Depp nesse filme, cantando com mais naturalidade.
4 comentários:
FICHA TÉCNICA
TITULO ORIGINAL: Alice in Wonderland
ANO: 2010
TITULO ORIGINAL: planet of the apes
ANO: 2001
TITULO ORIGINAL: Charlie and the chocolate factory
ANO: 2005
TITULO ORIGINAL: Edward scissorhands
ANO: 1990
TITULO ORIGINAL: batman
ANO: 1989
TITULO ORIGINAL: batman returns
ANO: 1992
TITULO ORIGINAL: mars attacks!
ANO: 1996
TITULO ORIGINAL: Corpse bride
ANO: 2005
TITULO ORIGINAL: sleepy hollow
ANO: 1999
TITULO ORIGINAL: beetle juice
ANO: 1988
TITULO ORIGINAL: Ed Wood
ANO: 1994
TITULO ORIGINAL: Sweeney Todd, The Demon Barber of Fleet Street
ANO: 2007
Cara, eu nunca tinha assistido "A noiva cadáver". Sempre ouvi falar super bem, mas acabava perdendo a oportunidade de ver sempre que passava em algum lugar. Ontem percebi que estava disponível no Netflix, então comecei a ver. Caaaaaara, que chatice as músicas. É um filme da Disney ne? Pior que não. Eu já tinha desistido de assistir Anastácia na metade por causa das cantorias.
Poxa, estava tudo ok. O filme é bonito, os personagens bons, a dublagem idem. Mas cantam demais, cantam quando não precisa, cantam até o pulmão se desmanchar....
Talvez um dia crie coragem de terminar.
Dessa lista vou ter que conferir A Fantástica Fábrica de Chocolate. Fiquei com um pé atrás pelos comentários do povão, mas acho que merece uma chance.
Eu simplesmente amo Noiva Cadaver.
Fikei mais apaixonado ainda qdo vi o meking off...
Como a coisa ke eu menos presto atenção é na musica, eu encaro como dialogo normal e fica tudo otimo.
Sempre me emociono com esse filme.
Ainda não vi Frankenweenie, mas achei o menininho SUPER parecido com o Victor Van Dort, tem até o mesmo nome e o cachorrinho ressuscitado é um scraps com carne! Eu adoro o scraps!
T.
Postar um comentário