7.7.09

EU POSSO VOAR WENDY

Pensa que é fácil tirar as pessoas do chão e fazê-las voar? com mais erros do que acertos o cinema aprendeu a fazer isso com um toque de pó mágico ,pois sair do ninho e levantar vôo são duas coisas bem diferentes

Em 1924 o homem voava num tapete mágico duro como uma tábua no filme 'o ladrão de bagdá', impressionava bastante, mas quando as pessoas tentavam voar sozinhas usando a mesma técnica ; não havia como não reparar no corte em suas barrigas, pois eram filmados deitados em cima de superfícies retas para depois serem recortados e inseridos no filme

Já Mary Poppins não quis saber de deitar em cima de nada, ela voava em pé, sendo levada por seu guarda chuvas que por sua vez era levado pelo vento, uma babá leve como uma pluma, nos anos seguintes as pessoas voavam com mais liberdade sendo substituídas por bonecos de stop motion

Em 1978 Christopher Reeve era balançado com cabos presos em diferentes partes do corpo dependendo dos movimentos a serem feitos em determinada cena, alternando com efeitos especiais ganhadores do oscar, apesar de voar deitado era visto por baixo e por diferentes ângulos também, um capricho só nas cenas de aterrissagem e de decolagem, algumas delas apenas enganavam o público mudando o enquadramento da camera, foi o suficiente para que o ator se tornasse conhecido como 'aquele que nos fez acreditar que o homem podia voar'

Em 1988 foi a vez dos Trapalhões tirarem os pés do chão em 'os heróis trapalhões', basicamente os atores ficavam em pé e eram filmados por uma camera presa metros acima de suas cabeças, enquanto ela apontava para baixo eles olhavam para cima, o corpo em seguida era colado no filme em imagens do céu em movimento, simples e muito original, fugindo dos problemas dos cabos que limitam movimentos e atores deitados numa mesa verde

Em 2000 , em 'o tigre e o dragão', os cabos ajudaram os atores a desafiar a gravidade de um modo muito elegante, eram muitos deles presos aos corpos de pessoas que eram içadas do chão, roldanas permitiam malabarismos suaves, em seguida todos os cabos eram apagados digitalmente, é incrível como ninguém antes havia pensado nisso, simples e eficaz , e com um resultado impressionante

Enquanto Keanu se manter inexpressivel e com óculos ocultando seus olhos; ele é um boneco digital fácil de se fazer, a partir daí basta animá-lo como se fosse um personagem de desenho, com total liberdade para voar em todas as direções e ângulos

Depois que Keanu levantou vôo a gente só podia ficar imaginando como seria o novo filme do Superman, infelizmente voar não é o forte de Brandon Routh, com a intenção de emocionar o público como Reeve fez anos antes ; as cenas de vôo tentam ser apenas bonitas de se ver , uma vez que não são práticas ou necessárias em alguns momentos, valem pela incrível sequência do avião caindo no inicio do filme, pena que o restante do mesmo se limite ao drama com pouca ação

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

voar é para os pobres

se não tiver grana para efeitos digitais tente imitar Leo e Kate na proa do titanic, é o que dá para se fazer