31/10/2010

ESPECIAL DE HALLOWEEN - 40 FILMES DE TERROR OBRIGATÓRIOS (4-4)


31- O RE ANIMATOR (1985)
Não é um filme qualquer de zumbis, do tipo biológicos, virou cult por conta das mais estranhas cenas já feitas. Uma memorável música tema e muito sexo, nada mais desconcertante que uma cabeça decepada tentando fazer sexo oral numa moça presa numa mesa de necrópsia. Destaque para o mocinho do filme, lindão.


32 - O CEMITÉRIO MALDITO (1989)
Stephen King pela última vez na lista, o filme termina um segundo antes do livro mas ambos os finais são legais. O garotinho zumbi com sede de sangue marcou época e a trama gerou paródias até em desenhos animados. Ainda estou para descobrir se a incrível cena em que o cara levanta da cama e bate com a cabeça no criado mudo é real (talvez um acidente) ou faz parte do roteiro. A música tema dos Ramones ainda não perdeu seu brilho.



33- A ESPINHA DO DIABO (2001)
Será que já saiu em dvd? Guillermo del Toro assina esse terror espanhol com crianças que Hollywood ainda não copiou. Temos um orfanato no meio do nada onde as crianças convivem com um míssil no meio do pátio que pode explodir ou não, estamos na guerra civil espanhola e a vida não tá fácil para ninguém. Para piorar há no orfanato um fantasma de um garoto assassinado que quer vingança. O rapaz que toma conta dos meninos, e que faz sexo com uma das professoras, vale o ingresso.


34 - PÂNICO (1996)
Depois de esgotar a antiga fórmula do terror nos anos 1980 Wes Craven reinventou a coisa. Mas o crédito é todo de Kevin Williamson (criador de Dawson's creek) que humanizou os personagens, eles não estão no filme só para morrer, todos tem uma história para contar. O filme com sustos nada óbvios está gerando clones até hoje. O primeiro filme é o único cujo dvd já saiu de catálogo e não é fácil encontrá-lo. Talvez um box seja lançado em breve se aproveitando do lançamento do quarto filme nos cinemas.



35 - A BRUXA DE BLAIR (1999)
Outra reinvenção no gênero e um soco no estômago de Hollywood, filmes feitos em casa explodindo nas bilheterias. No fim das contas bastou uma boa história e uma propaganda via internet que não custou quase nada. Pelo bem ou pelo mal o youtubo surgiu 6 anos depois e há muita coisa boa por lá no estilo bruxa de Blair e muita gente tentando ser descoberta por Hollywood no site.




36- O SEXTO SENTIDO (1999)
Outro filme que trouxe algo novo para o gênero, bem, não tão novo, mas se usado do modo certo... Estou falando do final surpresa, aquele que faz o filme dar um giro de 180 graus e te faz sair do cinema com o queixo no chão. O elenco também arrasou, Bruce você já conhecia (no ano anterior um de seus filmes se tornou a maior bilheteria do ano) e Haley Joel Osment, que não foi escolhido para ser Anakin Skywalker, se tornou um astro da noite para o dia. Indicado para 6 Oscars incluindo melhor filme, um terror no Oscar? isso não acontecia desde 1973!



37 - 30 DIAS DE NOITE (2007)
E agora chegamos ao melhor filme de vampiros já feito. Nada de capa, nada de terno e gravata borboleta, nada de romance. Vampiros comem humanos, então vamos ao que interessa. Os vampiros do filme barra gibi nem sequer estão preocupados com manchas de sangue na roupa ou nas bochechas, eles realmente dão medo, seu visual é assustador, são predadores de humanos e ponto final. Uma vez que Josh Hartnett nem sequer tira a camisa (no seu caso isso é atuar) os vampiros dominam o filme. Cenas claustrofóbicas de primeira qualidade e muita violência. O diretor David Slade usou um pouco desse filme e deu mais ação à saga "crepúsculo" em "eclipse", assustando algumas Twilight girls.



38 - RINGU (1998)
Baseado num livro japonês que faz uso de uma lenda urbana o filme foi o primeiro terror oriental a ganhar uma versão americana, muitos outros o seguiram desde então. A trilogia pode ser encontrada em dvd num box e vai além das versões americanas. A segunda parte continua onde o primeiro filme parou mais acrescenta pouco à trama. Já o terceiro filme se passa antes do primeiro, mostrando como a tal menina foi parar dentro do poço, tem um final perturbador que te faz até passar mal.



