1.4.15

POR ONDE ANDA ESSE FILME?


Eu sei que, lá fora, o filme já ganhou um dvd e até um blu. Eu não vejo a cara desse filme desde a época em que ele era exibido, até dizer ''chega'', na tv aberta, nem o vhs eu cheguei a ver nas locadoras. 
O BRINQUEDO é uma comédia de 1982, fez bastante sucesso nos cinemas quando estreou, mas acabou se dando mal na era do politicamente correto. Hoje você encontra o filme em listas do tipo ''os filmes mais racistas que já foram feitos''. Verdade seja dita, o filme tem algumas piadas ofensivas, mas naquela época pouca gente ligava para isso, ou notava esse tipo de coisa.
A mensagem que o filme quer passar é outra. O comediante RIchard Pryor (uma das inúmeras causas do fracasso de ''Superman 3'') faz o papel de um pobre coitado que está desesperadamente precisando de grana. Perdeu o emprego e está para perder a casa também. Ele consegue um trabalho numa loja, e nesse momento um ricaço aparece no pedaço com o filho mimado. Ele diz ao filho que ele pode escolher qualquer coisa da loja como presente, e o garoto escolhe o homem negro que trabalha lá.
Pryor acaba sendo contratado para ser o brinquedo do garoto. Ele chega na mansão dentro de uma caixa com muito isopor.
Aos poucos ele descobre que o garoto é uma peste porque não tem amigos de verdade, e aí os dois começam uma bela amizade.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the toy
ANO: 1982
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: Richard Donner (Superman 1 e 2, Os Goonies, O feitiço de Áquila, Máquina mortífera 1-4, A profecia)
ELENCO: Richard Pryor, Jackie Gleason e Scott Schuwartz.

Sem comentários: