16.4.15

livro - CREPÚSCULO, GUIA OFICIAL ILUSTRADO DA SÉRIE


Stephenie Meyer tá sempre querendo faturar uma graninha a mais. Em 2011 ela resolveu expandir o universo da saga Crepúsculo. Não é uma ideia ruim. Mas ela não foi muito longe não. Ela não é J.K Rowling. Boa parte do guia se concentra no presente. Existe uma ficha para cada personagem da franquia, com nome, nascimento, habilidades, e a história quase completa (a autora deixa os livros de fora para não passar spoilers). Nesse ponto, o livro fica interessante, ele conta algumas origens legais (Alice, Rosalie, Aro...), mas o restante do universo não é tão explorado assim. Como eu disse, é um mundo secreto, mas não é Harry Potter.
Como surgiram os vampiros? Ninguém sabe. A autora nos leva até o lendário clã romeno composto por doze vampiros. Os Volturi mataram dez deles e tomaram o poder em 400 DC. Os dois vampiros sobreviventes não têm muita história para contar. 
A origem dos lobisomens também é bem rasa. O livro revela que existem dois tipos, os híbridos (forma humana com pêlos, o tipo clássico do cinema), que se espalham por aí mordendo humanos, e os índios Quileutes que se transformam em lobos completos por conta dos genes.
A autora simplesmente perdeu a chance de criar uma mitologia mais rica. Além das fichas técnicas de todos os personagens, há também uma rápida linha do tempo, as capas que a série ganhou ao redor do mundo e ''cenas'' que foram cortadas dos livros.
O restante é material dispensável. Um capítulo mostra os carros usados pelos personagens, outro capítulo faz um resumo de todos os capítulos de cada livro, e tem uma playlist das músicas que serviram de inspiração para a autora (uma ou duas músicas pra cada capítulo de cada livro). 
No geral, o guia seria uma mão na roda preu fazer uma edição especial no blog, mas ninguém pediu por isso.










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the twilight saga, the oficial illustrated guide
ANO: 2011
AUTORA: Stephenie Meyer
PÁGINAS: 560
EDITORA: intríseca

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu queria uma edição especial de crepúsculo, séria foda kk