39 - [REC]
Um clone da Bruxa de Blair feito na Espanha que consegue ser original por ser um filme de zumbis, e tem um clima de video game em primeira pessoa. Um baixo orçamento, poderia ter sido feito no Brasil, mas como o filme da Bruxa ele depende de uma boa ideia, e o Brasil prefere não apostar em filmes de fantasia (até parece que ninguém aqui está preocupado com o retorno financeiro nas bilheterias, o público adolescente vai ao cinema e quer ver filmes divertidos e não "Dom Pedro (história) e os capitães da areia (livros que a professora nos força a ler) salvam a musa do carnaval (pornochanchada disfarçada)").



40- JOGOS MORTAIS (2004)
Outra revolução no terror, surgem os filmes de tortura erótica. Passando por cima da era do politicamente correto o filme salvou o gênero que até então ainda copiava "pânico" e "o sexto sentido". Ganhou até jogos de video games. Ainda estamos nessa era do terror, mas a próxima revolução pode acontecer a qualquer momento. O monstros podem voltar na próxima década, ou os serial killers, ou algo novo, que você nunca imaginou com as luzes apagadas.

REBOBINAR ERA UM PRAZER

Até hoje não consegui juntar em dvd nem a metade dos filmes que eu tinha na minha primeira coleção de filmes. E eu não estou falando da quantidade, estou falando de filmes que até hoje não ganharam uma versão em dvd. Na época não haviam lojas por aqui onde se podia encontrar filmes em vhs à venda, tive que ir até a cidade de Campinas para comprar alguns filmes, desenhos da Disney por outro lado podiam ser encontrados em qualquer loja de brinquedos, mas os preços eram sempre altos demais. Alugar filmes me levava à falência e nem sempre eu encontrava o que estava procurando.
Minha primeira coleção de filmes começou com fitas de vhs virgens, eu gravava tudo que via na tv. Quando meu pai comprou um video cassete a primeira coisa que gravei foi um episódio do Alf. Depois vieram os filmes, 4 deles por fita, todos dublados e eu tinha que ficar com o controle remoto na mão para dar uma pausa na gravação quando entravam os comerciais. Pausar na hora do "plim plim" era fácil, mas no sbt não havia avisos, e eu gravei "a história sem fim" com o Silvio Santos aparecendo de repente no meio do filme, rindo e me dando o maior susto. Boa parte desses filmes que eu tinha em fita nunca foram lançados em vhs nas locadoras ou em dvd nos dias de hoje.
Um fungo apareceu nas fitas e eu tive que jogar tudo fora (há pouco tempo fiquei sabendo que ainda há salvação para fitas com fungos). Gravar raridades pela tv sempre foi um prazer, não demorou muito para surgir o dvd que grava o sinal da tv, com meu video cassete defeituoso eu tinha que ir atrás de um desses para poder gravar alguns documentários no Discovery Channel. Mas a coisa sumiu do mercado por algum motivo. Minha mãe também ficou na mão, seu video está nas últimas e ela grava sua novela todo dia para poder ver no dia seguinte com mais calma.
Hoje eu ainda tenho 8 fitas originais com filmes, 6 delas já tenho em dvd mas me recuso a jogá-las fora (é star wars!) e duas ainda não foram lançadas em dvd, sem falar em mais 9 fitas com mais de 30 documentários gravados da tv, e meu video não quer reproduzir mais nada.
Isso me faz temer por minha terceira coleção de filmes (dvds e blues), embora haja essa tal "validade indeterminada" nos discos os players tem vida curta, meu Home já era. Seria pedir muito por uma tecnologia que segurasse as pontas pelos próximos 40 anos? não vou viver muito tempo, hoje quase fui atropelado por um carro enquanto estava passeando de bicicleta, minha vida toda passou diante dos meus olhos? que nada, pensei nos meus filmes...

11 FILMES BEM CURTINHOS

FEITIÇO DO TEMPO - DURAÇÃO 24 HORAS
O filme todo dura um único dia, o dia da marmota, que Bill Murray revive sem parar, esse dia se repete quase que 50 vezes ao longo do filme, sim eu contei. Existem muitos outros filmes que também duram apenas 24 horas mas "feitiço do tempo" virou cult e já ganhou até três versões em dvd, duas especiais.


GATINHAS E GATÕES - DURAÇÃO 17 HORAS
Samantha se levanta da cama pela manhã, é o dia de seu 16º aniversário, mas também é o dia do casamento de sua irmã mais velha, e ela nota que toda sua família se esqueceu dela por conta disso. Mas tudo bem, antes do dia terminar, enquanto ainda é seu aniversário, ela está ao lado do cara mais bonitão da escola, dando seu primeiro beijo.


CURTINDO A VIDA ADOIDADO - DURAÇÃO 11 HORAS
Ferris não quer sair da cama, ele está "doente" e não vai à escola hoje. Depois de passar o dia todo passeando pela cidade ele precisa voltar para casa antes que seus pais voltem do trabalho. Esse é um único dia no último ano escolar de Ferris Bueller, imagine os outros 364.


