18.6.12

PROMETHEUS

Em 1979 surgiu o primeiro Alien (o 8º passageiro), uma mistura de ação com terror e ficção, e tinha uma mulher como protagonista, sucesso imediato. Mineradores a bordo da nave Nostromo respondem a um enigmático pedido de socorro vindo de um planeta desabitado. Uma vez na superfície do planeta, eles encontram uma nave alienígena. Estamos no ano de 2122, os humanos viajam pelo espaço mas ainda não encontraram nenhum extraterrestre. Para alguns, isso se tornou um conto de fadas, o espaço está vazio e pronto. Dentro da estranha nave, os mineradores da empresa Weyland se deparam com um ser imenso, morto, sentado numa cadeira de comando, em seu peito há um buraco enorme. Quem é esse cara? Como ele foi parar ali? Por que sua nave está cheia de ovos de Alien? Essas são as perguntas que Ridley Scott quer responder com PROMETHEUS. É mais um filme para a franquia Alien, mas Prometheus NÃO É um filme do alien, e também não é um filme COM o alien (você por acaso o viu no trailer?), o bicho faz apenas uma participação especial.

MAIS UM FILME DO TIPO
"ATRAVESSANDO O UNIVERSO PARA ENCONTRAR A SI MESMO"

O ano é 2093, a nave Prometheus está levando alguns cientistas da empresa Weyland até um distante planeta cuja localização foi apontada por várias civilizações antigas aqui mesmo na Terra (supondo que você esteja lendo esse blog em algum lugar deste planeta). Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) acredita que os habitantes do planeta foram os criadores da raça humana. Charlize Theron é a comandante durona e Michael Fassbender é o andróide do grupo. No planeta, o pessoal encontra uma espaço nave e muitos mistérios. Em vários momentos, você vai se lembrar do filme de 1979. Embora a Prometheus seja uma nave bem diferente da Nostromo, o interior é bem parecido, há muitas referências ao primeiro filme (29 anos separam as duas tramas, e 33 os dois filmes). A Dra Shaw e sua turma estão presos num filme carregado de questões filosóficas, científicas e religiosas, pouco terror, pouco suspense e pouca ação. É uma ficção do tipo cerebral, e não pipoca, esteja avisado. O filme mostra a evolução do Alien aos poucos e também... infelizmente, atira três filmes no limbo: O Predador 2 e Alien vs Predador 1 e 2. Pode esquecer que viu o alien dentro da espaço nave do Predador no filme de 1990. E os dois filmes VS, que fizeram de tudo para se encaixar na mitologia das duas franquias. Em Prometheus vemos a origem da espécie, e ela nunca pisou na Terra... Embora seja bem diferente dos demais filmes, Prometheus faz parte da franquia Alien e está apenas amarrando algumas pontas, e é só.











VEJA TAMBÉM: Alien o oitavo passageiro, Missão Marte, 2001 uma odisséia no espaço, O segredo do abismo, Eclipse mortal, Contato, Lunar.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 124 min
DIRETOR: Ridley Scott
ELENCO: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron e Guy Pearce.
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 15 de junho

Anônimo disse...

acabei de ver..gay pearce ta um gato.

Mich disse...

O motivo obvio de Ridley Scott e a Fox terem feito esse filme, foi o desespero de um sucesso comercial, já que ambos precisavam disso... principalmente o Ridley! Coisa inteligente foi reinventar algo de sucesso em sua filmografia, para agradar as massas. Dá pra encarar o filme como spin-off ou crossover.

Eu gostei do muito do filme... poxa! Temos que dar crédito, pois não é em qualquer época que temos um filme como esse... que deixou o público com perguntas, intrigado e que questiona sua fé ao mesmo uma ficção científica B de luxo. Ah! Não devemos esquecer do elenco de bonitões: Idris Elba, Logan Marshall-Green, Michael Fassbender, Emun Elliot, Guy Pearce (apenas naquelas campanhas virais!) e os atores que fazem os Engenheiros/Space Jokeys! Dê uma olhada nas fotos de produção e você vai saber do que estou falando!

Uma pena que o filme esteja sofrendo com uma certa rejeição do público que o assistiu e não entendeu. Uns o chamam de "petensioso" e outros de "mais um blockbuster de meia tigela, cheio de clichês".
P.S. Gostei da atuação da Noomi Rapace. Aquela cena da cesariana foi foda, meu! Ela não tenta ser uma nova Ripley, é uma heroína original.