7.7.10

TUDO SOBRE A MINHA PRIMEIRA VEZ

Minha mãe me disse que aquilo se chamava "cinema", não posso dizer o ano com exatidão pois naquela época os filmes levavam uma eternidade para receber uma dublagem ou legendas, e assim chegavam ao Brasil muito tempo depois de seu lançamento norte americano (mas se não estou enganado o que vi nos cinemas foi uma reapresentação). Eu estava com minha mãe, minha tia e minha prima em seu útero (anos mais tarde nos tornamos companheiros de cinema, nosso primeiro "segundo" filme juntos foi "o rei leão"). O cinema Marabá era o único cinema da cidade, era um cinema de rua com uma única e gigantesca sala. Fiquei impressionado com o tamanho da tela, fiquei com medo quando as luzes se apagaram. Minha mãe disse que eles apagam as luzes para que a gente possa enxergar o filme. Ok, então era um procedimento normal, fiz força para não demonstrar que estava sentindo medo.
Mas quando o filme começou me esqueci do medo do escuro. O filme era em cores! a tv de casa era grande mas era P&B.
BERNARDO E BIANCA é até hoje meu desenho Disney favorito. Sombrio e com uma ótima vilã, forte demais para a época do politicamente correto. Foi o primeiro desenho Disney a ganhar uma continuação (1990) que, apesar de ser meio chatinha, se tornou a primeira animação a ser 100% pintada num computador, nada de tintas ou pincéis.
Após o filme minha mãe comprou os bonecos dos camundongos que eram também apontadores de lápis e o gibi do filme que guardei até aprender a ler. Na era do VHS fiz questão de comprar o filme em fita e depois substituí-lo pelo dvd na virada do século.
Foi justamente nessa minha primeira vez que aprendi que deveria ficar quieto e não falar durante a sessão, na época eles não davam esse aviso antes do filme. O que eu não consegui entender do filme minha tia me explicou pelo gibi mais tarde. Nos anos seguintes os dois camundongos se tornaram meus brinquedos mais atuantes em minhas brincadeiras, havia sempre um mistério bem misterioso para se resolver e pessoas para salvar. Mal sabia eu que estava brincando de "arquivo X" anos antes da serie surgir na tv, tinha até alienigenas no pedaço (meu boneco do ET. - minha segunda vez no cinema).

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

TRAUMA DE TOY STORY

Brinquei tanto com aqueles dois bonecos que a tinta já estava saindo da borracha. Foi ficando difícil enxergar um olho ou detalhes nas roupas. Dar os dois embora em 2005 numa caixa cheia com outros brinquedos foi um momento "final de toy story 3" devastador para mim.

Latinha disse...

Que eu me lembro bem, a minha primeira vez com "A Moreninha" na famosa ilha de Paquetá.

Passeio da escola, saimos de Santo André e fomos no cinema em São Paulo, escursão da escola... eu estava na 5a. série...

Antes disso não me lembro de ter ido no cinema.

Unknown disse...

Minha primeira vez foi parecida com a sua Alê. O filme era a Bela e a Fera, clássico Disney. Era um cinema de rua, com uma única sala gigantesca. Fui com minha mãe e uma prima e também senti muito medo, até do desenho!!!!!!!
Não me esqueço jamais. a segunda foi pra ver Rei Leão, com meu primo, no mesmo cinema tb.

Arthur Beaverhousen disse...

Ainda tenho meu Roger Rabbit de pelúcia. Ele tem catarata, anda nú e esta com o mesmo mal que o Rasputin (caindo aos pedaçõs) mas ele não sai de dentro da minha gaveta por nada no mundo.

Leo Carioca disse...

A 1ª vez que eu fui ao cinema, que eu me lembre, foi pra assistir aquele desenho antigo da Branca de Neve e Os Sete Anões.
Eu devia ter uns 5 anos.