Já tentou contar quantos clones desse filme já foram feitos? com exércitos digitais, personagens digitais interagindo absurdamente com cenários reais e atores, e ainda cenários em miniatura com cenários digitais, tudo junto com um roteiro já conhecido e amado por muitos desde 1955, o filme une tudo isso como se fosse a coisa mais natural do mundo, essa é definitivamente a única época em que o cinema poderia de verdade levar os livros da saga do anel ás telas sem abrir mão de recursos que poderiam ser visualmente impossíveis de se conseguir
14ª POSIÇÃO - MATRIX (1999)
Se tornando um marco não apenas pelo efeito bullet time mas pelas roupas e pelo teor filosófico, todo filme de ação hoje é um tipo de matrix, figurinos escuros estão na moda entre os super heróis que perceberam que o único modo de serem levados a sério é clonar Keanu Reeves
13ª POSIÇÃO - TOY STORY (1995)
Vamos supor que o brasileiro 'Cassiopeia' tivesse conseguido chegar aos cinemas antes de Toy story, acidentes atrasaram a produção do filme que não era tão impressionante quanto a produção da pixar, poderia ser o primeiro longa metragem de animação cgi mas não seria o mais perfeito, plástico , papel, tecido, qualquer coisa em toy story (tirando os humanos) beira ao realismo pelo qual lhe garantiu um oscar se tornando a maior bilheteria do ano, tamanha era a novidade, hoje a gente quase não suporta esses bichinhos digitais que em 2008 fizeram a festa em muitas produções
12ª POSIÇÃO - JURASSIC PARK (1993)
Finalmente os personagens digitais receberam um acabamento realista, com textura e sombras andavam no meio das pessoas, eram caríssimos, cada segundo custava uma fortuna, hoje eles invadem até comerciais de tv
11ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (1991)
11ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (1991)
O efeito morphing já havia dado as caras em 'o segredo do abismo' mas de modo sutil, no segundo filme do exterminador do futuro ele deixou o mundo todo de queixo caído, até Michael Jackson correu atrás do efeito gastando uma fortuna em dois video clips, mais tarde o morphing recebeu acabamentos em 'o maskara' e hoje a gente nem o percebe mais nos filmes
10ª POSIÇÃO - UMA CILADA PARA ROGER RABBIT (1988)
Muito tempo havia se passado desde que Tom e Jerry dançaram ao lado de Gene Kelly, e depois que Mary Poppins se viu cercada de desenhos animados, quando alguém percebeu que ainda não havia uma interação verdadeira entre atores e desenhos, braços roboticos , hastes de metal e carros movidos a radio foram criados para serem recobertos mais tarde por desenhos animados, assim Roger Rabbit e cia poderiam entrar em contato físico com nosso mundo, dos estúdios da disney os desenhos seguiram para os estúdios de George Lucas onde ganharam sombras e brilho, merecido oscar pela animação que teve que ser mais complexa que nos desenhos para acompanhar os movimentos dos atores humanos
9ª POSIÇÃO - STAR WAS (1977)
Conto medieval futurista, inaugurou um novo modo de se contar uma história caindo na graça do público de todas as idades, efeitos especiais que foram criados do nada para garantir a visão do diretor, indicado ao oscar de melhor filme gera clones até os dias de hoje (literalmente), dos produtos que um filme pode gerar á temporada de blockbusters destinada a atrair crianças e adolescentes em férias para o cinema, expandiu a industria cinematográfica para além das telas mostrando que havia muito mais para se lucrar de um filme além de sua bilheteria
8ª POSIÇÃO - 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)
Nada de naves espaciais geradas pelo computador, apenas uma quantidade absurda de incríveis ideias originais que garantiram os mais belos efeitos visuais (lembra disso?) do cinema, cenários moveis, cameras que giram, tudo feito de um modo para que parecesse real pelo ponto de vista da lente da camera apenas, ou seja, pelo nosso ponto de vista, fora de seu enquadramento a ilusão se desfazia, hoje nós (os mal acostumados) nos perguntamos como os efeitos foram feitos sem a ajuda de um computador
7ª POSIÇÃO - OKLAHOMA! (1955)