TE PEGO LÁ FORA - DURAÇÃO 8 HORAS
Clássico da sessão da tarde, finalmente saindo em dvd (que pena, não tem a dublagem da época). Jerry fez a besteira de tocar no aluno mais mal encarado e perigoso da escola (para não dizer também "bonitão", é impossível não se lembrar de Heath Ledger). Agora o cara vai acabar com Jerry na saída da escola, às 3 da tarde. Então Jerry passa o filme todo tentando fugir ou ser expulso da escola para se livrar da briga. A contagem acima não leva em consideração o prólogo de "24 horas depois" no final.


UMA NOITE DE AVENTURAS - DURAÇÃO 5 HORAS
Outro filme que precisa ser lançado em dvd urgentemente. A história sem maiores cortes de tempo se passa numa única noite. Elisabeth Shue não vai mais poder sair com seu namorado então ela topa ser a babá de uma menina fanática pelo Thor. Mas sua melhor amiga está com problemas no centro da cidade e a moça resolve ir ajudá-la levando os garotos com ela e é preciso levar todos de volta para casa antes que seus pais retornem, aí então surgem os bandidos.



CLUBE DOS CINCO - DURAÇÃO 97 MINUTOS
John Hughes e Molly Ringwald de novo? desta vez o filme e a trama tem a mesma duração. Cinco alunos problemáticos estão cumprindo detenção na escola e há tempo de sobra para que se tornem bons amigos após uma boa terapia de grupo. É estranho notar que, quando bolei a postagem, tantos filmes adolescentes dos anos 1980 simplesmente tenham surgido do nada.



POR UM FIO - DURAÇÃO 81 MINUTOS
Filme que bebe da mesma fonte da serie "24 horas", tem até o Kiefer no elenco. Foram 81 minutos que o personagem de Colin Farrell nunca mais vai esquecer, outro filme "em tempo real".


CÃES DE ALUGUEL - DURAÇÃO ENTRE 50 MINUTOS E 1 HORA
Acompanhar um filme com um cronometro não é nada agradável, mas pode-se dizer que, sem os flashbacks, "cães de aluguel" quase que perde metade de sua duração total com a soma de todas as cenas que se passam somente no tempo presente. Agora, desafio mesmo é saber quanto tempo dura "pulp fiction", somando a cena mais antiga com a mais nova e descontando as mesmas passagens pelo ponto de vista de outros personagens (isso seria repetição, mas deve-se seguir as versões mais longas), para complicar ainda mais a coisa toda tá fora de ordem, pelas minhas estimativas "pulp fiction" deve ter uns 90 minutos de duração.


O MÁGICO DE OZ - DURAÇÃO 25 MINUTOS
O filme chega aos 17 minutos e Doroty leva uma pancada na cabeça e vai a nocaute, quando ela acorda o filme acaba 2 minutos mais tarde. Um fato interessante, 5 minutos na vida real equivalem a 1 hora em um sonho (você já sonhou com a versão estendida de "o segredo do abismo" e depois acordou e notou que só haviam se passado alguns poucos minutos desde que você foi dormir? é assim mesmo). E como a viagem de Doroty a Oz foi apenas um sonho de uma hora e vinte minutos, logo ela esteve apagada por 5 ou 6 minutos enquanto o tornado contornava a fazenda.


CORRA LOLA CORRA - DURAÇÃO 20 MINUTOS
Outro filme em tempo real, mas os 20 minutos se repetem 3 vezes, até que Lola tome as decisões certas e salve a vida de seu namorado que precisa repor a grana do chefe mafioso. Melhor filme alemão dos anos 1990, também vale a compra do CD.



ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - DURAÇÃO 9 MINUTOS
Novamente a trama do "foi tudo um sonho". Temos 3 minutos de filme e aí Alice encontra o coelho branco, e mais 1 minuto de filme depois que sua irmã a acorda. Nesse meio tempo Alice sonhou por 71 minutos, que na vida real seriam 5 ou 6 minutos. Isso torna a trama mais plausível, seria difícil acreditar que a irmã de Alice ficou lendo um livro de história por mais de uma hora, em voz alta, antes de perceber que Alice estava dormindo.

30/10/2010

ESPECIAL DE HALLOWEEN - 40 FILMES DE TERROR OBRIGATÓRIOS (3-4)

21- HELLRAISER, RENASCIDO DO INFERNO (1987)
Não tente entender o universo criado por Clive Barker, suas regras e personagens são um tanto bizarros. Tenha apenas em mente que existe um cubo, não toque nele, fim. Mas todo mundo o toca, tentam decifrar seu enigma e abrem uma porta para o inferno (?). Mortos voltam à vida e precisam sugar os vivos para cobrir seus corpos com pele. Os moradores dessa estranha dimensão vieram do quarteirão sadomasoquista de Rodeo Drive, um visual impressionante. No terceiro filme você confere um rapaz bonitão e bom de cama.



