22.10.17

ORIGINAL VS REBOOT

ARANHA VS ARANHA

Eu acho que, nesse caso, um filme completa o outro. Os dois primeiros filmes (2002,2004) do Homem Aranha, de Sam Raimi, são ótimos. O público adorou, a crítica também, o herói ganhou novos fãs e os leitores das HQs ficaram no meio do caminho. Algumas alterações foram bem chatinhas. Ainda me lembro do diretor se defendendo: ''um adolescente criando uma teia sintética que nem a 3M consegue criar?''. Tá bom, tudo bem, tá limpo, mas esse lance do Peter fabricar sua própria teia foi surreal barra nojento. O filme também veio com alguns efeitos especiais bem desnecessários pra tentar explicar o sentido de aranha. E nada de Gwen Stacy, começamos pela Mary Jane. Mas todo o restante está lá, o tio Ben, a tia May idosa, ''grandes poderes trazem grandes responsabilidades'', não se pode reclamar da história.

O reboot (2012) tentou ser mais moderninho, Peter é um herói relutante, assim que ganha seus poderes ele vai atrás de vingança. Quando finalmente consegue deixar o ódio de lado, ele se torna um herói, acidentalmente, essa é a coisa certa a se fazer, pensa ele. Sua namorada é a Gwen Stacy, ele tem disparadores de teia, muitos leitores curtiram, mas o vilão decepcionou um pouco. O Lagarto é um personagem dramático, fazer um filme de origem, de um herói, e se aprofundar na sub trama de um vilão não dá certo. O Batman tá acostumado a ver os vilões roubarem seus filmes, mas o Aranha, depois de uma trilogia conduzida pelo Tobey Maguire, não. O reboot caprichou no visual, novo uniforme (e eu acho o Garfield muito mais sexy) e tem Emma Stone (💙). Mas a trama pisa no acelerador o tempo todo, ela quer recontar a origem e partir logo pra ação, isso dá cansaço na gente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Andrew Garfield tem boca e cara de velha, parece aquelas tias Joana. Já a tia May pareceu estar com Alzheimer e o cabelo lembrou uma peruca barata e mal colocada (rs). Tem momentos do filme em que o Homem Aranha fica totalmente desconectado do personagem e da cena; é como se tivesse esquecido qual era a marcação. Também achei cansativa e enjoativa a cena dos raios elétricos, me lembrou o antigo filme do Godzilla de 1954,e na real achei ruim a atuação de Jamie Foxx. Acho que detestei o filme inteiro. Gostava mais do anterior e já tinha me acostumado com a carona simplória de Tobey Maguire. Só minha opinião...