Não , não há nada de mais em Oklahoma! filminho até divertido, mas o que mais conta é mesmo o Todd-AO, técnica usada para tirar proveito do cinerama, uma tela mais comprida que as habituais, chamado hoje de widescreen, praticamente presente em todos os cinemas do mundo, já dizia a propaganda na época : "você olhará para a tela e será levado para dentro do filme, rodeado de imagens e sons"
6ª POSIÇÃO - CASABLANCA (1942)
E quem foi que disse que todo filme precisa ter um final feliz? ou efeitos especiais de ponta? 'casablanca' apostou unicamente em seu roteiro, gerou inúmeras frases conhecidas pelo grande público e marca o amadurescimento do cinema
5ª POSIÇÃO - CIDADÃO KANE (1941)
Ao ver o filme hoje você vai ficar pensando "o que é tudo aquilo que dizem sobre ele?", bom antes dele as coisas eram tecnicamente diferentes, o filme tem muitas inovações técnicas, contado em flashbacks , com ângulos de cenas inusitados e uma camera presa a uma grua que a carrega pelos cenários, pode não parecer nada de mais nos dias de hoje, mas imagine um filme onde a camera só se move para a esquerda e para a direita como se filmasse uma peça de teatro, seria um tédio
4ª POSIÇÃO - ...E O VENTO LEVOUPremiado com um oscar pelo magnífico uso da cor, a maior bilheteria de todos os tempos (em valores corrigidos) inaugurou o cinema fantástico e as grandes produções, está gerando clones até os dias de hoje
3ª POSIÇÃO - BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937)
As pessoas costumam torcer o nariz para algumas novidades, apesar dos alertas que diziam que as cores do desenho iriam machucar os olhos das pessoas e de que ninguém iria querer ver um desenho animado tão longo; Walt Disney gastou até o último centavo para bancar o filme que poderia ser sua ruína, além de ser a segunda maior bilheteria da década também ganhou um oscar especial
2ª POSIÇÃO - KING KONG (1933)
Stop motion não era novidade no cinema, mas esse filme o levou a um novo patamar, um boneco de poucos centímetros dividia a tela com atores reais, deixou maravilhado um público que não conseguia dizer onde acabavam os efeitos e onde começava a realidade, o som, recentemente criado, deu mais realismo ainda ao gorila
1ª POSIÇÃO - VIAGEM Á LUA (1902)Chega de filmar pessoas andando pela rua e trens chegando na estação, acidentalmente Georges Méliès descobriu que podia criar uns efeitos especiais quando o obturador de sua camera travou, podia fazer pessoas e objetos sumirem e reaparecerem de um quadro para o outro, e acima de tudo, resolveu usar os filmes para contar histórias, enquanto os inventores do cinema (os irmãos Lumière) decidiram andar pelo mundo fazendo documentários, ele se dedicou aos filmes de fantasia, entre os mais de 100 mini filmes que Méliès produziu está 'Viagem á lua', considerado o pai dos filmes de ficção
7 comentários:
viajando contra a corrente A BRUXA DE BLAIR é o filme mais lucrativo da historia do cinema, poderia ter sido feito por você no quintal, deixando de lado todas as inovações cinematograficas dos últimos 90 anos o filme voltou ao basico, simplesmente contando uma historia, simplicidade que agradou por voltar ás origens do cinema
com relação a matrix estão aí os x-men que não te deixam mentir... imagina o wolverine com uniforme amarelo e azul na tela grande. isso ser comédia.
Você, meu caro Entretido, deve ser muito jovem e fácilmente influenciável pela mídia e pelo marketing. Pois foi extatamente este ponto negativo(fora os outros tipo atores inadeuqados para os paéis, descaracterização dos personagens,e aquela peruquinha infame da Tempestade)a não utilização dos uniformes originais. Ficou parecendo um velório fashion, todo mundo de jaquetas pretas bem cortadas.E se você riu do Wolvie lendo um gibi por causa do uniforme é porque ou voce não leu, ou não entendeu o que leu.
Ah, sim, Alessandro, um dos melhores posts que você já escreveu. Redondinho, não tem nada a mais nem a menos.Viu, não sou tão mal-humorado assim...
mais um post que merece ser lembrado na restrospectiva de fim de ano
Prabéns-ao-blog-e-aos-que-postam-contribuiram-bastante-para-o-meu-trabalho.Parabéns.
Excelente post, um dos melhores que já li na internet: sem preferências, apenas usando a imparcialidade e o bom senso. Parabens, não faltou nenhum filme, realmente.
Postar um comentário