20.12.10

TRON - O LEGADO

Fiquei contente quando soube que seria uma continuação e não um remake, mas não é AQUELA continuação. Muitas coisas nos fazem lembrar do filme de 1982 (dê uma conferida nele antes de ir ao cinema) de "saudações programas" a "isso é que é uma porta grande", mas visualmente o filme é outro. Há muitos cenários reais em comparação ao filme dos anos 1980, no mundo digital da Grade você encontra camas, colchões, móveis de madeira, montanhas e nuvens de chuva, e chuva! é uma cópia do nosso mundo e não um mundo novo, não é o mesmo mundo de Tron. As roupas brancas sumiram, agora todos usam "preto équismem" e o visual clean do filme original também sumiu. Pode-se dizer que é TRON apenas no nome e olha que o próprio Tron quase que nem aparece no filme.
Depois que se tornou o presidente da Encom em 1982 Flynn (Jeff Bridges meu 1º amor) se baseou na aventura que viveu na Grade e criou o game TRON, ficando ainda mais rico. Em 1989 ele usou o laser digitalizador e voltou à Grade para dar inicio à um novo mundo ao lado de Tron e da segunda versão de Clu (Jeff novamente, digitalmente mais novo! é incrível! o filme merece uma indicação ao Oscar de efeitos pela proeza). Flynn ainda tem os poderes de um deus na Grade, mas mesmo assim foi derrotado por Clu que ficou malvado e matou Tron. Clu assumiu a Grade e trouxe os jogos de volta (o novo jogo do disco não tem graça nenhuma e as motos não fazem mais curvas em 90 graus...). Flynn está preso na Grade e seu filho Sam ficou sozinho com a companhia nas mãos (um dos acionistas da Encom é o filho do vilão do primeiro filme (?!?!?) como ele conseguiu esse emprego?) sob os cuidados de Alan (o mesmo ator do filme original). Mas Sam encontra o laser no arcade de seu pai (muito legal, o mesmo prédio do filme de 1982!) e entra na Grade para resgatá-lo. Carregado de polígonos o visual do primeiro filme é único, mas essa continuação não traz nada visualmente novo além de um Jeff Bridges digital, até os Reconhecedores perderam o charme, é tudo muito "planeta Terra do futuro" e não "o mundo de Tron dentro do cyber espaço". Valeu pela tentativa mas espero que desistam da ideia de um terceiro filme, a franquia tomou um caminho errado.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: tron legacy
ANO: 2010
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 127 min
DIRETOR: Joseph Kosinski
ELENCO: Jeff Bridges, Garrett Hedlund, Olivia Wilde
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 17 de dezembro

Blogger disse...

Eu estava com tanta expectativa, mas só ouço gente falando mal. É uma pena. Acho que o segredo da felicidade deve ser mesmo manter as expectativas o mais baixo possivel...

Luiz Fernando disse...

Eu entendo sua "mágoa" em relação ao visual do filme, ja ke vc é um "purista"..
Mas o filme e lindissimo,a casa do Flynn é uma misturra incrivel de estilos, as roupas sao incriveis e acredito ke as motos faziam curvas de 90 graus por falta de recursos no passado, mas nao vou entrar em detalhes pq nem lembro direito do filme de 82, talvez valesse a pena ver novamente.
.Embora a cena da boate seja um cliche sem fim, uma mistura de
David Bowie+Laranja Mecanica,ela so reflete a realidade; mesmo ke a premissa seja a criação de um novo mundo, não acredito ke os produtores criassem algo ke os espectadodres nao se identificassem.
Mas o mais divertido mesmo foi falar com pessoas ke nem eram nascidas em 82 e sequer imaginavam ke existia um primeiro filme.
HAHAHAHAHAHAHAHA