22- SEXTA FEIRA 13 (1980)
É como Psicose, mas ao contrário. Jason não aparece nesse filme e sua mãe garante a matança dos adolescentes (spoiler é o escambau). O primeiro filme tem uma trama com começo, meio e fim bem definidos, apresentar o próprio Jason na sequência usando um recurso do tipo "ele esteve vivo todo esse tempo" não é forçar a barra, mas todas as sequências fizeram uso do padrão que surgiu em 1980. As novidades ficam por conta da máscara que surgiu no terceiro filme e da morte de Jason no quarto filme pelas mãos de Corey Feldman, ele só volta no sexto filme e dá inicio á uma serie de ressuscitações (explicadas no nono filme).



23- UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (1981)
O melhor filme de lobisomens já feito por conta da maquiagem, ganhadora do Oscar, do terror pop e das novidades: dor durante a transformação e fantasmas. Manipular a criatura quadrúpede não é fácil, assim o boneco aparece pouco e em rápidas cenas, deixando o filme bem mais assustador com seus uivos e rosnados na escuridão. Fuja das continuações.


24- THE EVIL DEAD, A MORTE DO DEMÔNIO (1982)
Esqueça do Homem Aranha, the evil dead é a melhor trilogia de Sam Raimi, bem, o terceiro filme é mais puxado para a comédia de aventura, mas os dois primeiros são bem assustadores. Fazendo uso do famoso livro Necronomicon, criado por H.P. Lovecraft em um de seus contos (e que muita gente jura que o livro é real), um grupo de adolescentes liberta uma misteriosa criatura na floresta e traz os mortos de volta à vida. As mortes são bem originais e o fato do bicho nunca aparecer é o maior mérito do filme.



25- THE EVIL DEAD 2, UMA NOITE ALUCINANTE (1987)
Agora o bonitão Bruce Campbell está sozinho em casa, segurando boa parte do filme nas costas. Melhor momento, sua mão cria vida e tenta matá-lo. Aos poucos ele vai enlouquecendo, seu sofrimento parece não ter mais fim. O final traz um gancho para a parte 3 (dvd raríssimo, é mais fácil encontrar um gremlin no seu banheiro). Com uma motosserra no lugar da mão direita Ash é um dos action figures mais famosos, a trilogia também já rendeu alguns jogos de video game.



26- BRINQUEDO ASSASSINO (1988)
Chucky já me metia medo em seu "estado natural", que tipo de criança compraria um boneco tão feio? e quando ele foi possuído pelo espírito de um homem mau ficou ainda pior. A movimentação do boneco é um primor numa era pré Gollum, e o clímax do tipo "quantas vezes eu tenho que te matar diabo?" é muito legal, você fica sem saber quando exatamente deve respirar aliviado. A continuação também é legal, depois entra a comédia bobinha.



27- POLTERGEIST (1982)
Dentro e fora das telas pensar em Carol Anne nos dá calafrios, pobre menina. Embora seja uma trilogia o primeiro filme torna as continuações bem inferiores e esquecíveis, pois está cheio de momentos marcantes. Hoje é preciso ser muito corajoso, ou estúpido, para pronunciar a palavra "remake", pois na era do politicamente correto não há espaço para fantasmas indígenas mal encarados (Marlon Brando? Oscar? Alguém?). E esses fantasmas fazem de tudo, até hoje os efeitos impressionam.



28- A HORA DO PESADELO (1984)
Dormir se tornou perigoso, se Freddy te mata no sonho você morre na vida real. Um roteiro pra lá de original que já nasceu completo, Freddy tem um passado, o filme tem suas regras, e as meninas mortas pulam corda e cantam para te avisar do perigo. No número 2 as mortes ficaram mais legais, tem um homocara no filme, o terceiro e o quarto são os mais divertidos. Já o número 7 viajou na maionese. Fuja do remake de 2010.



29- MADRUGADA DOS MORTOS (2004)
É um remake de "despertar dos mortos", a parte 2 da saga de George Homero, apenas veio ao Brasil com outro nome. Temos um bando de pessoas presas num shopping center enquanto o mundo lá fora vai se enchendo de zumbis. Mas como pode esse remake ser melhor que o filme original? Simples, os zumbis do diretor Zack Snyder não são lentos, eles correm, gritam, agitam os braços e pulam como os vivos, e por que não? muitos morreram há pouco tempo, ainda estão em boa forma. Esqueça daquele lance de se correr entre os zumbis lerdos, estes são uma verdadeira multidão enlouquecida. E isso dá ao filme um toque de terror a mais. Novidade, eles não comem cachorros.



