9.3.12

cinema, homens e pipoca apresenta

1985

EDIÇÃO ESPECIAL



Mas que ano foi esse? Vários filmes de 1985 se tornaram cults, muitos ganharam continuações, outros remakes, e alguns ainda estão esperando por remakes e continuações, mas pouca gente ousa mexer com esses filmes clássicos. Foi um ano com muitos filmes estrelados por crianças e adolescentes, foi o ano da Madonna na revista Time, Stallone e Schwarza estavam no auge da era dos machões (antes de "duro de matar" chegar e mudar tudo) e Steven Spielberg foi atrás de reconhecimento como diretor sério (e o Oscar acabou com ele). Vamos dar uma olhada em 24 filmes legais de 1985 que fizeram história, por algum motivo.


DE VOLTA PARA O FUTURO
Um adolescente volta ao passado e encontra sua mãe e ela se apaixona por ele, a Disney ficou horrorizada e recusou o roteiro. A Universal acreditou no filme e Michael J. Fox protagonizou a maior bilheteria do ano. Ganhou duas continuações em 1989, apesar de haver um gancho no final do primeiro filme, elas não estavam previstas. Destaque para a versão estendida que a tv aberta nunca exibiu, com "Darth Vader". Uma nova trilogia vem sendo prometida desde então.

JE VOUS SALUE, MARIE
Filme de Jean-Luc Godard que foi proibido de entrar no Brézil, é a história de Jesus em pleno século 20, ou quase isso. Deu o que falar, foi condenado pelo Papa, pelo presidente José Sarney e pelo Roberto Carlos, que disse: não vi (o filme) e não gostaria de ver, sou contra esse tipo de filme que mexe com divindades. Caetano Veloso foi contra a proibição do filme, atacou o presidente e o Roberto Carlos num artigo no jornal Folha de SP e o "rei" ficou furioso, e foi o maior bate boca. Comemore, o filme já está disponível em dvd. Curiosamente, "a vida de Brian" passou por aqui sem causar problema algum.


O ENIGMA DA PIRÂMIDE
Chris Columbus promoveu um encontro entre Sherlock Holmes e o Dr Watson anos antes dos livros. Antes de seu primeiro trabalho como diretor (em 1987) ele já era chamado de "pupilo de Steven Spielberg", escreveu "os gremlins" e cuidou do roteiro de "os Goonies". O enigma da pirâmide fez história, o primeiro personagem digital nasceu aqui, um cavaleiro medieval pulando para fora de um vitral.

O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS
Vez ou outra, Joel Schumacher (conhecido nos dias de hoje como "o maior monstro da história") faz uma coisa certa, e este filme é sua obra prima. Como aconteceu com "vidas sem rumo", este filme revelou novos talentos. Ok, atualmente esse pessoal anda um pouco esquecido, bem, Demi Moore ainda está por aí, é verdade. Mas a trama desse filme era bem moderninha, ele é bem diferente dos outros teen movies de sua época. Sexo, drogas, depressão... entre adolescentes? Isso só pintaria na tv nos anos 1990.

A JÓIA DO NILO
A continuação de "tudo por uma esmeralda" (1984), mas sem o diretor Robert Zemeckis, ele estava ocupado com "de volta para o futuro". O filme trazia de volta os personagens de Michael Douglas (ainda sexy), Kathleen Turner e Danny DeVito. Só que a trama era meio bobinha, o primeiro filme tinha mais conteúdo. Vale a pena pela "batalha final".

O CALDEIRÃO MÁGICO
Não sei por que tanta gente condena esse filme da Disney. Eu gostei do filme, eu tinha até o gibi e o vhs, hoje tenho o dvd. Baseado numa serie de livros cujas histórias são ambientadas numa terra chamada Prydain, o filme nos mostra o jovem Taran, um criador de porcos que mais tarde se torna um grande cavaleiro. Mas a Disney adaptou apenas essa aventura do caldeirão negro (o terceiro livro se não me engano). Uma adaptação meio forçada, os livros não são tão infantis. As outras aventuras de Taran estão no limbo. São cinco livros que poderiam ser transformados em ótimos filmes, uma nova franquia cinematográfica cheia de magia, agora que o Harry Potter nos deixou órfãos.

