28.1.11

UM LUGAR QUALQUER

Sofia Coppola é, tipo, um Clint Eastwood de saia. Ela sabe como fazer um filme tocante e sensível, um filme simples com cara de cinema independente, além de dirigir ela também escreve. UM LUGAR QUALQUER lembra um pouco ENCONTROS E DESENCONTROS, durante uma viagem à Itália Stephen Dorff pode ficar meio "perdido na tradução" (nome original de "encontros") mas o filme tem poucos diálogos e muitas cenas do tipo "o filme está passando uma mensagem que fica ao seu critério", uma vez que cada um de nós pode interpretá-lo de um modo diferente, ainda mais depois da seca cena final. É um filme sobre paternidade? É um filme sobre um homem que tem que descobrir um novo rumo para sua vida? Eu acho que é um filme sobre a crise de meia idade. Não há fortes emoções, Dorff está cansado e entediado, suas cenas são um tédio, mas o filme não dá sono. Ele quer passar uma mensagem. Acontece que essas cenas com "pausas para reflexão" são muitas, você pode se dar mal se estiver esperando por um drama com grandes agitos.


COMO FAÇO PARA CONTRATAR ESSE MASSAGISTA?

Stephen Dorff (alerta, cenas de chuveiro, piscina, toalha...) é o famoso ator Johnny Marco. Sua vida se resume a festas e mulheres. Ocasionalmente sua ex-esposa deixa sua filha Cleo, de 11 anos, com ele. Johhny começa o filme avaliando sua vida, ele a olha pelo lado de fora e não gosta do que vê. Está tão desanimado que chega a dormir durante o sexo. Certo dia, a ex deixa Cleo com Johnny por algumas semanas. Ao lado da filha sua vida ganha muito mais ...bem... vida. Eles jogam video game juntos, fazem compras, ela sabe cozinhar muito bem. Johnny vai à Itália, para receber um prêmio num programa de tv, e leva Cleo com ele (veja Friends dublado em italiano). Johnny e Cleo são o casal perfeito, uma vez que Johnny não consegue se relacionar com mais ninguém, sem namorada, apenas sexo casual, seus encontros incomodam um pouco sua filha e ele tenta disfarçá-los. A crise de meia idade de Johnny chega à um ponto crítico no final, mas parece que ele sabe exatamente o que deve fazer (final estranho...). Destaque para a cena do massagista que gosta de tirar a roupa para deixar o cliente mais à vontade, será mesmo?

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: somewhere
ANO: 2010
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 97 min
DIRETORA: Sofia Coppola (dispensa aprs)
ELENCO: Stephen Dorff, Elle Fanning e Chris Pontius
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 28 de janeiro

Marcelo Doni disse...

Na 35ºEdição da mostra, no dia 03/11 foi exibido o filme no vão livre do Masp e fui lá assistir concordo com o que vc escreveu:
Ela sabe como fazer um filme simples com cara de cinema independente;
"o filme está passando uma mensagem que fica ao seu critério",;
o filme não dá sono