É fácil olhar para o filme hoje e dizer que você não viu nada de mais nele. É como outro filme qualquer, certo? Na verdade os outros filmes é que são um CIDADÃO KANE clonado. Muitos recursos cinematográficos, usados hoje de um modo que a gente nem nota mais, fizeram sua estreia nesse filme. Orson Welles tinha apenas 24 anos, dirigiu e estrelou o filme na pele do personagem principal. A narrativa em flashbacks era novidade, e a fotografia era impecável, mantinha todos os planos em foco, a câmera fazia passeios aéreos, era colocada em cantos inusitados do cenário gerando perspectivas impactantes. Em 1962, 21 anos após sua estreia, o filme foi parar na primeira posição de uma famosa lista criada por críticos como "o melhor filme de todos os tempos". Na verdade, até hoje, o filme está no topo de 9 em cada 10 listas sobre "melhores filmes já feitos". E disseram para Orson Welles na época: você nunca fará nada tão bom quanto Cidadão Kane outra vez.
VENDENDO JORNAIS COMO ÁGUACharles Foster Kane é um rico magnata dono de um império. Vive sozinho em sua extravagante mansão. Ao morrer, sua última palavra foi "rosebud". Um repórter curioso quer descobrir o que isso significa e vai atrás de todas as pessoas que conheciam Kane. Aí começam os flashbacks, toda a vida de Kane nos é apresentada desde sua pobre infância, através de vários pontos de vista, cada conhecido o via de um jeito diferente, até se tornar o editor de um jornal e se candidatar a governador. Levemente baseado numa história real, o filme enfrentou uma dura batalha para ser lançado. Era óbvio demais, o verdadeiro "cidadão Kane" tentou impedir a produção e falhou, aí tentou difamar o filme publicamente. Reza a lenda que a academia não quis criar problemas com o tal magnata na noite do Oscar, o filme recebeu 9 indicações mas levou apenas a estatueta de melhor roteiro para casa. Uma das mais famosas injustiças da academia. O dvd, em sua primeira edição em digipack, é duplo. Traz um documentário chamado "a batalha por cidadão Kane" que mostra todas as dificuldades pelas quais o filme passou antes, durante e depois de sua estreia.
Um comentário:
FICHA TÉCNICA
TITULO ORIGINAL: citizen Kane
ANO: 1941
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 119 min
DIRETOR: Orson Welles
ELENCO: Orson Welles,Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ruth Warrick, Ray Collins, Erskine Sanford, Everett Sloane e William Alland
PRÊMIOS: Oscar de melhor roteiro original
Postar um comentário