A HORA DO ESPANTO
Os Goonies vs Drácula, esse lance de unir crianças e monstros num único filme faria sucesso em 1987, com "deu a louca nos monstros" e com "garotos perdidos". Em 1985 "a hora do espanto" mostrou que essa fórmula dava certo. O garotão Stephen Geoffreys foi chamado de "ator promissor", seu Evil Ed se tornou um personagem cult, mas ele fez algumas escolhas ruins (ok, muitas escolhas ruins) e pulou para o pornozão gay em 1994. Em 2011, fez uma ponta no temático "bite marks", outro filme com vampiros. No mesmo ano, Chris Sarandon apareceu no remake de "a hora do espanto", com Colin Farrell.

COMANDO PARA MATAR
Um dos filmes favoritos de minha irmã mais nova, ela queria ter um pai como esse. Reza a lenda (tenho o dvd mas ainda não conferi isso) que o personagem de Arnold matou 88 homens maus em 90 minutos de filme para poder resgatar sua filha. Quem diria? Arnold sem James Cameron, funcionou.

CLUBE DOS CINCO
Classicão, o elenco, o final, os diálogos, a trilha musical. Para guardar no coração. Existe uma lenda aqui. Dizem que o personagem de Emilio Estevez é um gay enrustido. Não notei isso no filme...

OS GOONIES
Steven Spielberg (história), Chris Columbus (roteiro), Richard Donner (direção), o filme nasceu campeão. Nenhuma continuação atrasada, ou remake boboca, nos fará esquecer desse filmão. Uma curiosidade, em 1987 Columbus escreveu uma continuação para o video game (lembra do NES?), Mikey tinha que resgatar seus amigos das mãos dos Fratellis, e também uma sereia chamada Annie.

VIAGEM AO MUNDO DOS SONHOS
Com Ethan Hawke e River Phoenix. Crianças + ficção científica, mas não é um E.T. Na verdade, os ets do filme são uma decepção, as crianças voltam para a Terra e seus problemas pessoais ainda estão lá. E então? qual é a mensagem do filme? Tirando os ets verdinhos, o restante da trama é muito legal.

RE-ANIMATOR
Filme de terror nada convencional, é muita esquisitice num lugar só. Bruce Abbott está bonitão. O tema musical é demais! Vale a pena dar uma olhada na parte dois também.

ROCKY IV
Na maior cara de pau, Sly usa o filme como propaganda política. Seu adversário é o russo Drago (Dolph Lundgren) e há bandeiras por toda parte. Ok, a gente sabe o que essa luta representa na verdade, nada a ver com boxe. Mas foi uma boa luta, uma das melhores da franquia Rocky Balboa.

RAMBO 2 - A MISSÃO
O melhor Rambo de todos, escrito por Sly e por James Cameron, esse cara sabe fazer uma parte dois de verdade. Muito mais anabolizado que o primeiro filme, em todos os sentidos. Transformou o rapaz esquisitão do filme anterior num ícone e lançou uma moda. Ganhou um desenho animado politicamente correto e bonequinhos.

PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE
Era 1985, todo mundo só falava da Madonna. Mas esse filme não é da Madonna, ela faz uma participação especial e é só. Ah sim! Tem "into the Groove" na trilha musical para os fãs. O filme acabou sendo uma ótima comédia romântica com Rosanna Arquette.

007 NA MIRA DOS ASSASSINOS
Não é um James Bond memorável, Roger Moore (no papel de 007 pela sétima e última vez) ainda dava um ar cômico ao agente secreto, nunca levou o personagem à sério (o vilão Jaws que o diga). Mas havia Christopher Walken no elenco. E Grace Jones! Se não me engano, deve ter sido o primeiro caso interracial (maldita nova orthographia) do personagem. Mas eu não gostei de "ver" May Day fazendo sexo com Bond, essa "fraqueza" não combinava com sua personagem.