30- A HORA DO ESPANTO (1985)
Em matéria de "os goonies encontram os monstros" os garotos perdidos saem ganhando, mas "a hora do espanto" tem muito mais terror, ser um vampiro não é tão divertido como no filme de Joel Schumacher e aqui eles são realmente os vilões. Típico filme do tipo "os adultos não acreditam em mim, então vou ter que fazer tudo sozinho". Stephen Geoffreys ficou famoso com seu "Evil Ed" nesse filme, se tornando um dos garotos de ouro de Hollywood, uma grande promessa. Mas fez muitas escolhas erradas, depois de 5 filmes desistiu, fez mais de 30 filmes eróticos gays nos anos 1990, voltou aos filmes de horror em 2007.

29/10/2010

A BATALHA DOS 3 REINOS

Eu disse para mim mesmo que só compraria esse filme em blu-ray, aí surgiu o dvd duplo nesta semana por 30 paus, ah quer saber? isso enche o saco, às vezes o blu é lançado antes, às vezes é o dvd, e a gente compra o primeiro que vê como se o mundo fosse acabar amanhã, mas quem pode dizer quando a versão que queremos será lançada? esse filme por exemplo é de 2008 e só agora pintou por aqui. Em todo caso, seja em blu ou em dvd (visto num blu player) o filme é demais. John Woo levou um pouquinho de Hollywood até a China mas o filme mal tem cara de filme, ele se parece mais com um desenho animado oriental com atores reais, sua fotografia já diz tudo. Está cheio de lindas imagens, uma atrás da outra, o filme até se exibe um pouco mas nada disso compromete a trama. As semelhanças com um animê japonês estão até na interpretação dos atores que também desafiam a gravidade em cenas de luta.


MOMENTO TENSO, A MULHER QUE VAI MUDAR O RUMO DA GUERRA.

No ano de 208 o primeiro ministro do imperador Han, Cao Cao, sedento por poder, ataca dois feudos do sul da China acusando falsamente seus governantes de traição. Ambos terão que se unir para se defender de Cao Cao e de seu gigantesco exercito. As cenas de guerra são um show de criatividade que não acaba mais, tem até armas biológicas, e são poucos os efeitos digitais, há enormes cenários e figurantes de verdade no filme, milhares deles. Afinal o governo chinês coloca seu próprio exercito à disposição dos produtores de cinema quando necessário. Algumas cenas digitais são fraquinhas, outras são incríveis, a cena do voo da pomba foi demais. Cuidado para não se perder na história em meio a tantos nomes estranhos, sim, eu sei, esses orientais são todos parecidos, mas o personagem Kongming é um gatão! É um filme de guerra mas as mulheres também tem um papel importante na trama, temos uma rainha corajosa e uma princesa que não quer ficar em casa. O dvd duplo veio dentro de uma luva, coisa rara em blues, mas NÃO há extras! o filme está no disco 1 (é o disco que tem uma espada, não há identificação) e no disco 2 há uma versão em MP4 do filme, um trailer e uma entrevista com John Woo de 16 minutos apenas. É uma pena que seja um lançamento tão tosco, pois esse filme é muito divertido de se assistir.

UMA NOVA CHANCE PARA O CAPITÃO AMÉRICA NO BLOG

2011 - UM PREVIEW

JANEIRO

O BESOURO VERDE
Seth Rogen é o garoto rico e mimado que se vê totalmente perdido quando seu pai morre e ele tem que assumir seus negócios. Mas com a ajuda de um dos sócios de seu pai, Kato, ele está prestes e se tornar um super herói graças ao super carro, indestrutível e cheio de armamentos, que Kato criou. Adam Sandler também está no filme e Cameron Diaz é a secretária de Rogen.

ENROLADOS
O filme é de 2010 mas chegará ao Brasil em Janeiro de 2011. O último conto de fadas que a Disney não transformou em animação será em cgi e não desenhado a mão. Mudou de nome após o fiasco de "a princesa e o sapo" quando o estúdio achou que nomes de princesas de contos no titulo afugentam o público masculino menor de idade. Logo, Rapunzel se tornou "enrolados", eca, o cabelo dela tem vida própria.

FEVEREIRO

THE EAGLE
A serie "spartacus" está fazendo escola, os épicos romanos estão voltando aos cinemas, mas num clima bem sombrio.

MARÇO

A FERA
Versão live action do conto da "bela e a fera" no estilo "adolescente crepúsculo".

CHAPEUZINHO VERMELHO
Versão em live action do conto infantil com Amanda Seyfried e um vilarejo medieval aterrorizado por um lobisomem!


