24.2.14

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO


Não tava muito a fim de ver esse filme não. Não é o meu tipo de filme. Não é um filme de tortura erótica como a paixão de Cristo de Mel Gibson, mas tem muitas cenas fortes. Negros são enforcados, torturados, chicoteados no tronco e violentados. Talvez o filme queira passar uma mensagem, talvez queira apenas chocar, só sei que a gente é obrigado a ver tudo isso do começo ao fim e as cenas duram longos minutos. Ok, a vida de um escravo não era nenhum mar de rosas, já saquei, não preciso ver a pele de uma mulher se abrindo a cada nova chibatada, eu até tirei os olhos da tela, mas o que fazer a respeito dos gritos? Tirando essa violência toda, que não precisava ser tão visual, o filme é um épico do tipo que a academia adora. Acho que vai ganhar o Oscar de melhor filme e de melhor diretor, e talvez o de melhor ator também.


BROMANCE?


O filme é baseado num livro escrito por Solomon Northup (já nas livrarias, baratinho, com o poster do filme na capa), não se trata de uma ficção, é a vida do próprio Solomon. O filme começa em Nova York, Solomon é um escravo livre que leva uma vida tranquila, ele tem uma esposa e filhos. Um dia, dois caras aplicam um ''boa noite Cinderela'' no rapaz, e quando ele desperta descobre que está acorrentado e em outro estado. Agora ele é um escravo qualquer e chega a ser comprado pelo sádico (não no ''bom'' sentido) Michael Fassbender. Serão 12 anos (isso não é spoiler) nas mãos do cara, sofrendo todo tipo de crueldade. Benedict Cumberbatch e Brad Pitt aparecem no filme rapidamente, o ator Chiwetel Ejiofor segura o filme todo sozinho, lembra um cara comum, garante um certo realismo ao filme. 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO tem apenas 134 minutos, mas a sensação cronológica é de 4 horas. Vai ser mais confortável ver o filme em casa em dvd. O final é tocante, fazendo valer a pena toda a carga emocional que o filme passa desde o início.












VEJA TAMBÉM: Amistad, A cor púrpura (sim, sou um puxa saco do Spielberg).

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: 12 years a slave
ANO: 2013
PAÍSES: eua, reino unido
DURAÇÃO: 134 min
DIRETOR: Steve McQueen (Shame)
ELENCO: Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong'o, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch e Brad Pitt
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 21 de fevereiro
PRÊMIOS: indicado para 9 Oscars incluindo Melhor filme

Anônimo disse...

Só discordo de você no que se refere ao conforto, esse filme sempre será doloroso e desconfortável em qualquer lugar é!

Eduardo Santos disse...

Melhor Diretor acho difícil levar, Alfonsó Cuaron (Gravidade) levou tudo até agora e melhor ator tbm acho difícil, porque Matthew ganhou a maioria dos prêmios. O diretor deve ter que se conformar com os prêmios de melhor filme, atriz coadjuvante e, talvez, roteiro adaptado e figurino.

Rafael Soares disse...

Que tal você dizer quem você acha que vai ganhar e quais são seus favoritos nas principais categorias?

Rafael Caribé disse...

Dos 12 filmes indicados nas categorias principais:

Trapaça
Clube de Compras Dallas
O Lobo de Wall Street
12 Anos de Escravidão
Gravidade
Nebraska
Capitão Philips
Philomena
Ela
Álbum de Família
Blue Jasmine
Antes da Meia-Noite

Quais são os que vc não viu ainda? E Quais são seus favoritos?

Anônimo disse...

O filme é doloroso sim, mas necessário. Acho que é o maior e melhor filme sobre a cultura negra já feito. Se levar pelo menos o Oscar de melhor filme, já que tenho quase certeza que Alfonso leva o de diretor, será muito bem merecido.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

boa parte dos indicados já apareceu no blog, menos Nebraska, na semana em questão tive que escolher entre Nebraska e Philomena, e fui de Philomena.

ELA e CLUBE DE COMPRAS DALLAS são os meus favoritos, vou comprá-los em blu algum dia, e também vou comprar BLUE JASMINE, PHILOMENA e GRAVIDADE.
Os demais, não tenho vontade de ver novamente.

Anselmo disse...

O filme não quer chocar com a cenas fortes. A intenção é perturbar mesmo, justamente pela duração dessas cenas, mas apelação comigo não funciona. O diretor não pode me obrigar a não fechar os olhos rs.

Como sempre, julgo o filme pelo grau de afeição que os personagens conseguem imprimir em mim. Ia tudo bem com o protagonista, até aparecer a escrava Patsey.

Podem me chamar de coração duro, mas não derramei uma lágrima com o final desse filme. Naquele ponto o Solomon já não me importava mais, eu só conseguia pensar na Patsey e fiquei muito desapontado por ela não ter sido mencionada, de alguma forma, no epílogo.

Me emocionei três vezes nesses 134 minutos e chorei duas. Duas vezes por conta da Patsey.

No geral é uma boa produção, a historia do Solomon merecia ter sido contada, o ator é bom e visualmente, o filme é muito bonito. Mereceu as indicações, mas não é meu favorito.


Na ordem de preferência:
Nebraska
Clube de compras Dallas
Ela
12 anos de escravidão
Gravidade
Trapaça

Não pude ver Philomena e O lobo de Wall Street. Já Capitão Philips, nem as indicações despertaram minha curiosidade.

Rafael Caribé disse...

Vai comprar o blu de Blue Jasmine?! Não lembro se você comentou esse novo de Allen. Eu amei a Cate!

Marcelo Doni disse...

assisti no Itaú Boubon no dia 27/02 chorei fazia tempo que meus olhos não enchia de lagrima por um filme, excelente interpretações para mim ganhou uma nova forma de contar a mesma história da escravidão merece as indicações e o meu preferido para ganhar Oscar, não achei nada fora do contexto, interpretações sensacionais, cenas épicas e realmente me cortou coração quando Solomon faz aquilo com a Patsey bem assistam filme

.