28.9.17

CHP CULT


Comédia de terror que, de alguma forma, conseguiu atingir um certo equilíbrio. Até quando personagens inocentes morrem de maneira violenta, e que tal aquela história do Papai Noel que quebrou o pescoço na chaminé? Era para rir ou para chorar? E o filme era bem mais violento que isso ao longo de seus 160 minutos originais, e muitos monstrinhos foram cortados do filme e reaproveitados na continuação.
GREMLINS (1984) estreou no mesmo fim de semana que ''Os caça fantasmas'', e mesmo assim se tornou um filme famoso e memorável (os produtos relacionados, e lançados até hoje, que o digam). 
Mas acima de tudo, a coisa mais legal no filme é a quantidade absurda de easter eggs. Steven Spielberg (produtor, que também aparece no filme), Chris Columbus (roteirista) e Joe Dante (diretor) se divertiram espalhando segredos pelo filme. Vemos referências a E.T. (1982), Contatos imediatos do terceiro grau (1977), grito de horror (1981), Mickey Mouse, a máquina do tempo (1960, que até desaparece no fundo do cenário), a ilha do dr Moreau (livro de HG Wells), o planeta proibido (1956), star wars (1977) e também o massacre da serra elétrica (1974), Caçadores da arca perdida e Mad Max (ambos de 1981). A lista é enorme.
Os Gremlins também visitaram outros filmes. São mencionados em Os Goonies (1985), na novelização de O enigma da pirâmide (e algumas invenções do pai do Billy aparecem no filme de 1985). O cenário da cidade foi reaproveitado em De volta para o futuro (1985) e o cinema que explodiu, com (quase) todos os gremlins dentro, foi novamente destruído, desta vez pelo Michael J. Fox, quando ele volta de 1955 (a atriz que fez a mãe do Billy fez também a avó do Marty).
Nada de cgi, os monstrinhos do filme eram todos animatrônicos. Mas um remake, prometido há anos, pode chegar e acabar com a diversão...


aqui em casa, gremlins de Lego
 
 meu boneco do Gizmo ainda canta
 

Um comentário:

Kayo Ewing disse...

Medo desse remake 😶