ABRIL

FOOTLOOSE
Remake que pode cair no esquecimento rapidinho. Dennis Quaid é o reverendo que proibiu a música e a dança em sua cidade, e depois que Efron e Crawford pularam fora do projeto Kenny Wormald, que nasceu no mesmo ano do filme original, vai tentar conquistar o público agora que está deixando de ser apenas um dançarino e apostando na carreira de ator.

RIO
Blu acha que é a última ararinha azul do mundo, mas fica sabendo a respeito de uma fêmea e resolve viajar de Minnesota até o Rio de Janeiro para encontrá-la. Animação em cgi dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha da trilogia "a era do gelo".

PÂNICO 4
Neve Campbell e o ex casal Arquette, David e Courteney, estão de volta com Wes Craven na direção, com a intenção de dar inicio à uma segunda trilogia. Mas se é mesmo verdade que David pulava a cerca nos últimos 11 anos, acho que Courteney não vai querer trabalhar com ele em mais dois filmes.

A COISA
Não é um remake do filme de John Carpenter mas sim um prequel.

MAIO

THOR
O filme do deus do trovão da Marvel, Chris Hemsworth é de tirar o fôlego e Natalie Portman será sua namorada humana.

THE PRIEST
Outro personagem de gibi a ganhar um filme em 2011, mas muita coisa foi alterada.

PIRATAS DO CARIBE 4
Jack Sparrow vai tentar encontrar a fonte da juventude nessa continuação direta do filme anterior. Com um orçamento mais modesto, o filme tentará se parecer mais com o primeiro "piratas do caribe".

SE BEBER NÃO CASE 2
O primeiro filme ganhou um estúpido titulo em português e agora alguém vai sofrer na hora de batizar a continuação onde não há casamento algum e a turma vai viver uma aventura na Tailândia.

KUNG FU PANDA 2
Trazendo o mesmo elenco de vozes e os mesmos personagens de volta, desta vez o filme mostrará Po indo atrás de outros pandas, acho que seu "pai" finalmente lhe contou a verdade...


JUNHO

X-MEN
O prequel do filme de 2000 com todo mundo mais jovem, inclusive o professor X e seu amigo barra inimigo Magneto.

VELOZES E FURIOSOS 5
A ser filmado no Brasil nas próximas semanas.

SUPER 8
Outro projeto secreto de J.J. Abrams seguindo o estilo de "cloverfield".

LANTERNA VERDE
Promete ser O filme do verão americano.

CARROS 2
O patinho feio da Pixar quer uma segunda chance.

RISE OF THE APES
O remake da saga "o planeta dos macacos", mostrando como foi que os macacos tomaram o planeta.

JULHO

TRANSFORMERS 3
Sem Megan Fox? acho que passa.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE parte 2
É o final, e para quem não leu o livro aqui vai um spoiler, Voldemort arranca fora a mão direita de Harry com um feitiço e lhe diz - Harry, Dumbledore nunca lhe contou o que aconteceu com seu pai? e Harry responde - ele me contou o suficiente, ele me contou que você o matou, e Voldemort diz - não Harry, eu sou seu pai.

CAPITÃO AMÉRICA O PRIMEIRO VINGADOR
O filme dos vingadores vai depender do sucesso deste filme, mas se o Capitão não agradar ainda haverá tempo de se colocar o Homem de Ferro como líder da equipe.

COWBOYS E ALIENS
No velho oeste Daniel Craig e Harrison Ford vão precisar da ajuda de seus inimigos peles vermelhas para enfrentar alienígenas que tentam dominar o mundo em pleno século 19.

AGOSTO

SMURFS
Apostas?

PREMONIÇÃO 5
Dizem que será o último...

A HORA DO ESPANTO
Remake de um cult adolescente.

OUTUBRO

JOGOS MORTAIS 8
Dizem que será o último...

NOVEMBRO

O GATO DE BOTAS
É ele mesmo, do Shrek, com Antonio Banderas.

REAL STEEL
O canguru Jackman vai treinar o robô de estimação de seu filho como lutador de "luta livre de robôs", ai...

AMANHECER
Vampiros jovens e lobos bombados contra vampiros velhos e feios e um bebê mutante que vai deixar um certo lobo babando.

HAPPY FEET 2
O pinguim "gay" está de volta, e em 3D. Brad Pitt se junta ao elenco.

DEZEMBRO

MISSÃO IMPOSSÍVEL 4 PROTOCOLO FANTASMA
Dizem que vai dar um novo rumo à franquia, acho que vai massagear o ego de Tom Cruise pela terceira vez, só o primeiro se salva.

