21.2.12

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

Apenas um pode levar o Oscar, se "Hugo" ganhar, legal, se "o artista" ganhar, beleza. Mas um dos dois vai sair de mãos abanando e isso é meio chato, ambos são ótimos filmes (mas "o artista" ainda é o meu favorito, Hugo poderia levar alguns prêmios técnicos bem merecidos). O trailer do filme é daquele tipo que te engana, eu não estava tão a fim de ver esse filme (depois de ter visto o trailer) porque o trailer é uma droga. Ele faz você pensar num filme mágico do tipo Harry Potter, e tem ainda o lance da dublagem. Não veja filmes dublados na tela grande, a dublagem os deixa com um ar cafona. Filme dublado no cinema, só se for uma animação. Procure pelas cópias legendadas. O 3D é legal, só que apenas na primeira metade do filme. E a primeira metade do filme, é a metade infantil. Depois disso, o filme muda de foco, e apenas os adultos, fãs de cinema, vão curtir a trama. Na verdade, vender esse filme como "infantil", é um erro.

PRIMEIRA VEZ NO CINEMA

Paris, década de 1930. O pequeno Hugo Cabret vive escondido numa estação de trem desde que o paizão Jude Law morreu. Ele está tentando consertar um homem mecânico que seu pai encontrou, mas que nunca conseguiu fazer funcionar. Hugo conhece uma menina chamada Isabelle (Hello Hermione) e de repente descobre que ela tem uma chave que se encaixa perfeitamente no buraco (ops) do homenzinho mecânico. Até aí, temos um mistério bem legal, num filme que é pura fantasia, estrelado por crianças. E esse mistério vai nos levar até a origem do próprio cinema. Isso também é legal, mas o filme abandona o personagem principal por um tempo e muda de rumo, o mistério é desvendado mas o filme continua. É uma segunda metade que não combina muito com a primeira. Ponto forte, os efeitos especiais, uma Paris digital, o 3D no começo do filme, a recriação dos bastidores do filme "viagem à lua" e a sequência do sonho de Hugo. Ponto fraco, o personagem de Sacha Baron Cohen está encarregado do alívio cômico, mas ele é um fiasco, um personagem inútil, o filme não precisa dele.









VEJA TAMBÉM: Em busca da terra do nunca, Harry Potter e a pedra filosofal, O enigma da pirâmide, Viagem ao mundo dos sonhos, A.i. inteligência artificial.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Hugo
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 126 min
DIRETOR: Martin Scorsese
ELENCO: Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen e Christopher Lee
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 17 de fevereiro de 2012
PRÊMIOS: indicado para 11 oscars (direção de arte,fotografia, figurino, diretor, edição, trilha musical, edição de som, mixagem de som, efeitos especiais, roteiro adaptado, melhor filme)