A COR PÚRPURA
Whoopi, pela primeira vez num papel principal e Spielberg tentando ser reconhecido como diretor sério. O filme recebeu 11 indicações para o Oscar (Whoopi, Oprah, melhor filme...) e não ganhou nada. Injustiça? A comunidade negra se revoltou e a academia foi acusada publicamente de racismo.

MULHER NOTA MIL
John Hughes, o pai dos teen movies dos anos 1980, resolveu apostar na fantasia e na ficção nada científica ao escrever e dirigir esse filme, um ano antes de "curtindo a vida adoidado". A criação da mulher digital perfeita não faz o menor sentido, se fosse simples assim... Hello Ben Affleck aqui em casa. Mas a intenção do filme é divertir, e mostrar o bumbum do Bill Paxton. A versão em dvd entrega o truque dos móveis voltando ao lugar de origem no final do filme, dá para se ver os fios!

MARCAS DO DESTINO
Outro filme na lista da minha irmã mais nova. Baseado numa história real. Eric Stoltz não convenceu como adolescente e foi substituído por Michael J. Fox em "de volta para o futuro" e aí, ele caiu aqui. Filme vencedor do Oscar de melhor maquiagem (dã) e um dos melhores papéis de Cher.

COCOON
Os ets são legais (Oscar de efeitos especiais), mas são os velhinhos que brilham nesse filme (Oscar de melhor ator coadjuvante - Don Ameche). Ganhou uma continuação em 1988 trazendo todo o elenco original de volta. Steve Guttenberg está em forma, você já viu o cara pelado?


INIMIGO MEU
Por que tanta gente odeia esse filme? É um filmão de ficção científica. Bem, pelo que eu soube, o filme tem um certo "conteúdo gay" que irritou algumas pessoas. Dividido em três atos, o filme tem ação, drama e passa uma bela mensagem.

AS MINAS DO REI SALOMÃO
Allan Quatermain foi a inspiração para a criação de Indiana Jones, e o herói dos livros já ganhou vários filmes desde 1919. Esse filme de 1985 é a quarta versão de "as minas do rei Salomão". E é a primeira versão pós Indiana Jones, foi impossível não comparar os filmes. Essa divertida versão traz um Richard Chamberlain ainda no armário e uma Sharon Stone engraçadinha. Ganhou uma continuação em 1986.

A LENDA
Ridley Scott dirigindo um filme de fantasia? E olha que esse filme está cheio de clichês, seres mágicos, uma princesa e um unicórnio. Um Tom Cruise magricela com dentes feios (deve ter dado uma geral na boca antes de top gun) e um vilão impressionante. É claro que o filme não escapou de ser indicado ao Oscar de melhor maquiagem, é quase impossível encontrar o ator Tim Curry debaixo dos chifres do vilão.

O FEITIÇO DE ÁQUILA
Meses antes da estreia de "os Goonies" nos cinemas norte americanos, outro filme de Richard Donner pintou na tela grande. Parece um antigo conto de fadas, mas foi escrito em nossa época. O filme é muito querido aqui no Brasil, mas não agradou muito nos isteites. Custou 20 paus, rendeu apenas 18. É um ótimo romance, peca apenas na trilha musical, uma música moderna que não combina com a época retratada no filme.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

O OSCAR EM 1985

MELHOR FILME: Amadeus (8 Oscars)
ATOR: F. Murray Abraham (Amadeus)
ATRIZ: Sally Field (um lugar no coração)
DIRETOR: Milos Forman (Amadeus)

Anselmo disse...

Ano muito bom mesmo, vários desses filmes marcaram minha infância como O Enigma da Pirâmide, A Jóia do Nilo, Cocoon, Inimigo Meu, A Lenda e claro Os Gonnies.
O Feitiço de Aquila é a cara da minha mãe.
Viagem ao mundo dos sonhos tem, com certeza, mais dez anos que vi pela última vez, boas lembranças.
De Volta Para o Futuro, não marcou só minha infância, foi o primeiro filme que marcou minha vida, mas eu só me daria conta disso depois.

Anônimo disse...

muito boa a lista!

E 85 foi meu ano de estreia no mundo, ou seja só coisa boa pintou nesse plano astral naquele ano. kkk