23.11.12

HITCHCOCK - AQUI EM CASA


Havia essa imensa coleção de filmes, de um certo diretor, na video locadora e eu quis saber, quem é esse cara? E aí me disseram - é o mestre do suspense. Bem, eu era pequenininho mas gostava de levar sustos. Aluguei cada um dos filmes, mas nunca comprei nenhum deles em vhs. Era a geração do Freddy barra Jason, aqueles filmes me metiam medo, Hitchcock não. Anos depois, cansado de ver tantos banhos de sangue, resolvi rever os filmes do diretor com outros olhos. Era um terror mais sofisticado, apenas sugestivo e a trama era sempre interessante de se acompanhar. Quando entrei na era do dvd, passei os filmes por um filtro antes de sair comprando. Com certeza não compraria "disque M para matar", o filme gasta looongos minutos explicando o tal plano como se a gente tivesse 5 anos de idade (ok, já entendi, não precisa explicar novamente, podemos continuar?). Também risquei outros filmes da minha lista. Alguns ainda estão na lista, mas eu não os encontro. Encontrei certa vez, mas era um box com alguns repetidos no meio. Então, até o momento, tenho apenas 11 Hitchcocks (ehehe "cock") na minha coleção. E como boa parte deles nunca apareceu no blog...


PSICOSE
Quando vi esse filme pela primeira vez? Eu não me lembro, será que fiquei surpreso com o final? Me lembro de ficar chocado com a morte da moça, o quê? Ela morreu? Mas o filme ainda não acabou! Algum tempo depois, Maggie Simpson acertou seu pai Homer na cabeça com uma marreta, era uma sátira do filme. Pensei, wow, preciso rever Psicose, tá tudo sumindo da minha cabeça. Em 1998 surgiu o "remake". Na verdade, uma refilmagem quadro a quadro usando o filme de 1960 como storyboard. A única diferença, além do elenco, era que, desta vez, o filme tinha cores. Mas não tinha o mesmo charme, serviu apenas para refrescar minha memória, eu já não encontrava mais o vhs nas locadoras.

CORTINA RASGADA
A coisa que eu mais gosto nesse filme, é o elenco. Adoro Paul Newman, dando uma de James Bond, e Julie Andrews dá uma de heroína da Disney, tentando desvendar o mistério.

QUANDO FALA O CORAÇÃO
Gregory Peck, sempre bem vindo, e Ingrid Bergman, legal, mas o filme é só dela. Não entendi o personagem de Gregory nesse filme, não me convenceu o lance da perda de memória, mirabolante demais, os diálogos simplesmente não ajudam ou satisfazem. Tirando o texto, o restante do filme é dez.

UM CORPO QUE CAI
Me lembro de rebobinar a fita correndo para rever o final. O quê? Hã? Não entendi. O que houve? Esse sim foi show de bola, e olha que eu nem gosto de futebol.

INTRIGA INTERNACIONAL
Tem a famosa sequência do avião, a famosa sequência no monte Rushmore (uma réplica enorme construída num estúdio), o filme tem vários momentos marcantes. Mas, sem querer ser chato, o que me marcou mais foi a mansão que aparece no filme, lindona, no alto da colina.


FESTIM DIABÓLICO
Baseado numa história real (de dois adolescentes) o filme mostra dois homocaras (todos os envolvidos na produção sabiam, mas a censura não podia saber) que tentam criar o crime perfeito, ou seja, matar e sair numa boa. O filme foi filmado de uma só vez, sem cortes. Mas, na época, um rolo de filme durava apenas 30 minutos. Então, a cada 30 minutinhos, alguém passa bem na frente da câmera e a tela fica escura por alguns segundos. Nesse momento, fazem a troca do rolo. Ao todo, foram apenas 3 tomadas, muito legal.

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
Eu até tentei encontrar a famosa igrejinha no Google earth recentemente, para uma postagem, mas não consegui. Adoro toda a primeira parte do filme, com o sequestro do filho de James Stewart e de Doris Day, várias pistas levam o casal até o cativeiro do garoto. Mas, perto do final, o filme se acalma um pouco na hora de resolver a trama, merecia um pouquinho mais de ação nessa hora. E menos Doris Day cantando "o que será, será", em alguns momentos, irrita tanto quanto o "over the rainbow" em Austrália.

 
LADRÃO DE CASACA
É praticamente uma comédia romântica e tem as mais belas locações. Hitchcock chutou o balde desta vez, sua participação no filme é fácil de encontrar. E, ao seu lado, vemos uma gaiola de passarinhos (coincidência? ou ele já tinha esse filme pronto na cabeça em 1955?).

OS PÁSSAROS
O que é legal nesse filme, é que não existem explicações. Os animais emplumados se revoltaram e ponto final. As aves querem levar os humanos a extinção por algum motivo. Tecnicamente, é um filme de zumbis. E tem até passarinhos kamikaze, um perigo.

CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO
Esse filme é quase um 007, mas é de 20 anos antes do primeiro James Bond. Esse jogo de espiões se tornou a figurinha mais difícil da minha HitColeção. O dvd tem uma capa nojenta, mas eu o comprei mesmo assim.


JANELA INDISCRETA
Acho que posso dizer que esse é o meu HitFilme favorito. Esse sim tinha muitos momentos de tensão. Mas só coloquei as mãos no dvd após ter comprado o remake, baratinho, numa banca de jornal. Eu só queria dar uma chance pro Christopher Reeve na cadeira de rodas, mas o filme de 1998 não foi muito legal. Por outro lado, adorei a versão de 2007, com Shia  LaBeouf.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: psycho
ANO: 1960


TITULO ORIGINAL: torn curtain
ANO: 1966


TITULO ORIGINAL: spellbound
ANO: 1945


TITULO ORIGINAL: vertigo
ANO: 1958


TITULO ORIGINAL: north by northwest
ANO: 1959


TITULO ORIGINAL: rope
ANO: 1948


TITULO ORIGINAL: the man who knew too much
ANO: 1956


TITULO ORIGINAL: to catch a thief
ANO: 1955


TITULO ORIGINAL: the birds
ANO: 1963


TITULO ORIGINAL: foreign correspondent
ANO: 1940


TITULO ORIGINAL: rear window
ANO: 1954

Anônimo disse...

Acho que vc devia se decidir logo quanto à aparência do site.

Lucas disse...

caramba o que aconteceu com o blog?
agora a navegação pelo conteúdo ficou bem menos pratica
antes era mais fácil e dava pra abrir somente os posts que me interessavam, agora tenho que navegar por todo o conteúdo...
vai ser assim agora ou são mudanças?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

bem, o blogger não tem nenhum template que oculta as postagens, então elas vão ficar todas abertas mesmo,
ainda estou fazendo testes com cores, eu queria um fundo branco e separações nas postagens e isso eu já consegui, o verde talvez seja provisório,
vou recolocar o índice de postagens ao lado, quem quiser poderá clicar diretamente ali

Anônimo disse...

amei a postagem.... me deixou com vontade de ver vários... mega curiosidade