O MAIOR FILME DOS MUPPETS JÁ FEITO.
Os bonecos vão voltar num filme o qual a Disney está apostando alto numa época em que as crianças só querem saber de animações em cgi. Mas Frank Oz não fará a voz de Miss Piggy :(

SHERLOCK HOLMES 2
Com Robert Downey Jr e Jude Law de volta, e ainda, o professor Moriarty, arqui inimigo do detetive, vai finalmente aparecer.

TINTIN
Já faz muito tempo que Spielberg estava falando de levar essa serie de livros para a tela grande e Jamie Bell vai ser o personagem principal.

28/10/2010

ESPECIAL DE HALLOWEEN - 40 FILMES DE TERROR OBRIGATÓRIOS (2-4)

11- PSICOSE (1960)
Hoje seria impossível promover um filme desta maneira, antes da premiere, reza a lenda, os produtores compraram todas as cópias do livro, no qual o filme foi baseado, para que ninguém na cidade soubesse o final da trama antes de ver o filme. Sem falar no meigo apelo no poster do mesmo "não conte o final para ninguém". Da clássica cena do chuveiro à revelação final, da estridente música tema à fotografia em p&b, que deixou o filme ainda mais assustador e o sangue no ralo ainda mais real, é um clássicão.


12- IT, UMA OBRA PRIMA DO MEDO (1990)
Eu não tenho medo de palhaços, eu apenas os odeio. Mas muita gente pegou trauma depois desse filme, o bicho leva inocentes crianças até o esgoto depois que as captura em seus banheiros. Poderia ser "apenas" um maníaco vestido de palhaço mas é um Stephen King, então há um algo mais no cara.


13- O EXORCISTA (1973)
O filme gerou muitas lendas urbanas a seu respeito deste lado das telas, no Brasil se tornou O FILME maldito, só as crianças mais corajosas o viam. A edição especial, com 11 minutos a mais, lotou os cinemas nacionais em 1998, valeu a pena pela cena de Regan descendo a escada de um modo bizarro.


14- O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)
Baseado em fatos reais que ocorreram poucos anos antes. Mas o filme vai além dos fatos. A cena do jantar com o vovô, a cena do gancho e do freezer para carne humana e a revolta de Leatherface quando seu jantar escapa no final, tudo é nojento e perturbador. Mas o filme continuaria sendo o mesmo se o titulo em português estivesse correto, "o massacre da motoserra" não soa tão mal.


15- CARRIE A ESTRANHA (1976)
Acredite, Carrie é a mocinha da história e você vai torcer por ela até o final, mesmo quando ela mata todo mundo no baile de formatura. Outro Stephen King na lista, mas embora essa Carrie tenha alguns poderes a menos em comparação com a personagem do livro, a cena do sangue de porco marcou época. No final, um sustinho.



16- HALLOWEEN, A NOITE DO TERROR (1978)
Sabe o que mais assusta em Michael Myers? ele não fala, nunca. Está sempre quieto, entra em casa, mata e vai embora. Apenas pisca de vez em quando, sem ver seu rosto é impossível imaginar o que se passa pela sua cabeça. Mas o irmão da rainha do grito, Jamie Lee Curtis, teve uma infância complicada e acabou inventando um novo modo de se fazer um filme de terror (bem, ele pode ter copiado isso de "tubarão") quando vemos o filme pelo ponto de vista do assassino.


17- O ILUMINADO (1980)
Novamente um Stephen King mas com um final bem diferente do livro. Outro filme com cenas que marcaram época, o "redrum", as meninas no corredor, a velha na banheira, a frase na máquina de escrever, o quadro no final e o famoso HERE'S JOHNNY! quando Jack Nicholson se entrega à loucura sai de baixo.


18- ALIEN O OITAVO PASSAGEIRO (1979)
No poster você lia a frase: no espaço ninguém pode te ouvir gritar. Nos cinemas você via pessoas abandonando a sessão ou vomitando, a cena do "parto" causou naúseas em meio mundo em 1979. O fato do alien não ter olhos e nunca se mostrar por inteiro apavorava a todos. A contagem regressiva da auto destruição da Nostromo no final faz a gente pular na poltrona só para que, mais tarde, a gente note que o pesadelo ainda não acabou.


19- TUBARÃO (1975)
Mas qual é o problema com esse bichinho? somos tão apetitosos assim? se por um lado é legal ver como o filme fez com que muita gente parasse de ir à praia naquele ano (outros pegaram traumas em piscinas e rios) por outro lado Spielberg deu uma má fama ao animal que foi caçado sem dó na vida real. O maior mérito do filme é um acidente feliz, o tubarão mecânico Bruce fazia muita água e parava de funcionar, o diretor resolveu mostrar bem pouco do animal por conta desses problemas. Visões em primeira pessoa (ou animal) dividindo as tomadas em "acima da superfície" e "em baixo dela" aumentaram em 100% o grau de suspense do filme.


