1.5.10

TOP 20 - OS MAIS IMPORTANTES FILMES DOS ANOS 1990

10ª POSIÇÃO - MATRIX
Redefiniu o cinema de ação no final da década, apresentou um novo efeito especial, uma nova mitologia e abusou de conceitos filosóficos se tornando tema de livros sobre o assunto. Surgiu sem aviso e pegou até o novo star wars de surpresa, acabou fazendo de 1999 o "ano de matrix". A fórmula foi copiada por muitos outros filmes nos dez anos seguintes até causar exaustão em todo mundo.

9ª POSIÇÃO - PÂNICO
Depois que Freddy e Jason tornaram o esquema do serial killer cansativo após tantos filmes o terror estava em baixa no inicio dos anos 1990. Mas o próprio criador de Freddy Krueger o trouxe de volta, o cara arrumou um parceiro e tanto chamado Kevin Williamson (o criador de Dawson's creek). Kevin deu profundidade aos personagens que, até então, nem sequer tinham uma história, eles só serviam para morrer durante o filme, um a um, poucos ganhavam sobrenomes. O filme quebrou todas as regras dos filmes de terror e criou algumas novas, tanto que a maioria dos sustos do filme vêm de momentos que, antigamente, seriam previsíveis, mas enquanto você espera o assassino dar uma de Jason ele aparece em outro lugar ou faz algo diferente! Outro tipo de filme que vêm gerando filhotes até hoje.

8ª POSIÇÃO - OS SUSPEITOS
Kevin Spacey e Brian Singer formaram uma dupla e tanto nesse filme, à primeira vista ele é um ótimo drama policial, sem novidades, com uma dose de mistério, numa trama narrada por Spacey de modo quase linear, até que o final surpresa revela um algo mais fazendo valer o roteiro. Um dos finais mais marcantes da história do cinema é apresentado de um modo que faz o seu queixo cair. Também garantiu a Stephen Baldwin, o Baldwin fracassado, um bom filme no currículo mas ninguém se lembra dele em cena, o filme é só de Spacey mesmo.

7ª POSIÇÃO - TRAINSPOTTING
Dinâmico, um pouco violento e cheio de cenas bizarras que o tornaram um filme cult nos isteites, uma misera indicação ao oscar e a travessia definitiva do nome de Ewan McGregor através do oceano. A abertura do filme é tão memorável quanto seu final, foi copiado em sua própria terra natal anos depois e ganhou até sátiras nos isteites. Vá até a linha do trem, se entupa de drogas e se concentre nas janelas de cada vagão no momento em que o trem passar velozmente, o jogo de luzes piscando vai mexer com a sua cabeça, isso é "trainspotting".

6ª POSIÇÃO - FILADÉLFIA
Não é a primeira vez que Hollywood fala de gays e de AIDS num filme, logo Filadélfia não é um marco histórico, mas , ao contrario de "meu querido companheiro" esse filme tem um elenco do primeiro escalão e foi lançado nos cinemas com sucesso. Também papou oscar e fez muita gente chorar, é um filme extremamente corajoso para sua época, trouxe uma certa maturidade ao cinema americano, seguido por outros filmes anos depois.

5ª POSIÇÃO - O SILÊNCIO DOS INOCENTES
Um dos poucos filmes a receber todos os cinco oscars tidos como "os principais" além de apresentar um novo vilão incrível que até hoje está presente em qualquer lista dos melhores vilões do cinema. Um filmão de suspense com toques policiais cuja trama, com um ar de mistério, agradou o público, embora os gays na época tenham se ofendido com o vilão transexual. Jodie Foster brilha ao lado de Anthony Hopkins que garante outro final marcante, a dupla nunca mais se encontrou tornando as sequências, e o prequel, que o filme ganhou um tanto quanto dispensáveis, a gente queria mesmo era ver os dois atores juntos de novo, Julianne Moore não convenceu.

4ª POSIÇÃO - LOS ANGELES CIDADE PROIBIDA
Quem poderia dizer que seria possível fazer um filme noir em plena década de 1990 com tudo que um noir tem direito? só faltou uma fotografia em preto e branco, o roteiro é um show à parte e Kim Basinger a femme fatale perfeita, unido o clima noir à industria cinematográfica dando a Hollywood um aspecto obscuro. Poderia ter ganho um bem merecido oscar se o Titanic de James Cameron não estivesse no páreo.

3ª POSIÇÃO - SEVEN
Outro filme policial de primeira, com uma ótima direção e um elenco interessante, já havia reparado em Brad Pitt antes? o vampiro daquele filme? acabou se mostrando muito mais que um rostinho bonito afinal. Seven se junta a "os suspeitos" e "beleza americana" para provar que os anos 1990 foi mesmo a década de Kevin Spacey chegar e nos meter algumas surpresas no final da sessão. Melhor filme policial ever.

2ª POSIÇÃO - O CLUBE DA LUTA
Gerou lá suas polêmicas dentro e fora das telas, lembra do maluco que atirou nas pessoas com uma metralhadora em São Paulo durante uma sessão do filme? e botaram a culpa no filme? sobrou até para matrix depois, ganhou o apelido de "filme proibido" entre a molecada que correu atrás dele, esteve em cartaz poucos anos antes de entrarmos na era do politicamente correto e por pouco não dá inicio a ela. Outro filme com final surpresa e com Pitt no elenco, se tornou um dos melhores lançamentos em dvd recebendo horas de extras e embalagens caprichadas. Agora é cult.


1ª POSIÇÃO - PULP FICTION
E quem foi que disse não se pode mexer na edição de um filme? por que é que ele precisa ter uma trama linear afinal? Quentin Tarantino contou uma mesma história , várias vezes, mas a cada momento pelo ponto de vista de um dos personagens, dividindo o filme em capítulos e mesmo assim garantindo um ''final novidade''. Clonado até a exaustão nos anos seguintes após mostrar um novo modo de se fazer um filme. Como se fosse um star wars cada personagem ganhou sua legião de fãs e cada cena , que só podiam sair da cabeça de Tarantino, se tornou amada pelo público que, curiosamente, não se lembra do filme como violento, mas sim como divertido, e ele de fato o é. Apesar do sucesso permanece sem sequências ou prequels, continua sendo um único filme e apenas Tarantino pode trazer uma parte 2 aos cinemas agora. Perfeito, melhor estar nas mãos do criador que nas mãos de um estúdio que só pensa em sequências lucrativas.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

sentiu falta de algum filme?

sorry, mas fazer um top 20 é bem exaustivo, nem quero pensar num top 50, por conta disso deixei alguns filmes legais de fora
:(

Anônimo disse...

De boa mesmo neh, David Fintcher & Brad 2 vezes aii, rs... Aée, eu gostei tah! ;p
Parabéns pelos posts, esse é o meu blog preferido, apesar de naum comentar muito, rs... (um Up' para o post dos Simpsons!

Ztav disse...

Nunca consegui assistir Pulp Fiction até o final. D= E olha que eu gosto de todos os outros filmes do Tarantino que já vi.

Anônimo disse...

INDISCUTIVELMENTE o filme mais importante de 1990 foi Uma Linda Mulher. FATO!