23.1.12

AS AVENTURAS DE TINTIM: O SEGREDO DO LICORNE

Fã de Tintim? Tá com medo? Fique tranquilo. Steven Spielberg e Peter Jackson também são fãs do personagem. E por incrível que pareça, essa é uma senhora adaptação. ELES NÃO MUDARAM NADA! Ok, existem mudanças, coisas beeem pequenas, nada que desperte a ira dos fãs. Fãs? Olha um aqui. Os livros que eu li foram poucos, mas eu acompanhava religiosamente a segunda serie animada, aquela dos anos 1990 na tv Cultura. Ainda me lembro do episódio duplo "o segredo do Unicórnio", e hoje vi a coisa toda no cinema, tudo igual. Isso torna o filme 100% previsível para muita gente. A trama se estende um pouco, tem altas doses de ação, até Milú tem seus momentos, e o visual do filme impressiona. Tirando alguns humanos mais caricatos, o filme todo parece real. Na absurda sequência no Marrocos, parecia que eu estava vendo um filme do Indiana Jones. Vi o filme em Imax, vale a pena, mas o 3D não. Os efeitos 3D são poucos (acho que foram adicionados na pós produção), no fim das contas, os óculos só atrapalham, o filme tem cores magnificas e as lentes deixam tudo num tom mais escuro.

DUPOND E DUPONT, NÃO SOMOS PARENTES

O filme começa fazendo uma homenagem ao criador do personagem. Tintim e Milú estão numa feira, onde o jornalista encontra um modelo do navio Licorne. Dois homens estranhos aparecem, eles querem o navio que Tintim acabou de comprar. O rapaz se recusa a vender o modelo e o leva para casa. O navio é roubado logo em seguida, sua casa é revirada e um homem é baleado na porta da frente. Tintim descobre um enigma escondido no navio, antes que consiga desvendar o mistério, ele é sequestrado. Só agora, finalmente, entra em cena o Capitão Haddock, esse filme acaba se tornando um filme de origem, Tintim e Haddock ainda não se conhecem. Haddock é um cara que vive bêbado, raramente está sóbrio e passa boa parte do filme lutando contra o vicio da bebida. Dupond e Dupont estão presentes no filme, mas o Professor Girassol não. Você já deve ter visto um daqueles desenhos na web onde personagens de desenhos animados recebem uma cobertura de pele humana em imagens do tipo "como seria Homer Simpson se ele fosse real". À primeira vista, vemos o Tintim digital desse modo. O filme está tentando respeitar o traço do personagem desenhado a mão. Parece meio grotesco no começo, mas depois você se acostuma. Eu achei muito legal o fato da dublagem brazuca ter respeitado a dublagem do seriado de tv dos anos 1990, a voz do Tintim é a mesma (demais personagens estão diferentes). E o filme, dirigido por Steven Spielberg, inacreditavelmente, pulou a era do politicamente correto para poder respeitar o material original, digo, todos os personagens andam armados. Peter Jackson deverá dirigir a continuação: o tesouro de Rackham, o terrível.











VEJA TAMBÉM: Atlantis, Os Goonies, As peripécias do ratinho detetive, A lenda do tesouro perdido, Ducktales o filme, Piratas do Caribe - a maldição do Pérola negra, A jóia do Nilo, Os caçadores da arca perdida.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the adventures of Tintin
ANO: 2011
PAÍS: nova zelândia, eua
DURAÇÃO: 107 min
DIRETOR: Steven Spielberg
ELENCO: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost e Simon Pegg
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 20 de janeiro de 2012
PRÊMIOS: vencedor do Globo de ouro de melhor animação

Anderson . disse...

Acho que começou bem, mas teve uma hora que virou parque de diversão e, pra mim, perdeu a graça.
Dou grande destaque a abertura. Me levou de volta as primeiras memórias da infância.