20- A PROFECIA (1976)
A história do menino que pode ser a encarnação do demônio gerou muitos momentos marcantes. A cena da moça caindo do segundo piso gera clones até hoje. Duas cenas de morte, na igreja e na cerca, são tão bem feitas que estavam à frente de seu tempo. No final o diretor pediu para que o menino olhasse para a câmera (foto), mas ele ria demais, seu sorriso foi parar no filme, fechando a obra com um terror a mais no ar.

ESTE BLOG ENCONTROU SEU PÚBLICO?

O CHP vai completar 3 anos em breve, mas quem diabos está acompanhando este blog? Nos últimos anos tenho lido muitos tipos de comentários e e-mails.

Só tem Spielberg aqui?
- Sim.
Só tem star wars aqui?
- Bazinga.
Cadê os clássicos?
- Quando pintam no blog pouca gente comenta, acho que a faixa etária dos leitores está na casa dos 20.
Filmes nacionais?
- Só os melhores. São poucos? pois é.
Você viu aquele filme?
- Vejo vários filmes na tela grande mas não são todos que acabam indo parar no blog. Não gosto de ficar dando notas muito baixas e/ou me lembrar que vi tal filme.
Só tem filmes pipocas?
-Não, mas todo mundo gosta de um de vez em quando.
Precisa publicar fotos eróticas?
- Não se preocupe com isso, qualquer foto com seios à mostra recebe uma tarja preta.
Precisa publicar fotos eróticas?
- Apenas com homens bem comportados, desde que a foto ajude a ilustrar a postagem.
Precisa publicar fotos eróticas?
- Sim, o "homens" no titulo do blog não significa "humanidade" no geral.
Quando há uma foto de homi pelado fico com medo de abrir a postagem e alguém me flagrar no computador.
- Unagi.
Quando você vai ver tal filme?
- Meu único dia de folga é segunda feira.
Por que aquele filme não está na lista?
- Simples, porque eu nunca o vi, normalmente um top 10 tem mais de 40 filmes no rascunho, são todos filmes que eu já assisti, aí eu tento fazer uma seleção justa, quer dizer, lembrar de 40 filmes tá mais do que bom. Na maioria das vezes eu uso os mais populares para ninguém ficar perdido.
Por que nunca te encontro no msn?
- Porque eu ligo o pc, faço a manutenção no blog e o desligo, é difícil arrumar tempo para bater papo, tenho minha vida fora deste blog, NOT, tenho filmes para ver e ainda não cheguei no final de Dead Rising e eles já lançaram uma parte 2.
Você tem orkut? twitter? herpes?
- Não, eu só uso o computador para mexer no blog.

E assim é o CHP e ele não vai mudar, você pode dar meia volta ou continuar por aqui, estou pensando em deixar um convite no blog para uma sessão de cinema com os leitores no dia 22 de novembro, Harry Potter, que tal?

A PRIMEIRA ESPIADA EM CHRIS EVANS COMO CAPITÃO AMÉRICA

27/10/2010

NOTÍCIAS QUE VÃO ABALAR O MUNDO, NOT

JAMES CAMERON JÁ ASSINOU CONTRATO PARA FILMAR "AVATAR 2" E "AVATAR 3", OS FILMES DEVERÃO ESTREAR EM 2014 E EM 2015.


THRILLER VAI VIRAR FILME!
MAS MICHAEL É UM ZUMBI QUE VIRA LOBISOMEM OU UM LOBISOMEM QUE VIRA ZUMBI? NÃO SE SABE SE O FILME SERÁ UM MUSICAL MAS ELES TEM QUE CONTAR ESSA HISTÓRIA DE LOBIZUMBI DIREITO.


"O HOBBIT" ESTÁ SE TORNANDO UM DOS FILMES MAIS AZARADOS DE TODOS OS TEMPOS, O POVO DA NOVA ZELÂNDIA SAIU ÀS RUAS PARA PEDIR QUE O FILME FOSSE FILMADO NO PAÍS QUANDO FOI DITO QUE MUDARIAM A LOCAÇÃO. AGORA FALTA A MGM ARRUMAR GRANA PARA O FILME E PETER JACKSON ARRUMAR UM ELENCO. SERÁ QUE AGORA VAI?


CHRISTOPHER NOLAN REVELOU QUE O NOVO FILME DO BÁTIMA IRÁ SE CHAMAR "THE DARK KNIGHT RISES" (NEM QUERO VER O TITULO BRASILEIRO) E DISSE QUE O VILÃO DO FILME NÃO SERÁ O CHARADA COMO MUITA GENTE ANDAVA FALANDO.