18.11.12

ORIGINAL VS REMAKE

Eu poderia dizer que o filme ideal seria este: pegue os efeitos especiais do filme de 2006 e coloque-os no filme de 1972. Mas O DESTINO DO POSEIDON não precisa ter grandes efeitos, ele tem um grande elenco, e dá um banho no remake. Ok, o filme de 1972 recebeu 8 indicações ao Oscar e, além de ter levado um por melhor canção, ganhou um prêmio especial pelos efeitos. Mas não é um filme catástrofe que depende unicamente dos efeitos. O filme é um drama, e o elenco é afiado nesse quesito. Você se importa com os personagens, se alguém morrer, será triste.
O filme de 2006, chamado apenas de POSEIDON, é mais puxado para a aventura. Tem os tais efeitos legais (indicados para um Oscar) e cenários enormes, um capricho na produção, mas peca no elenco. Envolver crianças e idosos, na tragédia do transatlântico que foi virado de cabeça para baixo por uma onda gigante, se tornou politicamente incorreto. Kurt Russell e Josh Lucas dão uma de "Bruce Duro de matar Willis", o elenco de 1972 era formado por pessoas simples, não havia nenhum personagem "galã sarado" bancando o super herói. Mas, HEY, tem um homocara no filme de 2006.
Por mais incrível que pareça, o homocara em questão, Richard Dreyfuss, não é morto. Ele termina o filme vivinho da silva. Ambos os filmes foram baseados no mesmo livro, de Paul Gallico, logo, são idênticos, há poucas mudanças na história. Mas o filme de 1972 se passa em 1972 e o de 2006 em 2006.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the poseidon adventure, poseidon
ANO: 1972, 2006
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 117, 98 min
DIRETORES: Ronald Neame e Irwin Allen, Wolfgang Petersen
ELENCO: Gene Hackman, Ernest Borgnine, Red Buttons, Carol Lynley, Roddy McDowall, Stella Stevens, Shelley Winters, Josh Lucas, Kurt Russell, Richard Dreyfuss e Freddy Rodríguez
PRÊMIOS: 1972 - 8 indicações para o Oscar (som, trilha musical, edição, figurino, fotografia, direção de arte, atriz coadjuvante (Winters), canção (vencedor). 2006 - indicado para o Oscar de efeitos especiais.